A assistência de enfermagem na prevenção de infecções e agravos como Hepatites Virais, é de fundamental importância para que se coloque em prática as políticas de boas práticas. As Hepatites Virais representam um grande problema para a sociedade, já que, em alguns casos, passam despercebidas pelo fato de não apresentarem sinais clínicos.

O presente trabalho teve como objetivo, realizar uma revisão bibliográfica sistemática sobre hepatites virais e assistência de enfermagem. Tratou-se de um estudo descritivo, exploratório com revisão sistemática dos trabalhos publicados entre 1971 à 2014, disponíveis em resumos na Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME), utilizando as seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Literatura Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS).

Entre os vinte e sete trabalhos em português selecionados, somente seis mostraram-se relevantes de acordo com os critérios de pesquisa (Hepatites e Prevenção), porém nenhum aborda a assistência de enfermagem em específico, evidenciando a escassez de trabalhos relacionados ao tema proposto. Observou-se a falta de publicações acerca do tema específico: Assistência de enfermagem nas hepatites virais.

 

Autor: ANDRÉ PAULO DA SILVA

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.