Inscreva-se já.

Além de nossa campanha de boas festas com descontos de 20% para quem se matricular no período da promoção valendo para todas as mensalidades de nossos MBAs e a inscrição nos cursos de capacitação, estamos lançando um novo curso no qual nossa professora Lucienne França detalha e dá dicas práticas sobre a importante fase pré-analítica dos exames microbiológicos. Neste boletim saiba mais sobre nossos cursos, a campanha boas festas e as mais recentes notícias sobre a pandemia, sempre de fontes científicas confiáveis.

Programação da TV CCIH

Nestas semanas estamos apresentando apenas o programa SuperAção porque estamos preparando grandes novidades para vocês tanto na TV CCIH, como em nossos MBAs e cursos de capacitação express. Falaremos sobre neutropenia febril e teremos um novo plantão exclusivo para alunos dos cursos de atualização em antibióticos. Participem e fiquem atentos às novidades.

Link: https://www.ccih.med.br/programacao-da-tv-ccih-14-a-1612/

Campanha Boas Festas

Você que atua na área da saúde merece um final de ano com Boas Festas, após passar por um período tão difícil.

E o nosso presente para você será 20% de desconto em todas as mensalidades dos cursos MBAs e Cursos de Capacitação Express, caso você se inscreva durante a campanha.

E tem mais, se você já fez ou está fazendo um de nossos cursos, caso se matricule em outro curso durante a promoção, além dos 20% de desconto em todas as mensalidades (ou 20% na inscrição de pagamento único dos Cursos de Capacitação), oferecemos uma mensalidade gratuita do seu novo curso de MBA.

https://www.ccih.med.br/campanha-boas-festas-3/ 

Cursos Express de Capacitação – LANÇAMENTO “Coleta, acondicionamento, transporte e conservação de amostras biológicas para exames microbiológicos”

Já está disponível mais um excelente curso express, voltado para a área de Microbiologia.

https://www.ccih.med.br/cursos-express-de-capacitacao-lancamento-coleta-acondicionamento-transporte-e-conservacao-de-amostras-biologicas-para-exames-microbiologicos/ 

Entenda a importância da nova política de fronteiras do Brasil

A nova política de fronteiras vigente no Brasil, estabelecida pela Portaria Interministerial 661/2021, traz a adoção do comprovante de vacinação como eixo central da estratégia de redução do risco de disseminação do Sars-CoV-2 e suas variantes a partir da entrada de viajantes no país.

https://www.ccih.med.br/entenda-a-importancia-da-nova-politica-de-fronteiras-do-brasil/ 

Atualização: avaliação das vacinas frente à nova variante Ômicron

A Anvisa solicitou às desenvolvedoras de vacinas autorizadas no Brasil, no último dia 1º de dezembro, informações sobre os estudos em andamento.

https://www.ccih.med.br/atualizacao-avaliacao-das-vacinas-frente-a-nova-variante-omicron/ 

Anvisa recebe resposta da Pfizer sobre exigências para vacina infantil

A Anvisa recebeu na segunda-feira (6/12) o pacote de informações em resposta às exigências feitas anteriormente pela Agência sobre a vacina Comirnaty para uso em crianças de 5 a 11 anos de idade.

https://www.ccih.med.br/anvisa-recebe-resposta-da-pfizer-sobre-exigencias-para-vacina-infantil/ 

Anvisa informa: o que sabemos sobre a Ômicron

A Anvisa esclarece as principais dúvidas acerca da nova variante da SARS-CoV-2, a Ômicron.

https://www.ccih.med.br/anvisa-informa-o-que-sabemos-sobre-a-omicron/ 

Nova parceria para combater a resistência antimicrobiana na gonorréia

O CDC concedeu financiamento a cerca de 30 organizações para combater a resistência antimicrobiana (AMR) e outras ameaças à saúde por meio do estabelecimento de 2 novas redes: a Rede de Ação Global em Saúde (GAIHN) e o Laboratório de Resistência Antimicrobiana Global e Rede de Resposta (Global AR Lab & Response Network).

https://www.ccih.med.br/nova-parceria-para-combater-a-resistencia-antimicrobiana-na-gonorreia/ 

A OMS recomenda contra o uso de plasma convalescente para tratar COVID-19

A OMS atualizou sua diretriz sobre a terapêutica COVID-19 para incluir plasma convalescente. Para pacientes não graves com COVID-19, a OMS não recomenda seu uso, embora só deva ser usado em ensaios clínicos para pacientes com COVID-19 graves e críticos.

https://www.ccih.med.br/a-oms-recomenda-contra-o-uso-de-plasma-convalescente-para-tratar-covid-19/ 

CDC expande recomendações de reforço COVID-19 para jovens de 16 e 17 anos

Hoje, o CDC está fortalecendo suas recomendações de reforço e incentivando todos os maiores de 16 anos a receber uma dose de reforço.

https://www.ccih.med.br/cdc-expande-recomendacoes-de-reforco-covid-19-para-jovens-de-16-e-17-anos/ 

Desvendada a causa do prurido epidêmico no Recife

A Sociedade Brasileira de Dermatologia liberou uma nota sobre o surto de dermatites pápulo-eritêmato-pruriginosas, com aspecto urticariforme, que desafiou os serviços médicos da cidade.

https://www.ccih.med.br/desvendada-a-causa-do-prurido-epidemico-no-recife/

Aumento da contaminação da hemocultura durante a pandemia de COVID-19: um estudo descritivo retrospectivo

Infecções bacterianas secundárias durante a hospitalização entre pacientes com COVID-19 são comuns, especialmente em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. Os pesquisadores realizaram um estudo de coorte retrospectivo para investigar a incidência de contaminação por hemocultura durante o período em que os pacientes com COVID-19 foram atendidos em um centro médico no Japão.

https://www.ccih.med.br/aumento-da-contaminacao-da-hemocultura-durante-a-pandemia-de-covid-19-um-estudo-descritivo-retrospectivo/

A utilização universal de luvas em um hospital e a infecção por Clostridioides difficile

O estudo teve como objetivo analisar o impacto de um protocolo de uso de luvas universal em um hospital universitário dos EUA, onde foi implementada a iniciativa “Wash-Glove-Wash” (Lave-Luva-Lave) como parte de um estudo de melhoria de qualidade de vários anos com o objetivo de reduzir as taxas de HAIs. Foi observada maior aderência à higiene das mãos e uma redução significada de infecção por C. difficile. No artigo você saberá como.

https://www.ccih.med.br/a-utilizacao-universal-de-luvas-em-um-hospital-e-a-infeccao-por-clostridioides-difficile/ 

Comparando a antissepsia por meio de fricção das mãos e de esfregação com escova com propanolol 60%

Atualmente existem dois principais métodos de antissepsia cirúrgica das mãos que são amplamente difundidos: o método de esfregação com escova com sabonete antimicrobiano e o método de fricção das mãos com solução alcóolica. Este artigo compara ficção com escovação das mãos com solução de propranolol.

https://www.ccih.med.br/comparando-a-antissepsia-por-meio-de-friccao-das-maos-e-de-esfregacao-com-escova-com-propanolol-60/

Elaborado por: Laura Czekster Antochevis

Contatos: [email protected]  ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104

Colaboração:

Maria Julia Ricci

Email: [email protected]

Linkedin: www.linkedin.com/in/mariajuliaricci



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH, CME e EQS