fbpx


CCIH Cursos: há 20 anos disseminando sabedoria

Dias
Horas
Minutos
EM CONTAGEM REGRESSIVA PARA A JORNADA DE SEGURANÇA DO PACIENTE. INSCREVA-SE GRATUITAMENTE!
logo-ccih-famesp-496-x-866-px-1

Como identificar um surto de IRAS se não tenho série histórica?

Como identificar um surto de IRAS se não tenho série histórica?

Identificar um surto de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) sem uma série histórica pode ser um desafio para profissionais de saúde.

A detecção rápida de surtos de IRAS é essencial para implementar medidas de controle e prevenção, evitando a disseminação da infecção.

Necessito incilamente confirmar se estou realmento diante de um surto para depois caracterizar sua cadeia epidemiológica e assim implantar as medidas adequadas para erradicar este problema emergente.

Portanto, o controle de um surto é a emergência de uma CCIH e sua prórpia razão de ser.

Quando eu tenho série histórica, posso utilizar programas como o Excel para facilmente calcular meus limites endêmicos e assim identificar proativamente quando estou diante de um surto, mas e quando eu não tiver? Neste vídeo explicamos o passo a passo do que fazer nestes casos, utilizando o programa EPIINFO.

O EPIINFO é um software gratuito desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Centro de Controle de Doenças (CDC) que permite a análise de dados epidemiológicos.

Ele pode ajudar em como coletar dados relevantes para identificar um surto de IRAS, como número de casos, localização, período de ocorrência, entre outros.

Neste vídeo, o nosso coordenador Tadeu Fernandes demonstra como utilizar o EPIINFO para analisar os dados coletados e identificar padrões que possam indicar a ocorrência de um surto.

Ele poderá também ser utilizado, como veremos, para saber se o surto foi efetivamente controlado.

Assista o video a seguir onde nosso corrdenador Tadeu Fernandes explica como utilizar esta ferramenta.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress
×