Inscreva-se já.

Como o CDC se posicionou a respeito de Covid-19 em pacientes vacinados e no controle de infecções por Candida auris? E a ANVISA afirma quais vacinas são seguras para adolescentes? Teremos necessidade de reforço vacina? Para quem? E a portaria que cria a Vigilância Epidemiológica Hospitalar pode impactar no trabalho da CCIH? Esta e outras questões são discutidas neste InterAção SaLutar ou na TV CCIH. 

Programação da TV CCIH 23 a 28 de agosto.

Assista nossa programação esta semana e vamos debater as principais bactérias que causam IRAS; a Vigilância Epidemiológica Hospitalar; a limpeza de produtos para saúde e as evidências científicas. Veja abaixo nossas atividades.

https://www.ccih.med.br/programacao-da-tv-ccih-23-a-28-de-agosto/

CDC: O que você deve saber sobre a possibilidade de COVID-19 após a vacinação

CDC lança documentos sobre risco de se contaminar com o SARS-CoV-2 após imunização completa.

https://www.ccih.med.br/cdc-o-que-voce-deve-saber-sobre-a-possibilidade-de-covid-19-apos-a-vacinacao/

Mudanças no processo de submissão das vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas por universidades públicas brasileiras

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou, nesta-sexta-feira (20/8), em Reunião Ordinária Pública, mudanças no processo de submissão dos dossiês de desenvolvimento clínico de vacinas para prevenção da Covid-19 pelas universidades públicas brasileiras ou instituições com financiamento público.

https://www.ccih.med.br/mudancas-no-processo-de-submissao-das-vacinas-contra-a-covid-19-desenvolvidas-por-universidades-publicas-brasileiras/

CoronaVac: conheça as últimas decisões da Anvisa sobre a vacina

A Diretoria da Anvisa concluiu que a relação benefício-risco da vacina CoronaVac, usada contra a Covid-19, continua favorável, mesmo que o Instituto Butantan não tenha apresentado até o momento todos os dados de imunogenicidade exigidos pela Agência.  Por esse motivo, foi mantida a autorização de uso emergencial para a vacina.

https://www.ccih.med.br/coronavac-conheca-as-ultimas-decisoes-da-anvisa-sobre-a-vacina/

Recomendações do CDC durante o atendimento de pacientes com Candida auris

O estudo é uma descrição de dois casos de pacientes com Candida auris, no qual é apresentado as dificuldades quanto ao manejo e tratamento, com base nas recomendações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América.

https://www.ccih.med.br/recomendacoes-do-cdc-durante-o-atendimento-de-pacientes-com-candida-auris/

Avaliação do valor preditivo negativo do swab nasal de Staphilococcus aureus resistente a meticilina no screening de pacientes com leucemia mieloide aguda

Neutropenia febril é uma complicação bem conhecida da quimioterapia mielo supressora; as recomendações atuais de agencias norte-americanas orientam terapia antibiótica anti-pseudomonas empírica para pacientes de alto risco. O objetivo dos autores foi avaliar a performance de swab nasal negativo de MRSA em casos de leucemia mieloide aguda, no Yale New Haven Hospital, para determinar o seu valor preditivo negativo (NPV).

https://www.ccih.med.br/avaliacao-do-valor-preditivo-negativo-do-swab-nasal-de-staphilococcus-aureus-resistente-a-meticilina-no-screening-de-pacientes-com-leucemia-mieloide-aguda/

Impacto de uma abordagem multi modelo para projetar uma nova ala ortopédica hospitalar

O estudo, realizado em um hospital Israelense, utilizou a oportunidade da abertura de uma segunda ala do departamento de ortopedia para implementar novas medidas de controle e prevenção de infecção.

https://www.ccih.med.br/impacto-de-uma-abordagem-multi-modelo-para-projetar-uma-nova-ala-ortopedica-hospitalar/

Impacto do feedback privado e público sobre a aderência a higiene das mãos de profissionais e saúde

De acordo com órgãos de vigilância norte-americanos, em qualquer período, um em cada 25 pacientes internados desenvolve uma infecção relacionada a assistência à saúde (Healthcare Associated Infection – HAI). O estudo teve como objetivo comparar a influência de feedbacks sobre HH a nível de time e de performance individual.

https://www.ccih.med.br/impacto-do-feedback-privado-e-publico-sobre-a-aderencia-a-higiene-das-maos-de-profissionais-e-saude/

Utilizando teorias comportamentais para explicar o comportamento de higiene das mãos dos visitantes de hospitais

A limpeza das mãos com higienizante a base de álcool considerado o método mais eficiente para evitar a contaminação cruzada de patógenos por meio do toque. O principal objetivo do estudo foi investigar as determinantes para a higiene adequada das mãos por parte de pessoas leigas em ambientes de cuidados de saúde.

https://www.ccih.med.br/higiene-das-maos-aderencia-adesao-comportamento-feedback-equipe-individual-coletivo-monitoramento/

Anvisa esclarece sobre decisão judicial que impõe necessidade de quarentena de viajantes que desembarcam em Guarulhos

Segundo ANVISA, os viajantes com origem ou histórico de passagem, nos últimos 14 dias antes do voo, pelo Reino Unido, Irlanda do Norte, África do Sul e Índia, inclusive brasileiros, estão obrigados, necessariamente, a realizar quarentena ao desembarcar em Guarulhos.

https://www.ccih.med.br/anvisa-esclarece-sobre-decisao-judicial-que-impoe-necessidade-de-quarentena-de-viajantes-que-desembarcam-em-guarulhos/ 

OMS chama especialistas a ingressarem em grupo consultivo científico para origens de novos patógenos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta sexta-feira (20) uma convocação aberta a especialistas para que atuem como membros do novo Scientific Advisory Group for the Origins of Novel Pathogens (SAGO) – grupo consultivo científico para origens de novos patógenos, em tradução livre.

https://www.ccih.med.br/oms-chama-especialistas-a-ingressarem-em-grupo-consultivo-cientifico-para-origens-de-novos-patogenos/

OPAS/OMS apresenta iniciativa para reduzir erros de medicação

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) apresentou nesta sexta-feira (17) um panorama do 3º Desafio Global para Segurança do Paciente. A iniciativa Global Patient Safety Challenge on Medication Safety busca reduzir pela metade, nos próximos cinco anos, os danos graves e evitáveis associados a erros de medicação.

https://www.ccih.med.br/opasoms-apresenta-iniciativa-para-reduzir-erros-de-medicacao/

Declaração conjunta da Unitaid e da Organização Mundial da Saúde sobre a disponibilidade de tocilizumabe

A OMS e a Unitaid estão preocupadas com a declaração da Roche de ontem, alertando sobre uma escassez global de tocilizumabe (nome comercial Actemra / RoActemra), um inibidor de IL6 recomendado pela OMS em junho para uso como tratamento para casos graves de COVID-19.

https://www.ccih.med.br/declaracao-conjunta-da-unitaid-e-da-organizacao-mundial-da-saude-sobre-a-disponibilidade-de-tocilizumabe/

Elaborado por Laura Czekster Anthochevis

Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104

Este boletim contou também com a participação de:

Antonio Tadeu Fernandes

Maria Julia Ricci

Cíntia A. Laurindo da Silva

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/c%C3%ADntia-laurindo-da-silva-4254bb136/



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH, CME e EQS