Inscreva-se já.

Nossa promoção Black Friday vai até amnhã, se você ainda não aproveitou, faça sua inscrição em nossos MBAs e tenha 10% em todas nossas mensalidades, ou seja, seu black friday dura 18 meses. Se você já é aluno e quer fazer um novo curso, o desconto será de 20% em todas as mensalidades. Nas notícias damos destaque para a variante Omicron, o desfio da resistência bacteriana e do vírus HIV e informações científicas sobre imunização de criança acima de 5 anos e as terríveis fake News que continuam a ser divulgadas. Por que as pessoas agem assim? Sadismo? Maldade? O que ganham com isso? Sinceramente espero que essas pessoas sejam punidas com o rigor da lei pelo assassinato que promovem indiretamente. Na minha opinião, isto ultrapassa os limites de liberdade de expressão e representam sim, possível crime contra a a saúde pública. 

Programação da TV CCIH de 29 de novembro a 4 de dezembro

Na programação desta semana destacamos temas como consultoria em controle de infecção, emprego da informática e estatística na intepretação de dados, acreditação e epidemiologia hospitalar.

Link Programação da TV CCIH 

Anvisa recomenda medidas de restrição para voos e viajantes procedentes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue

A Anvisa publicou uma Nota Técnica com o objetivo de servir de subsídio e orientar as decisões do governo brasileiro referentes à entrada de viajantes no país e restrições de voos, especificamente como decorrência da identificação de uma nova variante do Sars-CoV-2 identificada como B.1.1.529.

https://www.ccih.med.br/anvisa-recomenda-medidas-de-restricao-para-voos-e-viajantes-procedentes-da-africa-do-sul-botsuana-eswatini-lesoto-namibia-e-zimbabue/ 

Anvisa recebe pedido de uso emergencial do molnupiravir

A Anvisa recebeu, nesta sexta-feira (26/11), o pedido de uso emergencial do medicamento para Covid-19 molnupiravir.

https://www.ccih.med.br/anvisa-recebe-pedido-de-uso-emergencial-do-molnupiravir/

Anvisa publica notas técnicas com parecer sobre entrada de viajantes no país

A Anvisa dá publicidade às Notas Técnicas elaboradas pela Agência como subsídio e orientação às decisões do governo brasileiro referentes à entrada de viajantes no país.

https://www.ccih.med.br/anvisa-publica-notas-tecnicas-com-parecer-sobre-entrada-de-viajantes-no-pais/

Anvisa faz recomendações sobre doses de reforço de vacinas contra Covid-19

Na última quarta-feira (24/11), a Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa apresentou e aprovou por unanimidade uma série de recomendações sobre a aplicação de doses de reforço de vacinas contra a Covid-19 em grupos populacionais prioritários. A dose de reforço refere-se à aplicação de uma dose a mais na população, além do esquema de vacinação primário (uma ou duas doses, dependendo da vacina usada).

https://www.ccih.med.br/anvisa-faz-recomendacoes-sobre-doses-de-reforco-de-vacinas-contra-covid-19/ 

Quem são os heróis da resistência microbiana?

Para fechar a campanha da Semana Mundial de Conscientização sobre o uso de Antimicrobianos, a Anvisa homenageia os chamados “Heróis da resistência”.

https://www.ccih.med.br/quem-sao-os-herois-da-resistencia-microbiana/

Confira dados mundiais sobre resistência microbiana

Já é de amplo conhecimento das autoridades sanitárias que a resistência microbiana aos antimicrobianos é um grave problema de saúde pública, que cada vez mais chama a atenção pelo grande potencial de danos à saúde da população. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se de uma das 10 principais ameaças à saúde global enfrentadas pela humanidade atualmente.

https://www.ccih.med.br/confira-dados-mundiais-sobre-resistencia-microbiana/

OMS lança relatório de 2021 sobre resistência a medicamentos para HIV

O mais recente relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre resistência aos medicamentos para HIV oferece uma imagem detalhada de até que ponto a resistência aos medicamentos está crescendo e as medidas que os países estão tomando para garantir que as pessoas recebam medicamentos eficazes para tratar e prevenir o HIV. 

https://www.ccih.med.br/oms-lanca-relatorio-de-2021-sobre-resistencia-a-medicamentos-para-hiv/

OMS publica diretrizes sobre tratamento de crianças com síndrome inflamatória multissistêmica associada à COVID-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou nesta terça-feira (23) diretrizes atualizadas sobre o manejo da síndrome inflamatória multissistêmica associada à COVID-19 em crianças (SIM-P).

https://www.ccih.med.br/oms-publica-diretrizes-sobre-tratamento-de-criancas-com-sindrome-inflamatoria-multissistemica-associada-a-covid-19/

Ministério da Saúde emite alerta de risco sobre nova variante do SARS-CoV-2

Através do boletim de Comunicação de Risco do Centro de Informações Estatrégicas de Vigilância em Saúde, o MS comunica que, em 25/11/21, o Ministério da Saúde da África do Sul emitiu alerta sobre nova variante para SARS-CoV-2, linhagem B.1.1.259.

https://www.ccih.med.br/ministerio-da-saude-emite-alerta-de-risco-sobre-nova-variante-do-sars-cov-2/

Mitos e fatos sobre vacinas COVID-19 para crianças

Informações precisas sobre as vacinas são críticas e podem ajudar a impedir mitos e rumores comuns, e o CDC discutiu algumas.

https://www.ccih.med.br/mitos-e-fatos-sobre-vacinas-covid-19-para-criancas/

Classificação de Omicron (B.1.1.529): Variante de preocupação SARS-CoV-2

O Grupo de Aconselhamento Técnico sobre a evolução do vírus SARS-CoV-2 (TAG-VE) é um grupo independente de especialistas que monitora e avalia periodicamente a evolução do SARS-CoV-2 e avalia se mutações específicas e combinações de mutações alteram o comportamento do vírus. O TAG-VE foi convocado em 26 de novembro de 2021 para avaliar a variante SARS-CoV-2: B.1.1.529.

https://www.ccih.med.br/classificacao-de-omicron-b-1-1-529-variante-de-preocupacao-sars-cov-2/

Elaborado por: Laura Czekster Antochevis

Contatos: [email protected]   ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104

Colaboração:

Antonio Tadeu Fernandes

Maria Olívia Vaz Fernandes

Luan Alves



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH, CME e EQS