fbpx
Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Instituto CCIH+ : Parceria permanente entre você e os melhores professores na sua área de atuação
CCIH-LOGO-NOVA

Entendendo o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Nesta live o psiquiatra Thiago Rodrigues fala sobre sintomas, diagnóstico e tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Na próxima terça-feira, 21/01, às 20h, daremos início à nossa programação de 2025 com uma live dedicada a um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais discutidos atualmente: o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O evento contará com a participação do renomado psiquiatra Thiago Rodrigues, especialista no tema, para discutir pontos-chave sobre o transtorno. Durante o encontro, serão abordadas as principais características do TDAH, como diferenciá-lo de outras condições com sintomas semelhantes, os desafios do diagnóstico precoce e o papel da medicação no tratamento. Além disso, exploraremos o impacto do TDAH no ambiente profissional, com estratégias práticas para superar essas dificuldades. A moderação será feita por Beatriz Grion, Filipe Prohaska e Tadeu Fernandes. Não perca essa oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o TDAH e seus impactos! #TDAH #SaúdeMental #Superação #Psiquiatria #live

Minutagem:

5:30 – O que caracteriza o TDAH? Quais os subtipos conhecidos?

9:24 – Desafios para o diagnóstico precoce e diagnóstico na fase adulta.

12:34 – Existe alguma relação entre o TDAH e o aumento do risco para outras condições médicas ou psiquiátricas?

19:15 – Diagnóstico do TDAH por exclusão.

22:24 – Investigar sinais na infância e avaliar históricio de desempenho nos estudos.

24:18 – Existe uma base genética ou biológica clara para o TDAH? Quais fatores de risco estão associados ao desenvolvimento desse transtorno?

26:02 – Existe cura? Sequelas na fase adulta.

28:07 – Quais as indicações para uso de medicação e medidas não farmacológicas no tratamento do TDAH?

30:35 – Principais comorbidades associadas ao TDAH.

33:07 – Prejuízos associados ao atraso no diagnóstico.

35:36 – Qual profissional especializado autorizado para realizar o diagnóstico de TDAH?

36:12 – Prejuízos do TDAH no ambiente de trabalho, para profissionais de saúde. 4

2:28 – Altos e baixos durante o tratamento. Pacientes que não respondem ao tratamento medicamentoso.

44:42 – O tratamento medicamentoso deve ser contínuo ou pode ser pausado?

50:48 – Até que ponto um trauma de infância e adolescência pode levar ao desenvolvimento de TDAH?

53:06 – Muito tempo de tratamento farmacológico para depressão e ansiedade pdoeria desencadear TDAH?

54:58 – Importância do acompanhamento dos filhos no rendimento escolar e comunicação com professores.

56:10 Acessibilidade. Quem tem TDAH tem direito de realizar provas de concurso público em sala separada? 5

57:38 Mensagens finais.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress
×