Inscreva-se já.

O cenário do mundo se complica com uma guerra, cuja dimensão e impactos ainda não podemos calcular, se somando a uma pandemia, que deveria estimular a solidariedade entre pessoas. Mas como diz nosso nome, nossa ação é de luta pela vida e saúde, pois não estamos do lado da morte. Mantemos a esperança que nossos esforços em salvar vidas e prevenir doenças saiam vitoriosos, por mais complexo que seja o cenário. Como vemos neste InterAção, nosso país já é autossuficiente na produção de vacinas e a OPA e OMS dão passos importantes para melhoria das condições de saúde. Na TV CCIH destacamos o impacto do envelhecimento populacional no sistema de saúde. 

A doença das guerras

Saiba quais outras infecções poderão se disseminar durante uma guerra

Iniciar uma guerra durante uma pandemia poderá ser o maior crime contra a humanidade de todos os tempos, principalmente quando existe risco de disseminação do conflito e possuirmos armas de destruição em massa que poderão afetar toda humanidade. Saiba quais outras infecções, além do Covid-19, podem se disseminar neste cenário que beira um apocalipse.

https://www.ccih.med.br/a-doenca-das-guerras/

Você já garantiu o seu desconto em nossos cursos?

Valores promocionais nos cursos de pós-graduação e cursos de capacitação, por tempo limitado!

Não perca essa grande oportunidade de se especializar e se destacar no mercado de trabalho!

https://www.ccih.med.br/conheca-nossa-promocao/

Confiram a programação da TV CCIH!

Após o descanso do Carnaval, qualifique-se! Nesta semana discutiremos envelhecimento populacional e a epidemiologia do processo saúde-doença

Nesta semana abordaremos: o impacto da população idosa nos sistemas de saúde, o processo saúde-doença, seus níveis de prevenção e muito mais.

https://www.ccih.med.br/confiram-a-programacao-da-tv-ccih/

Anvisa aprova o registro de dois autotestes para Covid-19 no Brasil

Somente os autotestes aprovados pela Anvisa podem ser comercializados no país

A Anvisa aprovou na quinta-feira 17/2 o primeiro autoteste para Covid-19 do Brasil. O produto registrado pela Agência é o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda. E nesta quarta-feira (23/2) foi aprovado o segundo autoteste para Covid-19 do Brasil. O produto registrado pela Agência é o Autoteste COVID Ag Detect fabricado pela empresa Eco Diagnostica Ltda.

https://www.ccih.med.br/anvisa-aprova-o-registro-de-dois-autotestes-para-covid-19-no-brasil/

Anvisa autoriza mais três produtos derivados de Cannabis

Ao todo, a Agência já aprovou um total de catorze produtos medicinais à base de Cannabis.

Na segunda-feira (21/2), a Anvisa publicou a autorização sanitária de mais três produtos medicinais à base de Cannabis.

https://www.ccih.med.br/anvisa-autoriza-mais-tres-produtos-derivados-de-cannabis/

Com produção de vacina nacional contra COVID-19, Brasil avança na autossuficiência de produtos de saúde

Vacina é produzida pela Fiocruz

O Brasil anunciou nesta terça-feira (22/02) sua primeira vacina nacional contra COVID-19, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

https://www.ccih.med.br/com-producao-de-vacina-nacional-contra-covid-19-brasil-avanca-na-autossuficiencia-de-produtos-de-saude/

OPAS e MS do Brasil disponibilizam plataforma para auxiliar profissionais e multiplicadores da estratégia AIDPI

Estratégia Atenção Integrada das Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI)

Está disponível para trabalhadores da saúde do Brasil uma plataforma, criada pelo Ministério da Saúde do país e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para consolidar e organizar o processo de capacitação dos profissionais e multiplicadores da estratégia Atenção Integrada das Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI).

https://www.ccih.med.br/opas-e-ms-do-brasil-disponibilizam-plataforma-para-auxiliar-profissionais-e-multiplicadores-da-estrategia-aidpi/

OPAS lança campanha para celebrar seu 120º aniversário

Haverá um calendário de eventos sobre os desafios de saúde da região

Fundada em 1902 sob o princípio orientador de que a saúde não é um privilégio, mas um direito humano fundamental, a OPAS tem trabalhado incansavelmente nos últimos 120 anos para combater doenças, prolongar a vida e promover a saúde física e mental de todas as pessoas nas Américas, sem deixar ninguém para trás.

https://www.ccih.med.br/opas-lanca-campanha-para-celebrar-seu-120o-aniversario/

Novos relatórios sobre saúde e bem-estar das crianças durante a pandemia de COVID-19

Confira o que o CDC traz de novidade sobre o tema

No último dia 18 o CDC lançou dois novos relatórios que fornecem informações importantes sobre a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19.

https://www.ccih.med.br/novos-relatorios-sobre-saude-e-bem-estar-das-criancas-durante-a-pandemia-de-covid-19/

Declaração sobre a sublinhagem Ômicron BA.2

Confira informações da OMS

Como parte de seu trabalho contínuo para rastrear variantes, o Grupo Técnico Consultivo da OMS sobre Evolução do Vírus SARS-CoV-2 (TAG-VE) se reuniu ontem para discutir as evidências mais recentes sobre a variante de preocupação Ômicron, incluindo suas sublinhagens BA.1 e BA.2.

https://www.ccih.med.br/declaracao-sobre-a-sublinhagem-omicron-ba-2/

Jornalistas precisam de melhor suporte para interpretar evidências cientificamente confiáveis sobre outras informações

OMS entrevista jornalista médica

A comunicação estratégica é um fator de sucesso conhecido para a tomada de decisões e políticas baseadas em evidências, garantindo a adesão das partes interessadas e facilitando o apoio e a confiança do público. Em muitos países, a pandemia de COVID-19 revelou recentemente déficits substanciais na comunicação de processos de evidências para políticas, facilitando a desinformação, criando desconfiança pública na ciência e nas instituições públicas ou alimentando a hesitação em vacinas.

https://www.ccih.med.br/jornalistas-precisam-de-melhor-suporte-para-interpretar-evidencias-cientificamente-confiaveis-sobre-outras-informacoes/

Novo guia da OMS/OIT pede maior proteção para os profissionais de saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicaram um novo guia

O novo guia fala sobre como desenvolver e implementar programas de saúde e segurança ocupacional mais fortes para profissionais de saúde, visto que a pandemia de COVID-19 continua exercendo grande pressão sobre eles.

https://www.ccih.med.br/novo-guia-da-omsoit-pede-maior-protecao-para-os-profissionais-de-saude/

A OMS anuncia os primeiros destinatários de tecnologia para produção de vacinas de mRNA

Egito, Quênia, Nigéria, Senegal, África do Sul e Tunísia estabelecerão a produção de vacinas de mRNA

Em reunião, o Director-Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou os primeiros seis países que irão receber a tecnologia necessária para produzir vacinas de mRNA no continente africano. Egito, Quênia, Nigéria, Senegal, África do Sul e Tunísia se inscreveram e foram selecionados como beneficiários.

https://www.ccih.med.br/a-oms-anuncia-os-primeiros-destinatarios-de-tecnologia-para-producao-de-vacinas-de-mrna/

ARTIGO – Revisão de 35 políticas do National Health Service (NHS) sobre protocolos de descontaminação para objetos não críticos compartilhados

Políticas de organizações de cuidados intensivos foram revisadas

A descontaminação de objetos não críticos compartilhados pelos pacientes é fundamental para reduzir as infecções hospitalares (IRAS), mas é um processo complexo que precisa de orientação precisa das organizações de cuidados agudos (ACOs, em inglês) do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS).

https://www.ccih.med.br/artigo-revisao-de-35-politicas-do-national-health-service-nhs-sobre-protocolos-de-descontaminacao-para-objetos-nao-criticos-compartilhados/ 

Elaborado por Laura Czekster Antochevis

Contatos: [email protected]  ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104

Colaboradores:

Maria Julia Ricci



Ficou interessado? Conheça nossos cursos MBA's e Express