fbpx


CCIH Cursos: há 20 anos disseminando sabedoria

logo-ccih-famesp-496-x-866-px-1

OMS lança painel de visualização de dados sobre resistência e uso de antimicrobianos

O Sistema Global de Vigilância da Resistência e Uso de Antimicrobianos (em inglês, Global Antimicrobial Resistance and Use Surveillance Systems – GLASS) incorpora dados nacionais oficiais sobre resistência e uso dos antimicrobianos na saúde humana. Desde 2016, o GLASS expandiu-se em âmbito e cobertura e compreende vários módulos, tais como vigilância de rotina da resistência aos antimicrobianos (RAM) em agentes patogênicos bacterianos e fúngicos comuns, inquéritos periódicos representativos a nível nacional para estimar a RAM e a sua mortalidade atribuível, e vigilância do uso de antimicrobianos (UAM) na comunidade e ambientes de cuidados de saúde.

Um conjunto abrangente de dados de AMR e UAM até 2021 está atualmente disponível no painel GLASS. O painel permite resumos em nível global, regional, em países, territórios e áreas (PTAs), dos dados GLASS de 2016-2021 e taxas de RAM em 2020 ou 2021.

O painel atual do GLASS AMC mostra dados para o período 2016 – 2021, reportados à OMS até o final de 2022. Até então, 79 países, territórios e áreas haviam se inscrito no GLASS-AMC, e 61 deles relataram dados para 2021 (n=55) ou qualquer outro ano desde 2016. Em 2021, 67% dos PTAs (n=34) atingiram ou excederam a meta da OMS de pelo menos 60% do consumo nacional de antibióticos Access, e 25% (n=13) excederam 80%.

 

E você lembra o que é a classificação AWaRe da OMS?

Essa lista de antibióticos foi desenvolvida em 2017 pelo Comitê de Especialistas em Seleção e Uso de Medicamentos Essenciais da OMS como uma ferramenta para apoiar os esforços de administração de antibióticos em níveis local, nacional e global. Os antibióticos são classificados em três grupos: Acesso (Access), Observação (Watch) e Reserva (Reserve), tendo em conta o impacto dos diferentes antibióticos e classes de antibióticos na resistência antimicrobiana, para enfatizar a importância da sua utilização adequada. A atualização de 2021 da classificação AWaRe inclui 78 antibióticos adicionais não classificados anteriormente, elevando o total para 258.

 

Indicadores de Resistência e uso de antimicrobianos

No que diz respeito aos indicadores de RAM monitorizados no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, as estimativas de RAM foram mais baixas nos PTAs onde o número de infecções bacterianas confirmadas (IBCs) com teste de suscetibilidade por milhão de habitantes estava acima do percentil 75, que é sugestivo de maior cobertura de vigilância. Por exemplo, a resistência média às cefalosporinas de terceira geração em IBCs de Escherichia coli na corrente sanguínea foi de 41,8% quando se consideram todos os PTAs, mas 10,6% quando se consideram apenas PTAs onde o número de IBCs de E. coli com resultados de testes para este grupo antimicrobiano por milhão de população foi acima do percentil 75. Da mesma forma, a resistência mediana à meticilina em IBSc de corrente sanguínea de Staphylococcus aureus foi de 34,7% quando considerados todos os PTAs e 6,8% quando considerados PTAs acima do percentil 75.

O número de países que registam e comunicam dados sobre a utilização de antimicrobianos ao GLASS tem aumentado ao longo dos anos, e a OMS esforça-se por trabalhar com os países para expandir ainda mais.

 

Fontes: https://www.who.int/news/item/13-02-2024-information-note—glass-data-visualization-dashboard

https://worldhealthorg.shinyapps.io/glass-dashboard/_w_3c8e3481/#!/amr

https://www.who.int/publications/i/item/2021-aware-classification

https://www.who.int/publications/i/item/9789240062382

 

Traduzido e editado por: 

Laura Czekster Antochevis

[email protected]

https://www.linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104/

 

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress
×