fbpx


CCIH Cursos: há 20 anos disseminando sabedoria

Dias
Horas
Minutos
EM CONTAGEM REGRESSIVA PARA A JORNADA DE SEGURANÇA DO PACIENTE. INSCREVA-SE GRATUITAMENTE!
logo-ccih-famesp-496-x-866-px-1

CDC atualiza as recomendações sobre vírus respiratórios em ambientes comunitários

O CDC divulgou recomendações atualizadas sobre a prevenção de infecções por vírus respiratórios, incluindo o COVID-19, em ambientes comunitários. A nova orientação traz uma abordagem unificada para abordar os riscos de uma série de doenças virais respiratórias comuns, como:

  • COVID-19, 
  • gripe e
  • VSR.

Estes vírus podem causar impactos significativos na saúde e pressão sobre os hospitais e os profissionais de saúde. 

Como parte da orientação, o CDC fornece recomendações ativas sobre as principais etapas e estratégias de prevenção:

 

  • Manter-se atualizado com a vacinação para proteger as pessoas contra doenças graves, hospitalização e morte. Isso inclui gripe, COVID-19 e VSR, se elegível.
  • Praticar uma boa higiene cobrindo tosses e espirros, lavando ou higienizando as mãos com frequência e limpando superfícies tocadas com frequência.
  • Tomar medidas para obter um ar mais limpo, como trazer mais ar externo fresco, purificar o ar interno ou reunir-se ao ar livre.

Quando as pessoas adoecem com um vírus respiratório, as orientações atualizadas recomendam que fiquem em casa e longe de outras pessoas. Para pessoas com COVID-19 e gripe, o tratamento está disponível e pode diminuir os sintomas e o risco de doença grave. As recomendações sugerem o retorno às atividades normais quando, por pelo menos 24 horas, os sintomas estiverem melhorando em geral e, se houver febre, ela terá passado sem o uso de medicamento para baixar a febre.

 

Assim que as pessoas retomem as atividades normais, são incentivadas a adotar estratégias de prevenção adicionais durante os próximos 5 dias para conter a propagação da doença, tais como tomar mais medidas para um ar mais limpo, melhorar as práticas de higiene, usar uma máscara bem ajustada, manter distância dos outros, e/ou fazer o teste de vírus respiratórios.

Precauções reforçadas são especialmente importantes para proteger as pessoas em maior risco de doenças graves, incluindo pessoas com mais de 65 anos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido

A orientação atualizada do CDC reflete como as circunstâncias em torno da COVID-19, em particular, mudaram. Embora continue a ser uma ameaça, hoje é muito menos provável que cause doenças graves devido à imunidade generalizada e às ferramentas melhoradas para prevenir e tratar a doença. 

>> É importante ressaltar que os estados e países que já ajustaram os tempos de isolamento recomendados não observaram aumento de hospitalizações ou mortes relacionadas à COVID-19.

 

Embora todos os vírus respiratórios não atuem da mesma forma, a adoção de uma abordagem unificada para limitar a propagação de doenças torna as recomendações mais fáceis de seguir e, portanto, mais propensas a serem adotadas, sem depender de indivíduos para testar a doença, uma prática que os dados indicam ser desigual.

  

A orientação atualizada também inclui seções específicas com considerações adicionais para pessoas que correm maior risco de doenças graves causadas por vírus respiratórios, incluindo pessoas imunocomprometidas, pessoas com deficiência, pessoas que estão ou estiveram grávidas recentemente, crianças pequenas e idosos. Não há alterações nas orientações sobre vírus respiratórios para ambientes de saúde.

Os vírus respiratórios continuam a ser uma ameaça à saúde pública!

Fonte: https://www.cdc.gov/media/releases/2024/p0301-respiratory-virus.html

https://www.cdc.gov/respiratory-viruses/guidance/respiratory-virus-guidance.html

Sintetizado por Laura Czekster Antochevis

https://www.linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104/

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress
×