O presente trabalho de conclusão de curso tem como escopo apresentar o tema: Higienização das mãos: a importância da adesão deste hábito pelos profissionais de saúde. Tendo como objetivo identificar a adesão à higienização das mãos na equipe multidisciplinar no ambiente hospitalar.

É notório que apesar da acuidade das mãos na cadeia de difusão das infecções hospitalares (IH) e as consequências da sua higienização na redução das taxas, muitos profissionais são passivos ante da problemática, além de que, os serviços seguem configurações raramente originais e criativas para envolver os profissionais em campanhas educativas.

Adotou-se como método de pesquisa a revisão da literatura, com uma abordagem de estudo qualitativa, visto o contato direto com a situação estudada, procurando compreender os fenômenos segundo as perspectivas dos sujeitos, ou seja, dos envolvidos na situação para produzir o conteúdo da sua obra.

Ao concluir a pesquisa verifica-se que é de fundamental importância a unificação do procedimento, compreendendo as pré e pós-etapas, bem como a padronização de modo adequado de concretização de todo o processo. Para tal, a medida, ora, em comento, deve ser mais valorizada pelo profissional de saúde. Sendo essencial ponderar que o profissional de saúde é empenhado com a prática de procedimentos sempre seguros que apontem ao bem-estar do paciente atendido.

 

Autor: EMANUELA AMORIM DE CARVALHO

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.