O presente estudo consiste na elaboração de uma proposta para o desenvolvimento um Protocolo Organizacional destinado ao Reprocessamento de Produtos Médicos na Central de Material e Esterilização – CME, voltado a atender as necessidades da Santa Casa de Misericórdia – Hospital São Francisco e São Vicente do município de Esplanada – BA.

O interesse em desenvolver este estudo vem da inquietação sobre as rotinas desenvolvidas e da necessidade de adequar e centralizar a CME do Hospital supracitado. O estudo visa elaborar um Procedimento Operacional Padrão – POP, que garanta o desempenho e a segurança do trabalho, sistematizando e normatizando as ações, validando seus artigos, em nível central. Esta intervenção minimiza a ocorrência de desvios na execução de tarefas fundamentais para a qualidade do processo, independente de quem as faça.

Trata-se de um projeto de intervenção desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico, descritivo e de natureza qualitativa, onde se procedeu à seleção do material, segundo a pertinência do tema em estudo, e sua articulação com os objetivos dos mesmos. A relevância desde estudo está associada à perspectiva de melhorar a qualidade da assistência prestada aos usuários e à coletividade, possibilitando um adequado suporte às atividades dos profissionais, para uma assistência adequada e integral.

Os resultados do trabalho trazem como expectativa a contribuição para a reorganização do serviço de reprocessamento de produtos médicos, estabelecimento dos fluxos, para agilizar e qualificar a assistência, conferir direcionalidade, atualidade e adequação às ações cotidianas da CME.

Autora: Thâmara Micaella Campos Lima Jacó

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.