Inscreva-se já.

Certamente esta é a maior crise sanitária que a nossa geração enfrenta. Um guerra, cujas dimensões ainda não podemos prever, vem se somar a uma pandemia ainda não controlada e as interações entre ambas, certamente pressionará ainda mais o sistema de saúde e trará novos desafios aos já estressados profissionais de saúde. Neste exemplar falamos sobre medicamentos para tratamento da Covid, orientações sobre autoteste, efeitos climáticos como as “águas de março”, enchentes e transmissão de doenças, além de dois problemas que se agravam com este complexo cenário que enfrentamos: depressão e resistência microbiana.

Sem dúvida, cada vez mais o mundo necessita de profissionais de saúde preparados para atenuar e prevenir danos e este é o principal objetivo de nossos cursos e do material que divulgamos no site, TVCCIH, nossos cursos e neste boletim.

Esteja voltado para controlar os problemas da atualidade, pois sua carreira e a sociedade precisam de sua resposta positiva aos desafios que surgem.

Antonio Tadeu Fernandes

Aproveite nossos descontos e qualifique-se com os melhores professores!

Valores promocionais nos cursos de pós-graduação e cursos de capacitação, por tempo limitado!

Não perca essa grande oportunidade de se especializar e se destacar no mercado de trabalho!

https://www.ccih.med.br/conheca-nossa-promocao/ 

Confiram a programação da TV CCIH!

Nesta semana discutiremos os fundamentos de química aplicado aos desinfetantes, uso de EPIs, diálise e hemodiálise e prevenção e tratamento de feridas 

Assista nossa programação no nosso canal do YouTube de segunda a quarta aberta a todo público e na quinta-feira, via Meet google, exclusiva para nossos alunos e ex-alunos.

https://www.ccih.med.br/programacao-da-tv-ccih-de-07-a-10-de-marco-de-2022/

Anvisa aprova novos autotestes para Covid-19

Já são seis os autotestes autorizados no país

Anvisa aprovou nesta quarta-feira (2/3) dois novos autotestes de Covid-19. Para obter o registro, os produtos foram avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais exigidos aos autotestes.

https://www.ccih.med.br/anvisa-aprova-novos-autotestes-para-covid-19/

Anvisa autoriza uso emergencial de novo medicamento contra Covid-19

Medicamento tem indicação profilática para pacientes imunocomprometidos ou com contraindicações à vacina

Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou, na quinta-feira 24/2, a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, do medicamento Evusheld®️ (cilgavimabe + tixagevimabe). Esse é o sétimo medicamento autorizado no Brasil para tratamento da Covid-19.

https://www.ccih.med.br/anvisa-autoriza-uso-emergencial-de-novo-medicamento-contra-covid-19/

OPAS pede reforço na vigilância de doenças após enchentes em países das Américas

Objetivo é identificar e controlar rapidamente surtos de doenças com sério impacto na saúde pública

Em um alerta epidemiológico sobre “Eventos de saúde pública pós-enchentes no contexto da pandemia de COVID-19”, a OPAS observou que fortes chuvas já causaram graves enchentes na Colômbia, Brasil, Peru, Equador e República Dominicana e podem continuar até março devido ao fenômeno climático La Niña.

https://www.ccih.med.br/opas-pede-reforco-na-vigilancia-de-doencas-apos-enchentes-em-paises-das-americas/ 

Pandemia de COVID-19 desencadeia aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo

Impacto da pandemia na saúde mental

No primeiro ano da pandemia de COVID-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com um resumo científico divulgado na quarta-feira (02/03) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

https://www.ccih.med.br/pandemia-de-covid-19-desencadeia-aumento-de-25-na-prevalencia-de-ansiedade-e-depressao-em-todo-o-mundo/

Monitoramento de segurança das doses de reforço da vacina COVID-19 entre pessoas de 12 a 17 anos

Dados do CDC

Já se sabe que adultos com idade ≥18 anos relataram reações adversas com menos frequência após o recebimento de uma dose de reforço homóloga de Pfizer-BioNTech COVID-19 do que após a segunda dose primária, mas e os adolescentes?

https://www.ccih.med.br/monitoramento-de-seguranca-das-doses-de-reforco-da-vacina-covid-19-entre-pessoas-de-12-a-17-anos/ 

Positividade do teste de antígeno após isolamento de COVID-19

Dados do CDC

Os resultados positivos do teste rápido de antígeno após a infecção por SARS-CoV-2 foram associados à presença de vírus viável, mas o papel dos testes de antígeno na orientação de isolamento para pessoas com infecção por SARS-CoV-2 não é claro.

https://www.ccih.med.br/positividade-do-teste-de-antigeno-apos-isolamento-de-covid-19/

Transmissão da variante SARS-CoV-2 B.1.1.529 (Omicron) dentro das famílias

Dados do CDC

A variante SARS-CoV-2 B.1.1.529 (Ômicron) contribuiu para um aumento de infecções por SARS-CoV-2 nos Estados Unidos durante dezembro de 2021 a janeiro de 2022.

https://www.ccih.med.br/transmissao-da-variante-sars-cov-2-b-1-1-529-omicron-dentro-das-familias/

OMS atualiza suas diretrizes de tratamento para incluir o molnupiravir

Terapêutica da COVID-19

A OMS atualizou suas diretrizes de vida sobre a terapêutica da COVID-19 para incluir uma recomendação condicional sobre o molnupiravir, um novo medicamento antiviral. 

https://www.ccih.med.br/oms-atualiza-suas-diretrizes-de-tratamento-para-incluir-o-molnupiravir/

Líderes mundiais e especialistas pedem ações para proteger o meio ambiente da poluição antimicrobiana

A redução da poluição antimicrobiana é fundamental para combater os níveis crescentes de resistência aos medicamentos e proteger o meio ambiente

O Grupo de Líderes Globais sobre Resistência Antimicrobiana pediu hoje a todos os países que reduzam a quantidade de resíduos antimicrobianos que entram no meio ambiente. Isso inclui pesquisar e implementar medidas para descartar com segurança os resíduos antimicrobianos de alimentos, saúde humana e sistemas de saúde animal e instalações de fabricação.

https://www.ccih.med.br/lideres-mundiais-e-especialistas-pedem-acoes-para-proteger-o-meio-ambiente-da-poluicao-antimicrobiana/

Elaborado por Laura Czekster Antochevis

Contatos: [email protected]  ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104

Colaboradores:

Antonio Tadeu Fernandes

Luan Alves



Ficou interessado? Conheça nossos cursos MBA's e Express