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Qual a percepção da equipe de saúde sobre as orientações do banho pré-operatório dos pacientes com clorexidina?

Importância das orientações dadas aos pacientes sobre o banho pré-operatório

Qual a percepção da equipe de saúde sobre as orientações do banho pré-operatório dos pacientes com clorexidina?

A equipe de saúde reconhece que os pacientes têm diferentes técnicas de banho pré-operatório e que necessitam de mais educação sobre a limpeza da pele com gluconato de clorexidina.

 

Os hábitos higiênicos podem interferir na ocorrência de infecções?

As infecções de sítio cirúrgico (ISCs) são as principais complicações pós-operatórias e são responsáveis ​​por significativo aumento da taxa de morbidade e mortalidade hospitalar. Está bem estabelecido que a redução das infecções associadas à assistência à saúde (IRAS), incluindo ISCs, requer uma abordagem multimodal. Estudos mostram que até 80% dos patógenos vêm da própria colonização dos pacientes.

As evidências são controversas, no que diz respeito as estratégias pré-operatórias para redução do risco de patógenos responsáveis ​​por ISC, como a utilização de produtos de gluconato de clorexidina (CHG) ou o uso de antissépticos com capacidade antimicrobiana de amplo espectro. Uma possível razão para essa controvérsia é a falta de confiabilidade em seguir os protocolos para uso do CHG, especialmente quando o paciente é o responsável.

No pré-operatório, o seguimento não protocolar pelas equipes de saúde responsáveis pela educação dos pacientes frente as técnicas de banho e uso independente dos produtos de CHG, podem comprometer a eficácia do CHG.

Os hábitos de higiene pessoal são influenciados pela educação, cultura e recursos disponíveis na casa de cada paciente, sugerindo que pode haver variação entre esses fatores, que influenciam o uso do produto CHG. Além disso, cada produto de higienização da pele possuí diferentes tecnologias para realização do banho pré-operatório, mostrando a necessidade de protocolos específicos de uso para cada um, que nem sempre irão seguir os métodos tradicionais de banho, mudando a forma como precisamos educar os pacientes e seus familiares.

No pré-operatório, após os pacientes realizarem o banho com gluconato de clorexidina e que continuam a apresentar uma alta taxa de sujeira no local de preparação dos acessos venosos, a equipe de saúde solicita que os pacientes refaçam a limpeza, por meio de banho de aspersão ou panos umedecidos antes da inserção da linha intravenosa. Dependendo do momento em que isso ocorre, pode levar a atrasos na saída do paciente das enfermarias cirúrgicas. Portanto, é importante explorar quais são as barreiras e os facilitadores para adesão dos pacientes na realização correta do banho pré-operatório com uso do CHG.

 

Qual foi o objetivo do estudo?

Identificar as barreiras e os facilitadores do banho com produto à base de Gluconato de clorexidina (CHG).

 

Como os pesquisadores abordaram o tema?

Foi conduzido um estudo de melhoria de qualidade no Instituto Cleveland VA Medical Center (Cleveland VA). Foi realizado uma pesquisa preliminar conduzida por meio de questionários com os membros da equipe de saúde.

Quais foram os principais tópicos aobrdados nesta pequisa sobre o banho realizado pleo paciente?

Da amostra de 31 profissionais de saúdes, 17 responderam que prestam cuidados aos pacientes cirúrgicos.

Desses 17 entrevistados 6 são enfermeiros, 5 auxiliares de enfermagem, 4 residentes cirúrgicos e 2 estudantes de enfermagem, que reponderam sim, a pergunta de triagem “Você fornece algum tipo de cuidado, educação ou assistência a pacientes que necessitam de banho ou limpeza com CHG antes da cirurgia?”. Em seguida, os que responderam sim passaram a ser entrevistados.

A pergunta 2 perguntava: “Qual dos seguintes métodos de educação você usa para ensinar seus pacientes sobre o uso adequado dos produtos para limpeza com CHG?” (A. “demonstração de retorno” sobre uso, B. vídeo educacional, C. folheto).

Questão 3 “Se você usa a “demonstração de retorno” sobre o uso para educar seus pacientes, você se baseia em sua técnica de banho pessoal?”.

Questão 4 “No geral, você se sente confiante de que seus pacientes seguem suas instruções sobre o uso de CHG?”.

Questão 5 “Você pergunta aos pacientes sobre suas técnicas de banho em casa?”.

Questão 6 “Você assume que todo mundo limpa seu corpo todos os dias?”.

Questão 7 “Você pergunta aos pacientes quantas vezes eles tomam banho por dia e por semana em casa?”.

Questão 8 “Você assume que, quando fornece aos pacientes um produto de limpeza à base de CHG, eles sabem como usá-lo?”.

Em seguida, pedimos à equipe que terminasse esta frase “Em relação ao banho de CHG antes da cirurgia, devemos melhorar a educação do paciente sobre. . .”.

 

Quais foram os principais resultados dos questionários?

100% relataram o uso da estratégia de educação da “demonstração de retorno”.

Em resposta à questão 3, 11 (65%) dos profissionais de saúde responderam que sim, enquanto 6 (35%) profissionais de saúde disseram que não.

Em resposta à questão 4 “No geral, você se sente confiante de que seus pacientes seguem suas orientações sobre o uso de CHG” 7 profissionais de saúde (41%) responderam que sim e 10 (59%) disseram que não.

Quando perguntados se estão confiantes de que os pacientes seguem suas instruções sobre o uso de CHG, a maioria dos profissionais de saúde respondeu que não (n = 13, 76%) quando perguntados se questionam os pacientes sobre a técnica de banho que realizam em casa, apenas 4 (24%) disseram que sim.

Quando questionados, “Você assume que todo mundo limpa seu corpo todos os dias”, 81% (n = 14) responderam que sim, enquanto 19% (n = 3) disseram que não.

Em resposta à questão 7 “Você pergunta aos pacientes quantas vezes eles tomam banho por dia e por semana em casa”, todos os profissionais de saúde (N = 17) responderam que não.

Quando questionados, “Você assume que quando você fornece produtos à base de CHG aos pacientes, eles sabem como usá-los”, quase metade da equipe (n = 8, 47%) respondeu que eles assumem que os pacientes sabem como usar os produtos à base de CHG, enquanto 53% (n = 9) disseram que não.

 

Quais as limitações do estudo?

Trata-se de um estudo de único centro e com baixo número de participantes.

 

Que conclusões podemos chegar deste estudo?

A equipe de saúde reconhece que os pacientes têm diferentes técnicas de banho e que é necessária mais educação sobre o banho pré-operatório com CHG. A equipe relatou usar a “demonstração de retorno” como uma ferramenta educacional para treinar os pacientes em como usar os produtos de banho à base de CHG; no entanto, reconhecem que a utilização de ferramentas padronizadas para educação com relação ao banho com produto à base de CHG seja o mais adequado para eliminar a variação entre as equipes de saúde.

As descobertas preliminares dessa pesquisa serão utilizadas para desenvolver e testar ferramentas eletrônicas para apoiar a equipe de saúde na educação dos pacientes sobre a higienização pré-operatória adequada, incluindo o banho com CHG para garantir que todos os pacientes recebam as mesmas informações e cuidados necessários.

Fonte:

Knighton SC, Bingham J, Pope D, Zabarsky T, Donskey CJ. Health care staff perceptions of gaps and education needs for patient-led preoperative hygiene using chlorhexidine gluconate skin cleansing products. Am J Infect Control. 2022 Dec;50(12):1395-1397. doi: 10.1016/j.ajic.2022.08.031. Epub 2022 Sep 27. PMID: 36179909.

Link:

10.1016/j.ajic.2022.08.031

Sinopse por:

Thalita Gomes do Carmo

E-mail: [email protected]

Instagram: https://www.instagram.com/profa.thalita_carmo/

Linkedin: www.linkedin.com/in/thalitagomesdocarmo/

Links relacionados:

Important Issues in the Approach to Surgical Site Infection Prevention. Global guidelines for the prevention of surgical site infection (World Health Organization, 2018) – https://www.who.int/publications/i/item/global-guidelines-for-the-prevention-of-surgical-site-infection-2nd-ed

TAGs / palavras chave:

gluconato de clorexidina, banho pré-operatórios, educação, ferramentas eletrônicas, tecnologias para realização do banho pré-operatório, demonstração de retorno.

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