As pneumonias atendidas nos hospitais são classificadas como pneumonia adquirida na comunidade, pneumonia adquirida no hospital e pneumonia associada à ventilação mecânica que é objeto deste estudo. Para se notificar este tipo de pneumonia é necessário seguir alguns critérios e o critério aqui utilizado foi o do Centers for Diseases Control and Prevention (CDC).

O estudo justifica-se por ser um tema de grande importância para os controladores de infecção, já que o critério do CDC sofreu atualização no ano de 2013 e acarretará em mudanças na forma de avaliar e notificar uma pneumonia associada à ventilação mecânica. Objetivou-se apresentar as mudanças que poderão ocorrer nas notificações dos hospitais com a utilização dos novos critérios do CDC para pneumonia relacionada à ventilação mecânica.

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e foi realizado por discente do curso de MBA Gestão em Saúde e Controle de Infecção da Faculdade Método de São Paulo como trabalho de conclusão de curso. O estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da instituição em 23/03/2014. Foi realizado com 13 pacientes da UTI sendo que apenas 06 foram destacados no trabalho por evoluírem com a infecção.

A análise e apresentação dos dados permitiram avaliar os dois critérios, NHSN/2008 e NHSN/2013. As mudanças relacionadas à notificação de casos de pneumonia relacionada à ventilação mecânica serão grandes, já que o novo critério apresenta-se mais detalhado e mais elaborado que o antigo.

 

Autora: OTÁVIA MARIANA LOPES ISAAC

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.