OPAS lança nova plataforma colaborativa para impulsionar a produção regional de vacinas contra a COVID-19
“Esta semana, a OPAS lançará uma plataforma para impulsionar os esforços regionais de fabricação de vacinas, começando com a primeira de uma série de reuniões para promover uma maior coordenação entre os países e recrutar parceiros dos setores público e privado para transformar essa ideia em realidade”, disse diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne na coletiva de imprensa semanal da OPAS.
Etienne ressaltou que “a produção limitada e a distribuição desigual de vacinas” comprometem a resposta à pandemia da região e “colocam a saúde pública em risco muito alto”. A dependência das importações torna a América Latina e o Caribe mais vulneráveis. “Nossa região importa 10 vezes mais produtos farmacêuticos do que produzimos.”
A OPAS está trabalhando com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros para trazer a tecnologia de vacina de mRNA altamente eficaz para a região. Até o momento, mais de 30 empresas e instituições públicas e privadas expressaram o desejo de participar da transferência de tecnologia e a OPAS está no “processo de identificação das propostas mais promissoras”, disse Etienne.
Sinopse por Laura Czekster Anthochevis
Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104
Ficou interessado? Conheça nossos cursos MBA's e Express