A implantação do sistema de avaliação pré-qualificação e pós-comercialização de marcas e produtos nos processos licitatórios de artigos médico-hospitalares, caracteriza o comprometimento com a qualidade, protegendo os usuários e os profissionais da saúde.

A falta de materiais e a demora na sua aquisição podem provocar graves prejuízos e comprometer a segurança e a vida de pessoas. A pré-qualificação de artigos médico-hospitalares coloca-se como uma ferramenta para o gerenciamento de risco, a partir do monitoramento de alertas sanitários, a fim de identificar riscos ou aqueles já identificados em artigos similares. A qualidade é requisito fundamental para segurança, portanto deve ser criada uma metodologia que permita a avaliação dos produtos médico-hospitalares na fase de pré-aquisição, através da criação de um instrumento de validação de qualidade para cada categoria de produto.

A proposta seria fazer a pré-qualificação dos bens, serviços e produtos antes de ocorrer à licitação. Assim, só poderiam participar do processo licitatório os fornecedores cujas marcas estivessem pré-qualificadas até a data do Edital. Este procedimento tornaria as licitações mais eficientes e o processo menos moroso, pois os produtos que as empresas cotariam na licitação já estariam pré-qualificados, podendo ser entregues para consumo imediatamente após a compra, sem necessidade de testes e evitando-se a aquisição de materiais de qualidade ruim.

Para implementação desta ideia, são necessárias algumas providencias tais como: treinamento das equipes de compras, das equipes técnicas e implantação de novos formulários, alterações no fluxograma das compras e esclarecimentos aos gestores e fornecedores. Havendo alcançado o objetivo proposto de capacitar as equipes de avaliação técnica de três unidades piloto da SES/SC, envolvendo um processo gerencial para introdução da pré-qualificação dos produtos médico-hospitalares como rotina nos processos licitatórios.

 

Autoras: NEIDE AUGUSTINHAKI DE PAIVA MATTOS e ROSA CLAUDIA ONZI

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.