Orientações específicas para as aulas de 13 a 15 de março
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Prezados alunos, não podemos ser displicentes e nem espalhar pânico com medidas desnecessárias dadas a realidade epidemiológica desta pandemia do novo coronavírus. A realidade pode ser facilmente acessada nos informativos da OMS e do Ministério da Saúde, que são diariamente atualizados e podem ser acessados a partir do nosso site.
Link: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/
Resumidamente, observamos o seguinte. Na China, que foi o epicentro e origem dessa pandemia, foram notificados até o dia 11/03 um total de 80.955 casos e no dia 10/03, 31 casos novos. Este número chegou a 3.893 casos novos no dia 05/02. Então, a transmissão está sendo controlada efetivamente. A população da China, segundo dados oficiais, é de 1 bilhão e 379 milhões de pessoas, o que dá uma taxa de ataque de 0,0059% até o momento, no qual aparentemente a transmissão reduziu mais de mil vezes em relação ao pico. O problema é que esta doença se tornou uma pandemia e atualmente, o país com mais casos diários é a Itália, com o qual temos um grande intercâmbio, e foram confirmados 977 casos novos no último dia, seguida pelo Irã com 881 casos. No Brasil temos um total de 52 casos confirmados e foi constatada a transmissão local apenas em São Paulo, Brasília e na Bahia.
Estes dados pedem que tenhamos cautela e vocês sabem que prevenção de transmissão de doenças é o principal foco do nosso curso, que mais do que nunca se torna essencial para a segurança da própria humanidade. Pelo ocorrido na China, a transmissão desta doença pode ser reduzida, mas não negligenciada, é o que se espera que ocorra com a Itália e o Irã. Assim, não cogitamos suspender nossas atividades, apenas utilizar como recursos adicionais as plataformas digitais, que já foram criadas há mais de 10 anos, para gravação de aulas e mais recentemente pela transmissão on-line de debates científicos no programa superação.
Com base nessa racionalidade decidimos dar as seguintes orientações adicionais para nossos alunos dos cursos de CCIH e CME:
- Alunos que tiverem quaisquer sintomas que possam estar vinculados com os apresentados nas definições oficiais de caso (pessoa que apresente febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia), não devem frequentar as aulas, independente de histórico de viagens. Esta recomendação também é válida para alunos que familiares ou contatos íntimos apresentem os mesmos sintomas e não tenha sido excluído o diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus.
- Alunos que ficarem de plantão, mesmo à distância na sua instituição de origem para organizarem as ações contra esta pandemia também poderão utilizar este esquema de reposição, desde que informem a coordenação do curso. Outros casos também poderão ser encaminhados à coordenação para análise individualizada.
- Nos locais onde as autoridades suspenderem aglomerações de pessoas, as aulas presenciais estarão automaticamente suspensas.
- Já temos disponíveis as aulas gravadas para reposição on-line. Estamos providenciando melhoramentos em nossa plataforma. Também vamos fazer um cronograma para as discussões com os professores destas aulas, sendo necessário que previamente os alunos assistam as aulas indicadas.
- Nesta reposição excepcionalmente os alunos não precisarão enviar um resumo do aprendizado, basta comunicar a coordenação do curso, pois o sistema registra essa atividade. Além disso, deverão participar ou assistir posteriormente a discussão das dúvidas com o professor da aula em programa SuperAção especial.
- Nossa equipe fica à disposição para esclarecimentos adicionais e orientações que forem necessárias.
CONTATOS:
Maria Olivia: (11) 94246-6244
Antonio Tadeu: (11) 94445-1950
Vanessa: (83) 9891-0185
Ficou interessado? Conheça nossos cursos MBA's e Express