A OMS alerta que a infecção por HIV aumenta o risco de COVID-19 grave e crítico
Um novo relatório da OMS confirma que a infecção por HIV é um fator de risco independente significativo para a apresentação de COVID-19 grave / crítica na admissão hospitalar e mortalidade intra-hospitalar. No geral, quase um quarto (23,1%) de todas as pessoas vivendo com HIV que foram hospitalizadas com COVID-19 morreram.
O relatório é baseado em dados de vigilância clínica de 37 países em relação ao risco de resultados ruins de COVID-19 em pessoas que vivem com HIV (PVHIV) internadas em hospitais por COVID-19.
Ele descobriu que o risco de desenvolver COVID-19 grave ou fatal era 30% maior em PVHIV em comparação com pessoas sem infecção por HIV. Condições subjacentes, como diabetes e hipertensão, são comuns entre PVHIV. Entre as PVHIV masculinas com idade superior a 65 anos, a diabetes e a hipertensão foram associadas a um risco aumentado de COVID-19 mais grave e fatal. Essas condições são conhecidas por colocar as pessoas em maior risco de doenças graves e morte.
Isso destaca a necessidade de as PVHIV permanecerem o mais saudáveis possível, acessar e tomar regularmente seus medicamentos ARV e prevenir e controlar as condições subjacentes. Isso também significa que as pessoas que vivem com HIV – independentemente de seu estado imunológico – devem ser priorizadas para vacinação na maioria dos locais. Uma pesquisa informal da OMS revelou que de 100 países com informações, 40 países priorizaram as PVHIV para a vacinação COVID-19.
Elaborado por Laura Czekster Anthochevis
Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104
Ficou interessado? Conheça nossos cursos MBA's e Express