Assita até o dia 10/09/25 para ter direito ao certificado de participação.
Cuidados seguros para cada recém-nascido e cada criança é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Segurança do Paciente de 2025, celebrado anualmente em 17 de setembro. A proposta está alinhada à meta 3.2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa “acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de cinco anos”.
Sob o slogan “Segurança do paciente desde o início”, a campanha reconhece a vulnerabilidade particular dessa faixa etária aos riscos decorrentes de cuidados inseguros em diferentes contextos da assistência à saúde. Segundo a OMS, esses riscos se estendem desde o momento do parto até os primeiros anos de vida e incluem aspectos como: Assistência durante o parto e no pós-parto imediato; Segurança da medicação e da imunização; Diagnóstico seguro; Prevenção de infecções; Reconhecimento precoce de sinais de deterioração clínica.
A iniciativa visa não apenas a conscientização global, mas também a mobilização de estratégias práticas para mitigação de riscos e redução de danos evitáveis em serviços de neonatologia e pediatria, destacando a importância de uma abordagem específica e adaptada às necessidades de recém-nascidos e crianças.
Programação da Jornada e sua minutagem
12:16 Stewardship em Pediatria: Segurança no uso de antimicrobianos Palestrante: Dr. Fabrizio Motta
1:20:21 Prevenção de infecções associadas a dispositivos em neonatos- cuidados com cateteres, sondas e ventilação Palestrante: Enfª Jessica Silveira
2:49:40 Cada Minuto Conta: Gerenciamento Efetivo da Sepse Palestrante: Enfª Michele Borges