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Este quinto volume sobre as competências essenciais do controle de infecção, desenvolvido pela OMS está focado em estratégias educacionais voltadas à mudanças de atitudes e culturas para aprimorar a prevenção e controle de infecçãos.

Área: educação 

C14. Educação e treinamento para IPC 

Resumo da competência:

  • Desenvolver recursos de educação e treinamento em IPC com base nos tópicos prioritários identificados pelas diretrizes da WHO sobre os componentes essenciais dos programas de IPC nos níveis nacional e de unidades de saúde (ver o componente essencial três (Core Component 3), em particular).

Desenvolver estratégias e planos de pré e pós-graduação e treinamento em serviço de IPC em nível nacional, local e das instituições, conforme apropriado, incluindo estratégias e ferramentas para avaliação da eficácia dos programas de treinamento.

  • Implementar treinamentos para os diferentes níveis de estagiários ou profissionais de saúde, bem como para pacientes e suas famílias e visitantes, usando princípios de aprendizagem de adultos e diferentes métodos educacionais

Demonstrar conhecimento atualizado e baseado em evidência sobre:

  • Princípios gerais
  • Princípios e métodos de educação e aprendizagem de adultos, incluindo estratégias participativas baseadas em equipes e tarefas, incluindo treinamento no leito e simulação realística.
  • Princípios do design instrucional (por exemplo, programas educacionais/planejamento de aulas, análise das necessidades de aprendizagem, estratégias de ensino, avaliação da aprendizagem).
  • Funções e processos relacionados a coaching, mentoring, consultoria e preceptoria.
  • O papel da educação na tradução de evidências em práticas e na promoção de mudanças comportamentais.
  • Meios de identificação das necessidades de treinamento e avaliação da transferência de conhecimento.
  • O papel do treinamento e da educação nas estratégias multimodais de IPC.
  • Domínios/tópicos prioritários de IPC a serem incluídos em programas de treinamento e educação de acordo com o público-alvo e contexto.
  • Melhores recursos/ferramentas de informática disponíveis para apoiar a entrega eficaz de treinamento de IPC.
  • Métodos para avaliar a eficácia e o impacto dos programas de treinamento.

Demonstrar capacidade de realizar ou contribuir com o sucesso de:

  • Política e programas
  • Desenvolver ou adaptar programas de treinamento de IPC, incluindo pré e pós-graduação e treinamento em serviço, dependendo das necessidades locais, com currículos para todos os públicos-alvo relevantes, incluindo pelo menos (mas não limitado a) todos os profissionais de saúde envolvidos na prestação de serviços e atendimento ao paciente, pessoal que apoia a prestação de serviços de saúde (por exemplo, limpeza) e profissionais de IPC.
  • Elaborar uma estratégia abrangente para fornecer educação em IPC apropriada a pacientes, familiares, visitantes e outras pessoas incluídas na rede de prestação de cuidados.
  • Liderança e implementação
  • Identificar as diferentes necessidades dos alunos; desenvolver objetivos que se alinham com os resultados de aprendizagem pretendidos para atender às necessidades identificadas e aos objetivos organizacionais.
  • Implementar efetivamente atividades de treinamento planejadas em uma abordagem flexível e criativa para atender às necessidades do aluno e aos objetivos planejados em uma variedade de contextos de aprendizagem (por exemplo, grupo ou indivíduo, sala de aula ou unidade, online) usando métodos diferentes (por exemplo, equipe participativa e tarefa com base em abordagens e treinamento no leito e simulação realística).
  • Apoiar a educação continuada, inclusive para orientação de profissionais de saúde/novas contratações.
  • Ministrar cursos rápidos de atualização de treinamento em caso de mudança de políticas e/ou em situações especiais, como durante o atendimento a surtos e emergências.
  • Colaborar com outros departamentos e partes interessadas para coordenar e fornecer treinamento de IPC e mensagens de promoção (e sinalização).
  • Usar habilidades de facilitação e orientação para promover a aprendizagem, resolução de problemas e mudança comportamental.
  • Comunicações e marketing
  • Desenvolver lembretes no local de trabalho associados ao treinamento e comunicações de IPC com mensagens-chave para defender o apoio às atividades educacionais.
  • Monitoramento
  • Avaliar a implementação das recomendações e requisitos mínimos da WHO para o treinamento e educação de IPC em nível nacional e/ou local (de preferência usando ferramentas padronizadas da WHO).
  • Avaliar a eficácia dos processos de ensino e resultados de aprendizagem e usar os resultados para planejar módulos de educação novos ou revisados ​​para melhorar o conhecimento, as habilidades e a competência da força de trabalho.
  • Fazer relatório eficaz sobre a educação fornecida, incluindo resultados e recomendações relevantes para acompanhamento; descrever as etapas para atualizar os recursos de treinamento e fornecer educação e treinamento contínuos em curto, médio e longo prazo.
  • Autorreflexão e uso de métodos para avaliar pontos fortes e limitações como educador, e desenvolver estratégias para fortalecer os próprios conhecimentos, habilidades e práticas.

Continua no próximo artigo

Sinopse por: Maria Julia Ricci

Instagram: @mariajuliaricci_

E-mail: [email protected]



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