fbpx


CCIH Cursos: há MAIS DE 20 anos disseminando sabedoria

logo-ccih-famesp-496-x-866-px-1

OMS relata uso excessivo generalizado de antibióticos em pacientes hospitalizados com COVID-19 

Novas evidências da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram o uso excessivo de antibióticos durante a pandemia de COVID-19 em todo o mundo, o que pode ter exacerbado a propagação “silenciosa” da resistência antimicrobiana (RAM). 

Embora apenas 8% dos pacientes hospitalizados com COVID-19 tivessem co-infecções bacterianas que necessitavam de antibióticos, três em cada quatro ou cerca de 75% dos pacientes foram tratados com antibióticos “apenas no caso” de ajudarem.  

O uso de antibióticos variou entre 33% para pacientes na região do Pacífico Ocidental e 83% no Mediterrâneo Oriental e nas regiões africanas. Entre 2020 e 2022, as prescrições diminuíram ao longo do tempo na Europa e nas Américas, enquanto aumentaram em África. 

A maior taxa de uso de antibióticos foi observada entre pacientes com COVID-19 grave ou crítica, com uma média global de 81%. Nos casos ligeiros ou moderados, houve uma variação considerável entre regiões, com a utilização mais elevada na Região Africana (79%). 

No geral, o uso de antibióticos não melhorou os resultados clínicos dos pacientes com COVID-19, em vez disso, pode causar danos às pessoas sem infecção bacteriana, em comparação com aquelas que não recebem antibióticos. Isto sublinha a necessidade urgente de melhorar o uso racional de antibióticos para minimizar consequências negativas desnecessárias para os pacientes e para as populações. 

Uma síntese e avaliação sistemática de evidências complementará este trabalho para informar as futuras recomendações da OMS sobre o uso de antibióticos em pacientes com COVID-19, como parte das diretrizes para o manejo clínico da COVID-19. 

Estas descobertas baseiam-se em dados da Plataforma Clínica Global da OMS para a COVID-19, um repositório de dados clínicos anonimizados e padronizados a nível individual de pacientes hospitalizados com COVID-19. Os dados foram recolhidos de cerca de 450 000 pacientes internados em hospitais devido à COVID-19 em 65 países durante um período de 3 anos, entre Janeiro de 2020 e Março de 2023. As conclusões foram apresentadas num poster científico da OMS compartilhado no Congresso Global ESCMID. 


Artigo traduzido  
Fonte:
https://www.who.int/news/item/26-04-2024-who-reports-widespread-overuse-of-antibiotics-in-patients–hospitalized-with-covid-19 

Sinopse por: Laura Czeksterhttps://www.linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104/

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress
×