fbpx


CCIH Cursos: há 20 anos disseminando sabedoria

logo-ccih-famesp-496-x-866-px-1

Procedimentos Operacionais Padrão (POP) em Centro de Material e Esterilização (CME)

Procedimentos Operacionais Padrão (POP) em Centro de Material e Esterilização (CME)

A Central de Material e Esterilização (CME) deve implementar e manter atualizados os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), para garantir a segurança e eficácia dos processos de esterilização. Receberemos o Prof. Rafael Queiroz para uma conversa sobre como desenvolver essas rotinas em sua CME, desde a elaboração, validação e atualização dos documentos até a capacitação da equipe e monitoramento das práticas. Participe conosco e aprimore seu entendimento sobre as práticas essenciais que sustentam a excelência na Central de Materiais e Esterilização. A moderação será feita por Beatriz Grion, Filipe Prohaska e Tadeu Fernandes.

Principais tópicos abordados:

05:00 importância de um procedimento operacional padrão (POP)

10:00 conceitos básicos

16:25 Conceito de POP

18:20 princípios do POP

21:00 elaboração do POP

35:00 Lay out de um POP

36:30 incorporação das instruções do fabricante do produto para saúde (PPS)

41:25 recomendações específicas de PPS mais complexos

43:00 fragilidade e potencialidade do POP

58:20 esterilização em ambulatórios, clínicas e consultórios quem é o responsável pela esterilização, e quem deverá esterilizar?

1:11:10 é possível elaborar bundles numa CME? e qual a importância de pesquisas qualitativas na área?

1:25:00 POP pode engessar um trabalho, desmotivando funcionários mais criativos?

1:30:40 como os POPs podem ser disponibilizados para a equipe?

1:32:50 quais documentos são essenciais para elaboração de um POP?

1:35:20 como realizar um POP para limpeza e desinfecção de transdutores de ultra som?

 

Saiba mais sobre o tema:

Elaboração do POP: A criação de um POP eficaz requer uma abordagem sistemática e detalhada, seguindo estes passos:

Identificação das Necessidades: Avalie quais procedimentos precisam ser padronizados, com base em análises de riscos, feedback de profissionais, incidentes anteriores e diretrizes de controle de infecção.

Formação de uma Equipe Multidisciplinar: Reúna um grupo de trabalho composto por profissionais com conhecimento técnico relevante, incluindo especialistas em controle de infecções, enfermeiros do centro de material e esterilização, técnicos de esterilização e representantes da qualidade.

Definição de Escopo e Objetivos: Estabeleça claramente o propósito do POP, os procedimentos que serão cobertos e os objetivos específicos que se pretende alcançar.

Desenvolvimento do Conteúdo: Escreva o POP detalhando cada etapa do procedimento, incluindo materiais necessários, instruções passo a passo, pontos críticos para controle, medidas de segurança e critérios de qualidade. Utilize uma linguagem clara e objetiva.

Revisão e Validação: Submeta o POP a uma revisão por pares dentro do grupo de trabalho e, se possível, por um especialista externo para assegurar sua precisão técnica e aplicabilidade prática.

Treinamento e Implementação: Treine os profissionais envolvidos nos procedimentos descritos no POP, utilizando-o como material didático. Implemente o POP e monitore sua adesão.

Avaliação e Atualização: Estabeleça um processo de revisão periódica do POP para incorporar melhorias contínuas, mudanças nas práticas de controle de infecções e atualizações nas diretrizes regulatórias.

Criar e manter POPs eficazes no centro de material e esterilização é um elemento essencial na manutenção de altos padrões de cuidados de saúde, contribuindo significativamente para a segurança do paciente e a eficiência operacional do hospital.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress
×