Promoção Juho Azul Celeste - Inscrição por apenas R$ 50,00 e mensalidades por apenas R$ 250,00

ANVISA: atualização da Nota Técnica sobre controle de infecções pelo Sars-CoV-2 em instituições de longa permanência para idosos (ILPI)

Foi atualizada em 27 de maio, a Nota Técnica 05/2020, que aborda as orientações mínimas para as ILPIs quanto às medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos residentes, principalmente com relação aos casos suspeitos ou confirmados de COVID19, segundo as orientações divulgadas pela OMS e CDC.

Confira as principais alterações:

  • Recomendações para o uso de máscaras faciais por todas as pessoas, dentro da ILPI.
  • Foi adicionada uma recomendação para designar um responsável para gerenciar as medidas de prevenção e controle da disseminação do SARS-CoV-2 na instituição.
  • Inclusão de orientação para a notificação dos casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 à Secretaria de Saúde local.
  • Inclusão de recomendação para monitoramento de sintomas apresentados pelos profissionais/cuidadores.
  • Inclusão de sinais e sintomas de gravidade para Síndrome Gripal.

Fonte: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/alertas/item/nota-tecnica-gvims-ggtes-anvisa-n-05-2020?category_id=244

OPAS: a luta contra o COVID-19 também inclui tratamento de doenças crônicas

A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, disse nesta terça-feira (26) que a resposta à pandemia de COVID-19 na Região das Américas deve incluir atenção às doenças não transmissíveis, uma vez que uma em cada quatro pessoas correm maior risco de desenvolver a forma grave da COVID-19 por ter problemas crônicos de saúde.

Ressaltando que os mais de 2,4 milhões de casos e mais de 143 mil mortes transformaram as Américas no epicentro da pandemia de COVID-19, Etienne disse em coletiva de imprensa que, “à medida que os casos continuam a aumentar em nossa região, os esforços para proteger pessoas com condições de saúde pré-existentes devem se intensificar”.

Pessoas com diabetes têm duas vezes mais chances de ter doença grave ou de morrer devido à COVID-19 e 28% dos pacientes com câncer que contraíram o novo coronavírus vieram a óbito em comparação com 2% do total de pacientes, disse a diretora da OPAS, citando estudos recentes. Fumar também aumenta a chance de doença grave.

Fonte: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6181:diretora-da-opas-afirma-que-luta-contra-a-pandemia-de-covid-19-deve-incluir-tratamento-de-doencas-cronicas&Itemid=839

CDC – Comunidades, escolas, locais de trabalho e eventos: ações que indivíduos, empresas, departamentos de saúde e comunidades (como escolas) podem adotar para retardar a disseminação do COVID-19

O CDC construiu uma página contendo informações sobre atitudes e planejamentos que indivíduos e comunidades devem tomar para prevenir a disseminação do novo coronavírus. Por exemplo:

– No trabalho – recomendações se você ainda está pensando em reabrir, se você já abriu seu estabelecimento, estratégias para uso de EPIs nestes ambientes,etc;

– Na universidade ou no colégio – considerações para reabertura e guias de limpeza e desinfecção para esses ambientes;

– Desabrigados  – como os serviços de abrigo devem operar, quais suprimentos são indispensáveis nestes locais, etc.

Fonte: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/community/index.html

Recomendações do CDC para se proteger no transporte público

Considerações gerais para usar todos os tipos de transporte:

– Pratique a higiene das mãos e etiqueta respiratória

  • Antes de sair, lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou use um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool.
  • Quando chegar ao seu destino, lave as mãos novamente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou use um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool o mais rápido possível após a chegada.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Cubra a tosse e espirre com um lenço de papel ou use a parte interna do cotovelo. Jogue lenços usados no lixo e lave as mãos imediatamente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou use um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool.

 – Pratique o distanciamento social

  • Durante a viagem, tente manter pelo menos 2 metros de pessoas que não estão em sua casa – por exemplo, quando você está esperando em uma estação de ônibus ou selecionando assentos em um trem.

– Use máscaras de pano.

  • Use uma cobertura de pano quando o distanciamento físico for difícil.
  • Nota: Os revestimentos de pano não devem ser colocados em:

Bebês e crianças menores de 2 anos

Quem tem dificuldade em respirar ou está inconsciente

Qualquer pessoa incapacitada ou incapaz de remover a cobertura do pano sem assistência

  • As coberturas faciais de pano destinam-se a proteger outras pessoas, caso o usuário esteja inconscientemente infectado, mas não tenha sintomas.

– Evite tocar nas superfícies

  • Limite o toque de superfícies tocadas com frequência, como quiosques, interfaces digitais, como telas sensíveis ao toque e scanners de impressões digitais, máquinas de venda de bilhetes, catracas, corrimãos, superfícies de banheiros, botões de elevador e bancos, tanto quanto possível.
  • Se você precisar tocar nessas superfícies, assim que puder, lave as mãos por 20 segundos com água e sabão ou esfregue as mãos com um desinfetante contendo 60% de álcool.
  • Use pagamento sem toque e lixeiras e portas sem toque, quando disponíveis. Troque dinheiro ou cartões de crédito colocando-os em uma bandeja de recibos ou no balcão, em vez de manualmente, se possível.

Fonte: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/daily-life-coping/using-transportation.html

Manifesto da OMS para uma recuperação saudável do COVID-19

“A pandemia é um lembrete do relacionamento íntimo e delicado entre as pessoas e o planeta. Quaisquer esforços para tornar nosso mundo mais seguro estão fadados ao fracasso, a menos que abordem a interface crítica entre pessoas e patógenos e a ameaça existencial das mudanças climáticas, que está tornando nossa Terra menos habitável. ”

Prescrições para uma recuperação saudável e verde

  1. Proteger e preservar a fonte de saúde humana: Natureza.
  2. Invista em serviços essenciais, de água e saneamento a energia limpa em unidades de saúde.
  3. Garanta uma transição energética rápida e saudável.
  4. Promover sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis.
  5. Construa cidades saudáveis e habitáveis.
  6. Pare de usar o dinheiro dos contribuintes para financiar a poluição.

Diretor-Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus. Discurso na 73ª Assembléia Mundial da Saúde. 18 de maio de 2020.

Fonte: https://www.who.int/news-room/feature-stories/detail/who-manifesto-for-a-healthy-recovery-from-covid-19

OMS: Manejo clínico do COVID-19

A OMS divulgou uma orientação destinada a clínicos que cuidam de pacientes com COVID-19 durante todas as fases de sua doença (ou seja, triagem para alta). Esta atualização foi expandida para atender às necessidades dos médicos da linha de frente e promove uma abordagem multidisciplinar para cuidar de pacientes com COVID-19, incluindo aqueles com doença leve, moderada, grave e crítica. O documento traz: caminho para o tratamento com COVID-19, tratamento de infecções agudas e crônicas, tratamento de manifestações neurológicas e mentais, doenças não transmissíveis, reabilitação, cuidados paliativos, princípios éticos e notificação de morte.

https://www.who.int/publications-detail/clinical-management-of-covid-19

Estudo da OMS sugere que o tabagismo está associado com pior prognóstico dos pacientes com COVID-19

No momento desta revisão, as evidências disponíveis sugerem que o tabagismo está associado ao aumento da gravidade da doença e da morte em pacientes COVID-19 hospitalizados. Embora provavelmente relacionado à gravidade, não foram encontradas evidências para quantificar o risco para fumantes de hospitalização com COVID-19 ou de infecção por SARS-CoV-2 na literatura revisada por pares. São necessários estudos populacionais para abordar essas questões.

Dados os danos bem estabelecidos associados ao uso de tabaco e à exposição passiva ao fumo; a OMS recomenda que os usuários de tabaco parem de usar tabaco.

Fonte: https://www.who.int/news-room/commentaries/detail/smoking-and-covid-19 

FDA envia carta aos prestadores de saúde americanos: Use o ciclo correto e os respiradores N95 compatíveis ao descontaminar respiradores com sistemas de esterilização STERRAD

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA lembra a equipe de reprocessamento das unidades de saúde para usar o ciclo de descontaminação correto, associado a certos modelos dos Sistemas de Esterilização STERRAD dos Produtos de Esterilização Avançados (ASP) e para descontaminar apenas respiradores N95 compatíveis ou equivalentes para a reutilização durante a pandemia de COVID-19.

Os sistemas de esterilização da ASP STERRAD usam peróxido de hidrogênio vaporizado para descontaminar os dispositivos médicos. Somente a combinação de determinados modelos do sistema de esterilização ASP STERRAD e seu ciclo de descontaminação STERRAD associado, listados na Autorização de uso de emergência da FDA (EUA), e mostrada na tabela no site, estão autorizados para a descontaminação de respiradores N95 compatíveis.

Não foram relatados problemas ao FDA associados ao uso de um ciclo incorreto de descontaminação com os Sistemas de Esterilização ASP STERRAD, para descontaminar respiradores N95 compatíveis ou equivalentes, para reutilização por usuário único.

O FDA recomenda que o pessoal de reprocessamento nas unidades de saúde:

  • Reconheça que os novos respiradores N95 e equivalentes a N95, quando disponíveis, são sempre a primeira escolha para os profissionais de saúde.
  • Confirme se os respiradores N95 ou N95 equivalentes para descontaminar não contêm celulose (ou seja, materiais à base de papel). Os respiradores que contêm celulose são incompatíveis com a descontaminação por peróxido de hidrogênio vaporizado.
  • Use apenas o ciclo Express para o sistema STERRAD 100NX. Não use outros ciclos disponíveis no sistema STERRAD 100NX para descontaminar os respiradores N95 compatíveis.
  • Se seu sistema atualmente não possui o ciclo Express, considere a atualização de software disponível pelo fabricante para adicionar esse ciclo ao sistema STERRAD 100NX em sua instalação.
  • Use apenas o ciclo 100S para descontaminar os respiradores N95 compatíveis com o sistema STERRAD 100S.
  • Use apenas o ciclo Padrão para descontaminar os respiradores N95 compatíveis com o sistema STERRAD NX.

Fonte: https://www.fda.gov/medical-devices/letters-health-care-providers/use-correct-cycle-and-compatible-n95-respirators-when-decontaminating-respirators-sterrad 

Conselho Nacional de Saúde emite comunicado sobre o tratamento de pacientes com COVID-19

No último dia 22, o CNS liberou uma nota, onde recomenda a suspensão imediata das Orientações do Ministério da Saúde para manuseio medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da COVID-19, como ação de enfrentamento relacionada à pandemia do novo coronavírus.

O documento relata tudo que foi considerado para o consenso da recomendação, e ainda frisa:

  • Que se suspenda as Orientações para manuseio medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da COVID-19, publicadas em 20 de maio de 2020, autorizando uso de cloroquina/hidroxicloroquina para tratar sintomas leves da COVID-19;
  • Que não libere uso de qualquer medicamento como preventivo ou para tratamento da COVID-19 pela ausência de confirmações de uso seguro aos usuários; e
  • Que, assessorando o governo federal, desempenhe seu papel na defesa da ciência e a redução da dependência de equipamentos e insumos, construindo uma ampla e robusta produção nacional.

Fonte: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1193-recomendacao-n-042-de-22-de-maio-de-2020

Elaborado por: Laura Czekster Anthochevis

Contato: [email protected]



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.