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O farmacêutico como líder na farmácia hospitalar: um desafio e uma grande oportunidade

Liderança em farmácia hospitalar

O farmacêutico como líder na farmácia hospitalar: um desafio e uma grande oportunidade

 

Fernando Italiani

O farmacêutico na área hospitalar é um profissional muito importante para muitos processos-chaves e, uma das maneiras de se destacar profissionalmente, é sua habilidade em melhorar os resultados de sua área, através da produtividade, motivação e desenvolvimento de pessoas.

Desenvolvendo líderes desde 2010, criei o conceito de LIDERANÇA DE CONEXÃO, pois acredito que um verdadeiro líder conquista sua equipe não somente com uma boa oratória ou muito conhecimento da área, mas com a CONEXÃO VERDADEIRA E LEGÍTIMA com cada pessoa, considerando sua individualidade, necessidades, limitações e perspectivas.

O conceito de LÍDERANÇA DE CONEXÃO tem como base 4 pilares fundamentais:

 

1) SE IMPORTA VERDADEIRAMENTE COM AS PESSOAS

Em uma época em que as pessoas só enxergam a si mesmas, um líder de conexão que se importa verdadeiramente pelo ser humano , faz toda a diferença para conquistar a equipe. Este perfil se reflete nas seguintes atitudes:

  • Percebe quando o funcionário não está bem e se coloca a disposição.
  • A cobrança acontece nos processos e não leva para o lado pessoal. Por exemplo; é diferente quando o líder diz: “vocês são lerdos!” da frase: “precisamos cumprir prazos”.
  • Faz o funcionário se sentir capaz, mostrando a ele, através de exemplos verdadeiros, as suas conquistas e o quanto ele contribui para a equipe.
  • Avalia o funcionário de forma profissional, não deixando que preconceitos ou paradigmas interfiram no julgamento, já que muitas vezes (infelizmente) prevalecemos alguém mais parecido conosco.
  • Cria um ambiente positivo onde todos se sentem aptos a dar sua opinião.
  • Não faz cobrança excessiva quando sabe que o funcionário possui um problema pessoal grave.
  • Ouve atentamente toda a equipe, sem julgamentos ou avaliações prévias.

 

2) ASSUME VERDADEIRAMENTE A RESPONSABILIDADE PELO SUCESSO OU FRACASSO DO NEGÓCIO

Todos já ouviram a frase “se tudo der certo, o mérito é do líder,mas se não atingimos os objetivos, a culpa é da equipe”. Parece brincadeira, mas esta situação não é difícil de encontrar. Os líderes precisam se conectar com a equipe e assumir verdadeiramente a responsabilidade pelos resultados.

Os líderes com responsabilidade também possuem as seguintes características:

  • Desenvolve pessoalmente sua equipe e não somente terceiriza o treinamento para outras pessoas e/ou empresas;
  • Entende que todas as respostas e soluções se encontram nos funcionários ou nos clientes, ou seja, sabe ouvir e age de acordo com as necessidades encontradas.

 

3) BUSCA SOLUÇÕES OBJETIVAS E PRÁTICAS PARA AJUDAR O “OUTRO” A OBTER MELHORES RESULTADOS

A palavra SINERGIA remete à um significado mais amplo na condução da liderança. Significa que o líder deve sempre buscar solucionar e ajudar a encontrar soluções viáveis e práticas para que sua equipe consiga atingir os resultados esperados e ao mesmo tempo ela deve se sentir engajada, preparada e motivada.

Acolhimento não significa “pegar na mão”, mas, através de uma excelente comunicação e orientação, levar a equipe a patamares ainda maiores, pois a maior parte do tempo as pessoas sabem O QUE fazer mas são cobradas pelo COMO FAZER !!!!

Neste ponto, muitas vezes pecamos e não delegamos, mas “deLARGAMOS”, ou seja; entregamos a atividade sem a adequada orientação e acompanhamento.

 

4) DESENVOLVE PERSPECTIVAS POSITIVAS REAIS EM TODOS OS ENVOLVIDOS

É bem simples…qual a base da motivação?? É a perspectiva positiva!!. Todos os dias você acorda com alguma perspectiva positiva; seja de crescer na carreira, melhorar seu nível social, fazer a diferença na vida de outras pessoas; enfim; de ser e estar melhor a cada dia.

O líder precisa ter conhecimento e visão suficientes para estimular sua equipe com perspectivas positivas REAIS (pois muitos líderes incompetentes mentem ou mudam a realidade para criar uma falsa perspectiva) para gerar as seguintes percepções nos liderados.

 

Um líder de conexão deve desenvolver pelo menos 1(um) destes sentimentos nas pessoas que dirige, pois do contrário haverá uma série de problemas, a começar pelas fofocas, tão presente em ambientes com líderes despreparados e em empresas com péssima comunicação interna.

A liderança fará o farmacêutico não somente crescer profissionalmente mas exercita a todo momento a autorreflexão e a humildade, fatores importantes para a evolução pessoal.

 

Lembre-se sempre:

A EQUIPE É REFLEXO DA COMUNICAÇÃO E DAS ATITUDES DA LIDERANÇA E VOCÊ PRECISA REPRESENTAR A REFERÊNCIA, O EXEMPLO QUE DEVE SER SEGUIDO

 

Autor:

Professor Fernando Italiani

https://www.instagram.com/fernandoitaliani/

[email protected]

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