Planos da OMS, livreto informativo da OPAS, transmissão vertical e lições da epidemia de SARS.

OMS divulga plano global de 675 milhões de dólares para lutar contra o coronavírus

O Plano Estratégico de Preparação e Resposta (SPRP) para o novo coronavírus estabelece atividades e recursos necessários para organizações internacionais de saúde em todo o mundo, incluindo a OMS, implementarem medidas prioritárias pelo um período de fevereiro a abril de 2020. Os objetivos do plano são limitar a transmissão humano-a-humano do vírus, principalmente nos países mais vulneráveis, caso enfrentem um surto; identificar, isolar e cuidar dos pacientes precocemente; comunicar informações críticas sobre riscos e eventos; minimizar o impacto social e econômico; reduzir a propagação de vírus de fontes animais.

https://www.who.int/news-room/detail/05-02-2020-us-675-million-needed-for-new-coronavirus-preparedness-and-response-global-plan

Disseminando informação: OPAS libera folha informativa sobre coronavirus

Precisando de mais materiais informativos sobre o coronavírus, em português? A OPAS liberou nesta quarta-feira (5) documento explicando o que é o coronavirus, quais foram as outras emergências de saúde pública globais (como o H1N1), fluxos de encaminhamento dos pacientes e a situação brasileira atualizada.

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:folha-informativa-novo-coronavirus-2019-ncov&Itemid=875

Bebê é diagnosticado com coronavírus 30 horas após nascer na China

Um bebê da cidade chinesa de Wuhan, epicentro da epidemia, foi diagnosticado com o novo coronavirus 30 horas após o nascimento, nesta quarta-feira 5. A imprensa chinesa citou especialistas que disseram que poderia ser um caso de “transmissão vertical”, isso porque a mãe da criança, antes de dar à luz, realizou o teste para o vírus e o resultado foi positivo.

Na segunda-feira (3) a agência oficial de notícias Xinhua informou que um outro bebê, filho de mãe infectada, nasceu saudável e sem sinal da infecção pelo novo coronavirus, em província a mais de 2 mil quilômetros do epicentro da doença.

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/05/bebe-e-diagnosticado-com-coronavirus-30-horas-apos-nascer-na-china.ghtml

https://www.cartacapital.com.br/saude/bebe-e-diagnosticado-com-coronavirus-30-horas-apos-nascer-na-china/

O que a pandemia de SARS tem para nos ensinar?

Assistam o excelente documentário realizado pela National Geographic sobre a pandemia de SARS. Recomendamos o debate deste vídeo com as equipes de saúde e autoridades sanitárias.

https://youtu.be/-pKfXE8EMmw

Nota redigida por: Laura Czekster Antochevis

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.