Inscreva-se já.

A OMS publicou hoje a nova edição de suas Listas Modelo de Medicamentos Essenciais e Medicamentos Essenciais para Crianças, que incluem novos tratamentos para vários tipos de câncer, análogos de insulina e novos medicamentos orais para diabetes, novos medicamentos para ajudar as pessoas que desejam parar de fumar e novos antimicrobianos para tratar infecções bacterianas e fúngicas graves.

As listagens têm como objetivo atender às prioridades globais de saúde, identificando os medicamentos que oferecem os maiores benefícios e que devem estar disponíveis e acessíveis para todos. No entanto, os altos preços dos medicamentos novos patenteados e dos medicamentos mais antigos, como a insulina, continuam a manter alguns medicamentos essenciais fora do alcance de muitos pacientes.

“O diabetes está aumentando globalmente e aumentando mais rapidamente nos países de baixa e média renda”, disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS. “Muitas pessoas que precisam de insulina enfrentam dificuldades financeiras para acessá-la ou ficam sem ela e perdem a vida. Incluir análogos de insulina na Lista de Medicamentos Essenciais, juntamente com esforços para garantir acesso acessível a todos os produtos de insulina e expandir o uso de biossimilares, é um passo vital para garantir que todos que precisam deste produto salva-vidas possam acessá-lo.”

Em relação aos antimicrobianos, os novos medicamentos listados incluem cefiderocol, um antibiótico do grupo de “reserva” eficaz contra bactérias multirresistentes, antifúngicos de equinocandina para infecções fúngicas graves e anticorpos monoclonais para a prevenção da raiva – os primeiros anticorpos monoclonais contra uma doença infecciosa a serem incluídos nas Listas de Modelos. As listas atualizadas também apresentam novas formulações de medicamentos para infecções bacterianas comuns, hepatite C, HIV e tuberculose, para melhor atender às necessidades de dosagem e administração de crianças e adultos.

https://www.who.int/news/item/01-10-2021-who-prioritizes-access-to-diabetes-and-cancer-treatments-in-new-essential-medicines-lists

Sinopse por Laura Czekster Anthochevis

Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH, CME e EQS