O enfermeiro desempenha um papel muito importante na equipe de cuidados paliativos, particularmente na obtenção de conforto para o doente, podendo-se utilizar de procedimentos, medicamentos e abordagens proporcionando bem estar físico até o final da vida.

Foi realizada uma revisão de literatura com artigos científicos que identificavam o conhecimento dos enfermeiros sobre cuidados paliativos e suas implicações durante a vivência dessa prática, e como objetivo específico: analisar a formação e experiência em cuidados paliativos dos enfermeiros.

No Brasil ainda há poucos serviços que proporcionem esses cuidados, e o conhecimento dos profissionais de saúde é escasso, o que pode ser observado desde a sua formação acadêmica, na qual não são preparados para lidar com a paliação.

Há a necessidade de serem incluídos nos currículos de graduação o suporte educacional relacionado a esse tema, bem como a continuação da educação, através da educação permanente em ambiente hospitalar para os profissionais de saúde.

 

Autoras: Juliana Anjos e Anjos e Thalita Gomes do Carmo

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.