A infecção hospitalar (IH) constitui um dos grandes problemas enfrentados pelos profissionais de saúde e pacientes, sendo que as urinárias figuram entre as de maior incidência. O objetivo deste trabalho é descrever e discutir a utilização de barreiras de prevenção que auxiliem os profissionais no controle dos riscos de infecção durante a inserção e manipulação do cateter vesical de demora, na utilização do Bundle (PACOTE DE MEDIDAS) de prevenção de Infecção do Trato Urinário (ITU) relacionado a sonda vesical de demora.

A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, em pesquisa nas bases de dados Lilacs, BDENF e Pubmed entre 2003 até 2015. Os resultados totalizaram 19 publicações (E01-E19) com título, autor, periódico, pais, ano, apêndice com objetivo e conclusão dos estudos. Na discussão ficou evidente que o cateter tem importante função na patogênese da Infecção do trato urinário (ITU); 80% das infecções do ITU devido à sonda vesical; Bundle é um pacote intervenções dirigidas aos pacientes com sonda vesical de demora que resulta em melhor resultado, cujo processo é composto de dois momentos: check list para passagem do CVD e auditoria de processo diário durante a manutenção do CVD.

Concluiu-se que a utilização do Bundle de ITU é uma forma comprovada e eficiente de prevenção, portanto é fundamental que a instituição hospitalar amplie, difunda, treine e monitore o uso de protocolos relacionados à sondagem vesical. Considera-se relevante mencionar que esta pesquisa pode contribuir para o ensino, prática e pesquisas neste campo, propiciando maior autonomia aos enfermeiros.

 

Autor: Anderson Camacho Silva

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.