coronavirus 25-02-20

CORONAVÍRUS: novos critérios para casos suspeitos do Covid-19

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (21) uma mudança nos critérios de definição de caso suspeito de infecção de coronavírus (COVID-19). A partir de agora, também se enquadram as pessoas com sintomas (febre e sinais respiratórios) provenientes de países como Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Cingapura, Vietnã, Tailândia e Camboja. Além da China que já estava no alerta. A mudança na definição de casos suspeitos levou em consideração o aumento de 14% no número de casos novos fora da China em apenas um dia.

Fonte: http://bit.ly/2SZGbf8

Brasil inclui mais 8 países em alerta para o novo coronavírus: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia foram incluídos nesta segunda-feira (24) nos critérios para análise de casos suspeitos.

O Ministério da Saúde ampliou, nesta segunda-feira (24), os critérios para definição de caso suspeito para o novo coronavírus. Agora, também estão enquadradas dentro desta definição as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem da Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia. Na sexta-feira (21), a pasta incluiu Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China. A decisão da pasta de aumentar o nível de segurança e sensibilidade da vigilância surgiu da preocupação que esses países têm gerado em decorrência da grande quantidade de casos do novo coronavírus nos últimos dias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esses países têm pelo menos cinco casos com transmissão interna da doença.

Fonte: http://bit.ly/2PlVD2K

Itália conta com mais de 200 casos de coronavírus

Itália se torna primeiro país europeu a decretar quarentena em cidades inteiras, isolando cerca de 52 mil pessoas. No sábado, as autoridades italianas confirmaram a morte de duas pessoas pela doença, em Vêneto e na Lombardia.

A medidas para conter a disseminação do coronavírus provocaram a suspensão do tradicional Carnaval de Veneza, um dos eventos mais importantes da cidade dos canais e que havia começado há uma semana, com encerramento originalmente previsto para esta terça-feira.

Fonte OMS: http://bit.ly/39VrVto

Fonte imprensa em português: http://bit.ly/37Zc1Ng

Coronavírus no Japão: aumento de casos

Recentemente o CDC confirmou casos de disseminação na comunidade japonesa, não relacionados a viagens. Assim, idosos e pessoas com doenças crônicas devem evitar ou retardar viagens ao país, pelo risco de contrair Covid-19.

Fonte: http://bit.ly/2SXF9jC

Vai doar sangue? Atualizadas as regras de triagem incluindo Coronavírus

A Anvisa e o Ministério da Saúde incluíram o coronavírus na atualização de critérios técnicos para triagem clínica de candidatos à doação de sangue. Geralmente focada em dengue, chikungunya e zika, neste ano a atualização incluiu o novo agente descoberto recentemente na China (Covid-2019) e outras variações já conhecidas do coronavírus – Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers, do inglês Middle East Respiratory Syndrome). A ação é preventiva e deverá ser adotada por todos os bancos de sangue do país.

Fonte: http://bit.ly/2TipXMO

Brasileiros a salvo! Pessoas resgatadas da China deixam quarentena em Anápolis

O grupo de 58 pessoas que estava em quarentena desde 9 de fevereiro na base aérea de Anápolis, depois do resgate de 34 delas da cidade de Wuhan, na China, foi liberado neste domingo (23/02), quatro dias antes do previsto. A liberação foi feita após a confirmação de que os repatriados não estão infectados pelo novo coronavírus. Na última sexta-feira, foi feita a terceira e última coleta de material no Brasil para exame específico para o novo coronavírus, e a análise do Laboratório Central do Estado de Goiás mostrou resultados negativos. Cada um dos repatriados recebeu uma declaração do Ministério da Saúde informando o estado de saúde livre da doença pelo novo coronavírus.

Fonte: http://bit.ly/3a6L7oe  e http://bit.ly/2v6EXWi

Nota redigida por: Laura Czekster Antochevis e Antonio Tadeu Fernandes

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.