Inscreva-se já.

Neste novo boletim juntamos novos artigos que abordam temas como: coalizão COVID Brasil para tratamento das infecções;  uso de EPIs; óbitos por Covid-19; comunicação durante esta pandemia; teleatendimento em medicina e enfermagem; impacto socioemocional e intervenções realizadas; flexibilização de dispositivos médicos; atenção à gestante a a recém-nascidos; resíduos sólidos;

Como vocês poderão notar, alguns artigos apresentam medidas que geram controvérsias. Aqui apresentamos os originais para que vocês avaliem seu grau de evidência científica, importância e praticidade. Certamente serão debatidos em nossos programas SuperAção, todas as terças-feiras, em nosso canal no YouTube.

Instituições brasileiras se unem em um protocolo de tratamento de infecções por COVID-19

Um projeto conduzido por vários hospitais, em parceria com o Ministério da Saúde pretende avaliar a eficácia e a segurança de medicamentos para pacientes com infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19). A iniciativa, chamada de Coalizão COVID Brasil, contará com cerca de 60 hospitais do País para realizar uma série de três pesquisas com os medicamentos hidroxicloroquina , azitromicina e dexametasona. O estudo deve ter os primeiros resultados disponíveis em 60 a 90 dias, contribuindo para fornecer o melhor tratamento aos pacientes com a COVID-19 no Brasil

Várias fontes

Fluxogramas para atendimento de pacientes durante pandemia de Covid-19

A Federação das Santas Casas e o Grupo Brasileiro de Classificação de risco reuniram neste documento uma série de fluxogramas e uma classificação de risco para organizar a assistência durante esta pandemia.

Link: https://www.ccih.med.br/grupo-brasileiro-de-classificacao-de-risco/

Ministério da saúde e os óbitos por COVID-19

O Ministério da saúde elaborou recomendações preliminares referentes ao manejo de corpos no contexto do novo coronavírus (COVID-19) e outras questões gerais acerca desses óbitos. Nessas recomendações é ressaltado que “A transmissão de doenças infecciosas também pode ocorrer por meio do manejo de corpos, sobretudo em equipamentos de saúde. Isso é agravado por uma situação de ausência ou uso inadequado dos equipamentos de proteção individual (EPI)…. Os velórios e funerais de pacientes confirmados/suspeitos da COVID-19 NÃO são recomendados devido à aglomeração de pessoas em ambientes fechados… recomenda-se que profissionais com idade igual ou acima de 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas, cardiopulmonares, oncológicas ou imunodeprimidos não sejam expostos às atividades relacionadas ao manejo de corpos de casos confirmados/suspeitos”

Link: https://www.ccih.med.br/manejo-de-corpos-no-contexto-do-novo-coronavirus-covid-19/

Orientações para o preenchimento da declaração de óbito por Covid-19

A Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo elaborou Orientações para o Preenchimento da Declaração de Óbito relacionado ao Covid-19. Um importante apoio para este momento difícil.

Link: https://www.ccih.med.br/orientacoes-para-o-preenchimento-da-declaracao-de-obito/

Prevenção de infecção por COVID na assistência materno infantil

A Sociedade Brasileira de Pediatria disponibilizou orientações para sistematizar fluxos assistenciais e práticas clínicas durante o período da pandemia pelo novo Coronavírus.

Link: https://www.ccih.med.br/prevencao-e-abordagem-da-infeccao-por-covid-19-em-maes-e-recem-nascidos-em-hospitais-maternidades/

Atenção às gestantes no contexto da pandemia.

A ANVISA lançou uma nota técnica sobre atenção às gestantes no contexto da infecção SARS-COV-2. As gestantes devem ser classificadas com base nos critérios dos protocolos do Ministério da Saúde, devido a condição atual de transmissão comunitária, e o manejo será realizado conforme as demais síndromes gripais, com zelo em relação aos sinais e sintomas que demonstram gravidade clínica e indicação do uso de oseltamivir, se identificado quadro de síndrome gripal. As gestantes que apresentem síndrome gripal, deverão ter seus procedimentos eletivos (consultas e exames de rotina), adiados em 14 dias, e quando necessário, serem atendidas em local isolado das demais pacientes. Para demias recomendações acessem o link.

Link: https://www.ccih.med.br/nota-tecnica-no-62020-cosmucgcividapessapsms/Open pediatrics elabora ilustrações para colocação e retiradas de EPIs

Open pediatrics elabora ilustrações para colocação e retiradas de EPIs

Ilustrações bem didáticas para colocação e retirada de EPIs. Embora em inglês, são de fácil compreensão mesmo para quem não domina o idioma.

Link: https://www.ccih.med.br/donning-personal-protective-equipment-ppe/

Comunicação efetiva durante a pandemia COVID-19

O Dr. Douglas Crispim do Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde reuniu uma gabaritada equipe multidisciplinar e divulgou informações preciosas para adaptação de condutas para diferentes cenários na pandemia, envolvendo vários processos desde a comunicação do diagnóstico até do óbito. Envolve também condutas para diminuir o estresse a que os profissionais de saúde estarão submetidos.

Link: https://www.ccih.med.br/comunicacao-covid-19/

Ministério da Saúde regulamenta telemedicina durante a pandemia

O Ministério da Saúde editou a Portaria nº 467, de 20 de março de 2020, com a finalidade de regulamentar em caráter excepcional e temporário, sobre as ações de Telemedicina, com o objetivo de regulamentar e operacionalizar as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública. As ações de Telemedicina de interação à distância podem contemplar o atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico, por meio de tecnologia da informação e comunicação, no âmbito do SUS, bem como na saúde suplementar e privada.

Link: https://www.ccih.med.br/portaria-467-telemedicina/

COFEN normatiza a teleatendimento em enfermagem

Também foram normatizadas regras para o teleatendimento em enfermagem.

Link: https://www.ccih.med.br/resolucao-cofen-06342020/

Impacto sócio -psicológico da pandemia na China

Este artigo, em inglês, descreve o impacto psicológico e social sobre pacientes, familiares e profissionais de saúde e quais intervenções foram realizadas por uma equipe multi-disciplinar.

Link: https://www.ccih.med.br/recommended-psychological-crisis-intervention-response-to-the-2019-novel-coronavirus-pneumonia-outbreak-in-china-a-model-of-west-china-hospital/

Como gerenciar emoções e equipes em momentos de crise.

A empresa Essence que atua em gestão e liderança em saúde elaborou slides com estratégias e ferramentas para lidar com as emoções e direcionar equipes em momentos de catástrofes e pandemias. No final tem como entrar em contato com os autores, que são uma equipe multidisciplinar.

Link: https://www.ccih.med.br/gerenciando-emocoes-e-equipes-em-situacoes-de-crise/

ANVISA flexibiliza temporariamente exigências para dispositivos médicos prioritários

ANVISA publicou a RDC Nº 356, DE 23 DE MARÇO DE 2020, sobre os requisitos para a fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para uso em serviços de saúde, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao SARS-CoV-2.

Link: https://www.ccih.med.br/resolucao-rdc-no-356-de-23-de-marco-de-2020/

Como manejar os resíduos durante a pandemia do Coronavírus.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES elaborou um documento com recomendações importantes sobre o manejo de resíduos durante esta pandemia.

Link: https://www.ccih.med.br/recomendacoes-para-a-gestao-de-residuos-em-situacao-de-pandemia-por-coronavirus-covid-19/

Ministério da Saúde elabora POP sobre EPIs

O ministério da saúde elaborou um POP orientando a utilização de EPIs para profissionais de saúde no atendimento às pessoas com suspeita ou infecção pelo novo coronavírus (covid-19)

Link: https://www.ccih.med.br/procedimento-operacional-padronizado/

Check-list para utilização correta de máscaras N95

O CDC elaborou um interessante check-list para a utilização correta de máscaras N95.

Link: https://www.ccih.med.br/checklist-for-healthcare-facilities-strategies-for-optimizing-the-supply-of-n95-respirators-during-the-covid-19-response/

Anestesistas elaboram protocolo para reutilização de máscaras N95

Neste artigo anestesistas comparam várias opções para reutilizar máscaras N95

Link: https://www.ccih.med.br/covid-19-evidence-service-addressing-covid-19/

Esclarecimentos sobre máscaras

A Associação Brasileira da Indústria de Não tecidos e Tecidos Técnicos dá orientações sobre como fazer e medir a segurança de máscaras cirúrgicas realizadas sem meltblown que é a principal matéria prima utilizada na confecção dos filtros dos diferentes tipos de máscaras.

Link: https://www.ccih.med.br/esclarecimentos-sobre-mascaras/

Interessantes perguntas e respostas sobre proteção respiratória.

O Engenheiro Carlos André Ribeiro Santos do hospital universitário de Salvador elaborou interessantes perguntas e respostas sobre proteção respiratória.

Link: https://www.ccih.med.br/manual-orientativo-de-protecao-respiratoria/

Quanto tempo uma máscara cirúrgica continua como barreira microbiana?

Conheça o artigo escrito pela Profa. Kazuko que comprovou o tempo de duração do efeito barreira microbiana de uma máscara cirúrgica.

Link: https://www.ccih.med.br/influence-of-wearing-time-on-efficacy-of-disposable-surgical-masks-as-microbial-barrier/

Viabilidade do novo coronavírus em diversas superfícies

Este artigo do New England é outro clássico desta pandemia, discutindo a viabilidade do novo coronavírus em diversas superfícies.

Link: https://www.ccih.med.br/aerosol-and-surface-stability-of-sars-cov-2-as-compared-with-sars-cov-1/

Como reduzir contaminação ao intubar pacientes com coronavírus

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira elaborou um protocolo para intubação de pacientes com coronavírus sugerindo medidas para menor risco de contaminação dos profissionais de saúde.

Link: https://www.ccih.med.br/protocolo-de-intubacao-orotraqueal-p-caso-suspeito-ou-confirmado-de-covid-19/

Afinal, que procedimentos geram aerossóis?

Artigo clássico que identificou quais os principais procedimentos hospitalares geram aerossóis e qual o mecanismo envolvido nessa produção. Fala também dos principais vírus que podem ser transmitidos. Artigo em inglês.

Link: https://www.ccih.med.br/nosocomial-transmission-of-emerging-viruses-via-aerosol-generating-medical-procedures/

 

 



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH, CME e EQS