Saiba diretamente da OMS como está o Covid-19 no mundo

Assim como estamos acompanhando no Brasil, a Organização Mundial de Saúde também disponibiliza boletins diários sobre a situação do novo coronavírus.

No seu mais recente reporte, ela relata que 8 novos territórios tiveram casos da doença nas últimas 24h. O documento também traz a relação de todos os países com transmissão local ou apenas casos importados, além do gráfico evolutivo de casos reportados ao redor do mundo.

Fonte:https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200317-sitrep-57-covid-19.pdf?sfvrsn=a26922f2_4

Pesquisa e Desenvolvimento sobre o COVID-19

A OMS disponibiliza uma página com todos os status dos projetos de pesquisa sobre o novo coronavírus. Lá você pode encontrar as informações atualizadas sobre o desenvolvimento de tratamentos e vacinas, além de apresentações discutindo as principais medidas não farmacológicas para contenção do vírus.

Fonte:https://www.who.int/blueprint/priority-diseases/key-action/novel-coronavirus/en/

The New England Journal of Medicine e o Covid-19

Outra excelente notícia para quem quer fugir das fakenwes e daqueles que buscam seu momento de fama difundindo informações incorretas e que uma das mais conceituadas publicações médicas do mundo disponibiliza acesso gratuito a todas suas publicações sobre o Covid-19. Parabéns aos seus editores por esta consciência social de fundamental importância.

Fonte: https://www.nejm.org/coronavirus

Medidas de proteção para redução do risco ocupacional de exposição ao novo coronavírus

O departamento de vigilância em saúde de Campinas elaborou um excelente guia com medidas para redução da exposição ocupacional ao novo coronavírus (Covid-19). Destaque para higienização das mãos, medidas de precauções, utilização de EPIs em vários cenários e como deve ser realizado o atendimento.

Fonte: https://www.ccih.med.br/medidas-de-protecao-para-reducao-do-risco-ocupacional-de-exposicao-ao-novo-coronavirus/

SOBECC lança orientações para atendimento a pacientes com Covid-19 cirúrgicos ou submetidos à endoscopia.

Documento da SOBECC detalha ações para atendimento aos pacientes cirúrgicos com destaque para a proteção da equipe, organização do atendimento, preparo da sala, transporte do paciente, particularidades do intraoperatório e do pós operatório, cuidados com sala e equipamentos.

Fonte: https://www.ccih.med.br/recomendacoes-relacionadas-ao-fluxo-de-atendimento-para-pacientes-com-suspeita-ou-infeccao-confirmada-pelo-covid-19-em-procedimentos-cirurgicos-ou-endoscopicos/

Como proteger nossa saúde mental em tempos de pandemia de Covid-19?

O Instituto Vita Alere dá dicas interessantes para manter nossa saúde mental durante esta pandemia que tende a desestruturar toda a sociedade, se não soubermos manter a serenidade.

Fonte: https://www.ccih.med.br/como-proteger-sua-saude-mental-em-tempos-de-coronavirus/

Como organizar o domicílio de um paciente com o novo coronavírus?

É recomendado o tratamento domiciliar de quem tem coronavírus em formas leves. O site G1 dá importantes dicas práticas baseadas em fontes confiáveis.

Fonte: https://www.ccih.med.br/guia-do-isolamento-domiciliar-como-preparar-sua-casa-para-conviver-com-suspeitos-de-infeccao-por-coronavirus/

Boas práticas para enfrentar a pandemia Covid-19 nas instituições de saúde.

O Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde em conjunto com o instituto Brasileiro de Excelência em Saúde realizou um guia prático com boas práticas adaptadas ao contexto pandêmico.  São apresentadas 40 dicas para esta adaptação.

Fonte: https://www.ccih.med.br/boas-praticas-nas-organizacoes-de-saude-para-enfrentar-a-pandemia-de-covid-19/

Manejo clínico de pacientes com infecções pelo Covid-19 na assistência primária

Outro guia interessante foi elaborado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Entre seus tópicos temos o curso clínico, as condutas em casos leves e graves, notificação e medidas de prevenção.

Fonte: https://www.ccih.med.br/protocolo-de-manejo-clinico-do-coronavirus-covid-19-na-atencao-primaria-a-saude/

Como as UTIs devem estruturar seu atendimento aos pacientes?

A Associação de Medicina Brasileira Intensiva baseada em lições de experiencias internacionais elaborou recomendações para atendimento de pacientes nas UTIs. No documento tem destaque as medidas de controle de infecção, discussões clínicas, reanimação, estresse psicológico e esgotamento dos profissionais de saúde.

Fonte: https://www.ccih.med.br/preparacao-utis/

Cheguei da rua, como devo proteger meus familiares?

Outras recomendações práticas bem interessantes foram desenvolvidas pelo Konegranes para reduzir do risco de levar o coronavírus para nossa casa. Muitas recomendações não têm ainda boa evidência científica, mas podem ser empregadas, pois ainda desconhecemos todas as formas de transmissão desta infecção. Vale uma leitura, pelo menos.

Fonte: https://www.ccih.med.br/protocolos-de-entrada-em-casa/

Conselho Federal de Medicina elabora documento oficial sobre o Covid-19

Está esclarecedor este documento elaborado pelo CFM com o desenvolvimento histórico desta pandemia no Brasil e no mundo, as pesquisas em desenvolvimento, o agente viral e a doença provocada, como ocorre a transmissão, tratamento, controle de infecção, cuidados com os profissionais de saúde, comparação entre o desenvolvimento da pandemia na China e Itália, e finaliza com recomendações específicas.

Fonte: https://www.ccih.med.br/posicao-do-conselho-federal-de-medicina-sobre-a-pandemia-de-covid%e2%80%9019-contexto-analise-de-medidas-e-recomendac/

Documento em português da OMS para prevenção e controle da infecção pelo COVID-19

A Organização Mundial de Saúde, há alguns anos, se posicionou sobre a prioridade que as nações e instituições de saúde devem dar ao controle de infecção. Neste documento as recomendações são sintetizadas e adaptadas ao contexto atual. Destaque para a importância do programa de controle de infecção e um roteiro de inspeção elaborado no final.

Fonte: https://www.ccih.med.br/prevencao-e-controle-de-infeccao-pci-pelo-novo-coronavius-covid-19/

Contratação emergencial para médicos atuarem contra coronavírus vai até domingo (22/03)

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo de inscrições para médicos de todo país atuarem nos postos de saúde, reforçando o atendimento à população frente a pandemia do coronavírus.

Fonte: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46553-inscricoes-para-medicos-atuarem-contra-coronavirus-vao-ate-22-03

Farmácias de manipulação podem vender álcool gel ao público temporariamente

A Anvisa autorizou as farmácias de manipulação a prepararem e venderem álcool gel de forma direta para o público. Importante incentivar a colaboração para que todos os cidadãos possam ter acesso a esses produtos, principalmente aqueles de grupos de risco, e que a higiene de mãos com água e sabão é ainda mais efetiva.

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/farmacias-de-manipulacao-podem-fabricar-alcool-gel/219201?p_p_auth=oGKPQppf&inheritRedirect=false&redirect=http%3A%2F%2Fportal.anvisa.gov.br%2Fnoticias%3Fp_p_auth%3DoGKPQppf%26p_p_id%3D101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3D_118_INSTANCE_9lbg5xvb6IYG__column-2%26p_p_col_count%3D2

Nota redigida por: Laura Czekster Antochevis e Antonio Tadeu Fernandes.

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.