Encaminhamos mais um boletim de atualizações trazendo a programação da TVCCIH da semana de 20 a 24/07, link para cursos sobre Covid-19 em português, gratuitos elaborados pela OPAS e OMS, orientações para uso de EPIs e saúde ocupacional no contexto da pandemia.

Programação da TVCCIH

A TV CCIH continua com programação todas as noites de segunda a sexta feira nos encontros com nossos professores e no programa SuperAção, nos quais sintetizamos o conteúdo das aulas, debatemos dúvidas dos alunos e estudamos os impactos desta pandemia. Veja as programações desta semana.

  • Dia 20/07 as 20:30; encontro com o professor Ismael Corte Inácio Junior; tema: aspectos legais. Link:  https://youtu.be/Xo5U7R65Ap8
  • Dia 21/07 as 20:00; SuperAção com a infectologista Ana Helena Germoglio; tema: tratamento do Covid-19 (antivirais). Link: https://youtu.be/24mR0f3kTV4
  • Dia 22/07 as 20:30; encontro com a Professora Kazuko Graziano; tema: processamento de produtos hospitalares. Link: https://youtu.be/fxF0jZrDXuE
  • Dia 23/07 as 20:00; SuperAção com Vital Ribeiro; tema: resíduos dos serviços de saúde. Link: https://youtu.be/NEdjqqHYQJc
  • Dia 24/07 as 20:30; encontro com a professora Rosangela Oliveira; tema: avanços em coberturas para pele. Link: https://youtu.be/b-PkfDA8B-s 

Cursos virtuais sobre COVID-19 para gestores e profissionais de 19 estados

Secretarias Estaduais de Saúde de 19 estados brasileiros disponibilizarão uma série de cursos virtuais sobre prevenção e controle da COVID-19 (e outras doenças infecciosas) para gestores e trabalhadores de saúde de diversas áreas. A iniciativa será lançada nesta quarta-feira (15), às 14h30, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A cerimônia será transmitida ao vivo pelas redes sociais do CONASS:  youtube.com/conassoficial e facebook.com/conassoficial.

Os cursos foram desenvolvidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e traduzidos para português pela OPAS. Os temas são: cuidados clínicos relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); projeto para Unidade de Tratamento de SRAG; prevenção e controle de infecções causadas pelo novo coronavírus; e doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo a COVID-19.

Fonte: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6230:conass-escolas-de-saude-publica-e-opas-disponibilizam-cursos-virtuais-sobre-covid-19-para-gestores-e-profissionais-de-19-estados&Itemid=844

Mais de 150 países manifestam interesse em mecanismo de acesso global à vacina contra COVID-19

Setenta e cinco países manifestaram interesse em aderir ao mecanismo COVAX, projetado para garantir o acesso rápido, justo e equitativo às vacinas contra COVID-19 em todo o mundo.

Os 75 países que financiariam as vacinas com seus próprios orçamentos públicos, fecharam parceria com até 90 países de baixa renda que poderiam ser apoiados por meio de doações voluntárias ao Gavi’s COVAX Advance Market Commitment (AMC). Junto, esse grupo de até 165 países representa mais de 60% da população do mundo. No grupo, há representantes de todos os continentes e mais da metade das economias mundiais do G20.

“O COVAX é a única solução verdadeiramente global para a pandemia de COVID-19”, afirmou Seth Berkley, CEO da Gavi, the Vaccine Alliance. “Para a grande maioria dos países, se podem pagar suas próprias doses ou precisar de assistência, isso significa receber uma parcela garantida de doses e evitar serem empurrados para o fim da fila, como vimos durante a pandemia de H1N1, uma década atrás. Mesmo para os países que conseguem garantir seus próprios acordos com os fabricantes de vacinas, esse mecanismo representa, por meio de seu portfólio líder mundial de candidatos a vacinas, um meio de reduzir os riscos associados às vacinas candidatas que não demonstram eficácia ou obtêm licença”.

Fonte: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6231:mais-de-150-paises-manifestam-interesse-em-mecanismo-de-acesso-global-a-vacina-contra-covid-19&Itemid=812

CDC – Quando usar luvas

Para o público em geral, o uso de luvas não é necessário na maioria das situações. O CDC recomenda o uso de luvas quando estiver cuidando de alguém que esteja doente.

– Na limpeza: Quando você estiver limpando e desinfectando sua casa rotineiramente.

Lave as mãos depois de remover as luvas.

-Ao cuidar de alguém que está doente: Se você estiver cuidando de alguém doente em casa ou em outro ambiente que não seja de saúde

Use luvas descartáveis ao limpar e desinfetar a área ao redor da pessoa que está doente ou outras superfícies que possam ser freqüentemente tocadas em casa.

Use luvas descartáveis ao tocar ou ter contato com sangue, fezes ou fluidos corporais, como saliva, muco, vômito e urina.

Depois de usar luvas descartáveis, jogue-as fora em uma lata de lixo forrada. Não desinfete nem reutilize as luvas.

Lave as mãos depois de remover as luvas.

Quando as luvas não são necessárias:  Usar luvas fora desses casos (por exemplo, ao usar um carrinho de compras ou um caixa eletrônico) não necessariamente o protege contra a obtenção do COVID-19 e ainda pode levar à propagação de germes.

A melhor maneira de se proteger de germes ao executar tarefas e depois de sair é lavar regularmente as mãos com água e sabão por 20 segundos ou usar um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool.

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/gloves.html

CDC – Estratégias para otimizar o fornecimento de proteção ocular

O documento do CDC oferece uma série de estratégias ou opções para otimizar o suprimento de proteção ocular em ambientes de assistência médica quando o suprimento é limitado.

A capacidade de pico refere-se à capacidade de gerenciar um aumento repentino e inesperado no volume de pacientes que, desafiaria ou excederia a capacidade atual de uma instalação. Embora não haja medições ou gatilhos comumente aceitos para distinguir a capacidade de surto da capacidade diária de atendimento ao paciente, a capacidade de surto é uma estrutura útil para abordar uma oferta reduzida de proteção ocular durante a resposta COVID-19.

Confira no documento orientações para priorizar medidas para conservar os suprimentos de proteção ocular ao longo do tratamento contínuo. Além disso, traz informações sobre reprocessamento destes insumos.

Fonte: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/hcp/ppe-strategy/eye-protection.html

Saúde e Segurança Ocupacional – informe-se!

Na última terca-feira, 14 de julho, a CCIH Cursos realizou uma edição especial sobre Saúde Ocupacional, importante tema a ser abordado, especialmente em tempos de COVID-19. Os especialistas convidados foram o coordenador do projeto Trabalhador Saudável – Paciente Vivo e Representante dos Empregadores na Comissão Tripartite Permanente Nacional (CTPN) da NR 32., Mauro Daffre, e o professor e consultor em Segurança e Saúde do Trabalho, Edivaldo Gregório. O programa tratou dos principais acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em instituições de saúde, legislação pertinente, estratégias para promover ambientes mais seguros, dentre outras dúvidas que surgiram do público.

Para complementar esta aula, os palestrantes disponibilizaram alguns conteúdos de muita relevância no tema:

HOSPITAIS 1.0 – Artigo nº 01 Segue anexo PDF e link do PDF: http://www.nosevoce.com.br/download/2020/Edivaldo-Artigo01-SetorSaude.pdf

MEDICAL FAIR BRASIL – Convite A feira acontece nos dias 16 e 17/09/20 no Expo Center Norte No dia 17/09 a partir das 15h às 19h acontece o Seminário de Segurança dos Profissionais de Saúde. Mauro Daffre, Dra Amber Hogan Mitchell, Patricia Romano e Edivaldo Gregório serão os palestrantes. Programação completa e Inscrições Gratuitas: https://medicalfair-brasil.com.br/pt/conference/seminario-de-seguranca-dos-profissionais-de-saude

Elaborado por Laura Czekster Anthochevis

Contatos: laura_czeats@hotmail.com  ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.