InterAção SaLutar: 26 julho
Além da programação da TV CCIH apresentamos artigos sobre necessidade ou não de reforço da imunização contra o Covid-19, se respirador purificador de ar elétrico apresenta vantagens sobre máscaras habitualmente utilizadas, testes de efetividade da vacina, impacto da variante delta e das medodas de proteção contra Covid-19 sobre infecções hospitalares e outras viroses respiratórias.
Programação da TV CCIH 26 a 31 de julho
A TV CCIH continua com sua programação diferenciada, focada no tema mais importante durante e o no pós pandemia: prevenção e controle de infecções. As atividades de segunda a quinta são abertas a todos interessados. O plantão aos sábados, é atividade exclusiva aos alunos de nossos cursos. Como é sabido, as atividades ficam gravadas e estamos inserindo na descrição das lives do nosso canal, os momentos (hora:minuto:segundo) que estão sendo debatidos os tópicos mais importantes, que podem ser acessados diretamente clicando no horário. Isso também facilita vocês saberem previamente o conteúdo da discussão.
https://www.ccih.med.br/programacao-da-tv-ccih-26-a-31-de-julho/
Consequências não intencionais das medidas de prevenção e controle de infecção durante a pandemia de Covid-19
O estudo teve como objetivo avaliar o impacto de uma estratégia multimodal de IPC – projetada para a contenção do COVID-19 – sobre as taxas de outras infecções hospitalares adquiridas (HAIs).
Uso de respirador purificador de ar elétrico/alimentado (Powered Air-Purifyin Respirator -PAPR) como parte do equipamento de proteção contra o SARS-Cov2
Durante as últimas duas décadas vivenciamos uma tendencia crescente de viroses de origem zoonótica que se mutam e infectam o ser humano, incluindo a mais recente síndrome respiratória aguda grave SARS-CoV-2. Há uma escassez de consideração de respiradores reutilizáveis, incluindo respiradores purificadores de ar (APR) ou respiradores purificadores de ar elétricos/alimentados (PAPRs). O objetivo foi revisar a base de evidências para o uso de PAPRs na proteção de profissionais de saúde durante a atual pandemia.
ANVISA suspende de forma cautelar estudo da Covaxin no Brasil
A Coordenação de Pesquisa Clínica da Anvisa (Copec/GGMED) determinou nesta sexta-feira (23/7) a suspensão cautelar dos estudos clínicos da vacina Covaxin no Brasil.
A suspensão foi realizada em decorrência do comunicado da empresa indiana Bharat Biotech Limited International, enviado para a Anvisa nesta sexta (23/7). No comunicado a Bharat informa que a empresa Precisa não possui mais autorização para representar a Bharat no Brasil, o que na avaliação da Anvisa inviabiliza a realização do estudo. A Bharat é a fabricante da vacina Covaxin.
Sobre a necessidade da aplicação de doses extras das vacinas contra a Covid-19
O que se sabe até o momento sobre necessidade de reforços da imunização contra a Covid-19, segundo a ANVISA.
Há necessidade de uma dose adicional da vacina contra a Covid-19?
Covid e testes para avaliar a efetividade das vacinas: entenda
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que não existe hoje uma definição sobre a quantidade mínima de anticorpos neutralizantes para conferir proteção imunológica contra infecções, reinfecções e formas graves da Covid-19. Também não se sabe quanto tempo dura a ação dessas moléculas. Em outras palavras: os testes sorológicos não dão conta de provar se o imunizante recebido por você funcionará.
https://www.ccih.med.br/covid-e-testes-para-avaliar-a-efetividade-das-vacinas-entenda/
Estudo clínico com terceira dose de vacina da AstraZeneca e outro com a proxalutamida são autorizados pela Anvisa
Anvisa autorizou nesta segunda-feira (19/7) a realização de um estudo clínico para avaliar a segurança, a eficácia e a imunogenicidade de uma terceira dose da vacina da AstraZeneca (AZD1222 – ChAdox1 nCoV-19) em participantes do estudo inicial que já haviam recebido as duas doses do imunizante, com um intervalo de quatro semanas entre as aplicações.
Atualizada NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 07/2020
Ontem (23/07), foi liberada nova atualização do documento ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS INFECÇÕES POR SARS-CoV-2 (COVID-19) DENTRO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, complementar a NT 04/2020.
https://www.ccih.med.br/atualizada-nota-tecnica-gvimsggtesanvisa-no-072020/
Rede Regional de Vigilância Genômica rastreia variantes do SARS-CoV-2 em toda América Latina e Caribe, informa OPAS
A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, informou que a Rede Regional de Vigilância Genômica de COVID-19 das Américas “acompanha de perto” o surgimento e a propagação de variantes do vírus SARS-CoV-2 em toda a região.
Variante delta está entre os vírus de vias respiratórias mais infecciosos, diz o CDC
A Diretora do CDC, Rochelle Walensky, MD, chamou a variante COVID-19 Delta de “um dos vírus respiratórios mais infecciosos que conhecemos” e que relataram mais casos e hospitalizações.
Mudanças na influenza e outros vírus respiratórios durante a pandemia de COVID-19 – Estados Unidos, 2020–2021
CDC emite nota sobre outros vírus de transmissão respiratória durante a pandemia Covid-19.
O que já se sabe sobre esse assunto?
OMS: Prevenção e controle de infecção durante os cuidados de saúde quando há suspeita ou confirmação de doença por coronavírus (COVID-19) – atualização
Este documento fornece orientações provisórias sobre estratégias de prevenção e controle de infecção (IPC) durante o atendimento à saúde quando há suspeita ou confirmação de doença por coronavírus (COVID-19).
Elaborado por Laura Czekster Anthochevis
Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104
Ficou interessado? Conheça nossos cursos MBA's e Express