Inscreva-se já.

O desafio da prevenção e controle das infecções cada vez mais se coloca como a mais importante competência e contribuição dos profissionais de saúde para a humanidade. Como se não bastasse a pandemia Covid, vem se somar uma nova epidemia de influenza, reforçando a importância do conteúdo apresentado em nosso site e cursos. Lançamos um novo curso express sobre outra ameaça que paira, o desafio da resistência microbiana. Aproveite o recesso das lives de nosso canal para assistir os mais de 200 programas gravados e também nossa promoção especial e se matricule em um dos nossos cursos. Oportunidade de trabalho não vai faltar para quem desenvolve essas competências. Boas festas para todos e vamos juntos cumprir nosso papel pela saúde da coletividade.

Campanha Boas Festas

Você que atua na área da saúde merece um final de ano com Boas Festas, após passar por um período tão difícil.

E o nosso presente para você será 20% de desconto em todas as mensalidades dos cursos MBAs e Cursos de Capacitação Express, caso você se inscreva durante a campanha.

E tem mais, se você já fez ou está fazendo um de nossos cursos, caso se matricule em outro curso durante a promoção, além dos 20% de desconto em todas as mensalidades (ou 20% na inscrição de pagamento único dos Cursos de Capacitação), oferecemos uma mensalidade gratuita do seu novo curso de MBA.

https://www.ccih.med.br/campanha-boas-festas-4/

Cursos Express de Capacitação – LANÇAMENTO “Prevenção e Tratamento de Feridas

Já está disponível mais um excelente curso express, Prevenção e Tratamento de Feridas!

As lesões da pele são importantes portas de entrada para microrganismos, e devem ser prevenidas e tratadas adequadamente.

https://www.ccih.med.br/cursos-express-de-capacitacao-lancamento-prevencao-e-tratamento-de-feridas/

Cursos Express de Capacitação  “Stewardship de Antimicrobianos: da estruturação à prática”

O uso adequado dos antimicrobianos, seja no âmbito hospitalar ou comunitário, precisa de uma equipe qualificada cientificamente e desenvolvida socialmente, para implementar um programa de stewardship de antimicrobianos, realizar as intervenções de otimização dos antibióticos e monitorar a evolução do projeto. O curso já está disponível e você pode começar quando quiser.

https://www.ccih.med.br/cursos-express-de-capacitacao-stewardship-de-antimicrobianos-da-estruturacao-a-pratica/

Anvisa aprova vacina da Pfizer contra Covid para crianças de 5 a 11 anos

A Anvisa aprovou nesta quinta-feira (16/12) a indicação da vacina Comirnaty para imunização contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade.

https://www.ccih.med.br/anvisa-aprova-vacina-da-pfizer-contra-covid-para-criancas-de-5-a-11-anos/

Comprovante de vacinação: fronteira tríplice terá operação especial

Começou na quarta-feira (15/12) uma operação conjunta entre a Anvisa e a Polícia Federal para ampliar as ações de verificação do comprovante vacinal de viajantes que ingressam no Brasil pelas fronteiras terrestres com a Argentina e o Paraguai.

https://www.ccih.med.br/comprovante-de-vacinacao-fronteira-triplice-tera-operacao-especial/

Anvisa alerta sobre o uso incorreto de paracetamol

Diante do relato de erros de administração de doses de suspensão oral de paracetamol em bebês e crianças, a Anvisa alerta que dosagens incorretas do medicamento podem resultar em eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa e até mesmo morte.

https://www.ccih.med.br/anvisa-alerta-sobre-o-uso-incorreto-de-paracetamol/

Nota Técnica sobre Implementação do Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos

No último dia 10 foi liberada a Nota Técnica 06/2021, sobre Implementação do Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos (PGA).

https://www.ccih.med.br/nota-tecnica-sobre-implementacao-do-programa-de-gerenciamento-do-uso-de-antimicrobianos/

Cofen e OPAS apresentam resultados do ‘Laboratório de Inovação em Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal’

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apresentaram na semana passada uma publicação com os resultados do “Laboratório de Inovação em Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal”.

https://www.ccih.med.br/cofen-e-opas-apresentam-resultados-do-laboratorio-de-inovacao-em-enfermagem-valorizar-e-fortalecer-a-saude-universal/

CDC – SARS-CoV-2 B.1.1.529 (Variante Omicron)

A variante B.1.1.529 do SARS-CoV-2 (Omicron), relatada pela primeira vez à OMS em 24 de novembro de 2021, foi designada uma variante de preocupação. Mutações no Omicron podem aumentar a transmissibilidade, conferir resistência à terapêutica ou escapar parcialmente da imunidade induzida por infecção ou vacina.

https://www.ccih.med.br/cdc-sars-cov-2-b-1-1-529-variante-omicron/

O CDC endossa as recomendações de vacinas COVID-19 atualizadas do ACIP

O CDC endossou as recomendações atualizadas feitas pelo Comitê Consultivo em Práticas de Imunização (ACIP) para a prevenção de COVID-19, expressando uma preferência clínica para que os indivíduos recebam uma vacina de mRNA COVID-19 em vez da vacina COVID-19 da Johnson & Johnson.

https://www.ccih.med.br/o-cdc-endossa-as-recomendacoes-de-vacinas-covid-19-atualizadas-do-acip/

Análise de desempenho e custo-benefício de um teste rápido para influenza em um departamento de emergência

A cada ano, um pico sazonal de influenza e doenças semelhantes à influenza representam uma carga significativa para hospitais e departamentos de emergência. Os autores compararam resultados de um teste rápido realizado na emergência com os testes convencionais e seu impacto na indicação precoce de precauções com gotículas.

Link: https://www.ccih.med.br/analise-de-desempenho-e-custo-beneficio-de-um-teste-rapido-para-influenza-em-um-departamento-de-emergencia/

Infecção aguda grave por coronavírus respiratório 2 (SARS-CoV-2) em profissionais de saúde vacinados assintomáticos.

Pouco se sabe sobre infecções transitórias em indivíduos vacinados, que podem ser potenciais portadores da doença. Os autores fazem um relato de vários profissionais de saúde assintomáticos e vacinados com resultados positivos para SARS-CoV-2 identificados durante testes de vigilância em um ambiente hospitalar.

Link: https://www.ccih.med.br/infeccao-aguda-grave-por-coronavirus-respiratorio-2-sars-cov-2-em-profissionais-de-saude-vacinados-assintomaticos/

Fatores de risco para colonização hospitalar por Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) em unidade de terapia intensiva neonatal

Staphylococcus aureus (SA) foi identificado como um dos principais patógenos em bebês em uma unidade de terapia intensiva neonatal. Apesar do uso de um regime de descolonização com mupirocina, novos casos de colonização continuaram a ocorrer, levando ao reconhecimento de um clone resistente à mupirocina. Os autores visaram apoiar os esforços para controlar a disseminação do clone de MRSA identificado e abordar a preocupação de ser um reservatório potencialmente contribuinte.

Link: https://www.ccih.med.br/fatores-de-risco-para-colonizacao-hospitalar-por-staphylococcus-aureus-resistente-a-meticilina-mrsa-em-unidade-de-terapia-intensiva-neonatal/

Resultados de grupos/reuniões de segurança sobre incidência de infecção urinária associada à cateter em uma unidade de cuidados de longo prazo.

Os pesquisadores tiveram como objetivo utilizar grupos/reuniões para envolver a equipe de saúde na identificação da causa raiz e implementar intervenções para prevenir ainda mais as infecções do trato urinário associadas a sondagem vesical no centro de cuidados de longo prazo em que foi realizado o estudo.

Link: https://www.ccih.med.br/infeccao-aguda-grave-por-coronavirus-respiratorio-2-sars-cov-2-em-profissionais-de-saude-vacinados-assintomaticos/

Elaborado por Laura Czekster Antochevis

Contatos: [email protected]  ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104

Colaboração:

Maria Julia Ricci

Email: [email protected]

Linkedin: www.linkedin.com/in/mariajuliaricci

Instagram: @mariajuliaricci_

Antonio Tadeu Fernandes

Maria Olívia Vaz Fernandes

Luan Alves



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH, CME e EQS