Promoção Juho Azul Celeste - Inscrição por apenas R$ 50,00 e mensalidades por apenas R$ 250,00

Objetivo: Analisar o impacto das ações de controle de infecção hospitalar na qualidade dos serviços de saúde.

Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, em que foram selecionados artigos publicados entre os anos de 2015 a 2019, que abordavam o tema “controle de Infecção e qualidade nos serviços hospitalares”. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados PubMed, BVS, Scielo e Google Acadêmico. As buscas foram realizadas por meio dos descritores “infecção hospitalar”, “gestão da qualidade” e “gestão em saúde”.

Resultado: Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, assim como a leitura de títulos e resumos, a amostra para elaboração deste estudo compôs-se de 20 artigos. Considerando o cenário envolvendo a temática, foram formulados os seguintes questionamentos de pesquisa: Qual o impacto das ações de controle das infeções hospitalares na qualidade dos serviços de saúde? Qual a interferência das IRAS nos custos hospitalares? As ações de controle das infeções relacionadas à assistência em saúde devem ser vistas como atividades exclusivas do setor da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)?

Conclusão: Após as análises realizadas,  observou-se que as ações de controle de infecção hospitalar são vistas como determinantes no processo de qualidade e eficiência da assistência em saúde. Através do presente estudo científico evidenciou-se que o controle de infecção hospitalar também reduz os custos das instituições e sua eficiência é interdependente do envolvimento de todos os atores multiprofissionais constituintes da equipe de saúde. É recomendável portanto, que as instituições hospitalares avaliem suas práticas de controle de infeção relacionada à assistência em saúde objetivando na melhoria da qualidade da assistência prestada.

Download (PDF, 623KB)

Autoras: Alice de Jesus Araujo Fraga, Aline Silva Santos Ludwig, Bernadete Vieira da Silva Sousa e Geórgia Maria Izidório Agostinho



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.