coronavirus

Brasil confirma 1º caso de coronavírus!

Em 25 de fevereiro de 2020, após 12h, o Hospital Israelita Albert Einstein registrou a notificação de caso suspeito de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). No atendimento, adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo/SP. Traz o histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), à trabalho, sozinho, no período de 09 a 21 de fevereiro. Iniciou com sinais e sintomas (Febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão.

Este é o primeiro caso com teste positivo para o novo coronavírus, confirmado pelo IAL.

Fonte: http://bit.ly/383m4AX 

COLETIVA DE IMPRENSA: Ministério realizou coletiva sobre novo coronavírus dia 26-02-20

O Ministério da Saúde atualizarou a situação nacional sobre o novo coronavírus e atenderá questionamentos da imprensa, nesta quarta-feira (26), às 11h30, em Brasília (DF).

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=UQXBloE-iaY 

#Coronavírus: ações da Anvisa em relação ao primeiro caso no Brasil

Diante de exame preliminar que deu resultado positivo para coronavírus (Covid-19), confirmado pelo Instituto Lutz em um passageiro que veio da Itália para o Brasil, a Anvisa já tomou as seguintes medidas:

–           Solicitou à companhia aérea a lista de passageiros que estavam no mesmo voo do passageiro com resultado positivo para coronavírus. O documento será encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito.

–           Aumentou a criticidade no monitoramento dos voos internacionais provenientes de países onde há casos confirmados da doença. A lista foi atualizada na segunda-feira (24/2) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: http://bit.ly/2w9yXMi 

Acompanhe on-line as atualizações da OMS sobre o Covid-19 novo coronavírus

Fique por dentro das principais ações da OMS desde o início desta pandemia, que chegou ao Brasil.

A notícia mais recente é: a equipe de 25 especialistas internacionais e chineses viajou para várias províncias diferentes, com um pequeno grupo indo para Wuhan, o epicentro do surto.

Em uma entrevista coletiva em Genebra, na terça-feira, 25 de fevereiro, o Dr. Bruce Aylward, líder da missão, relatou o que a China fez, seu impacto e implicações.

Fonte: http://bit.ly/32sltYa

Nota redigida por: Laura Czekster Antochevis


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.