A infecção do trato urinário é uma das infecções mais comuns que ocorre principalmente após a cateterização vesical. São várias as medidas fortemente recomendadas para a prevenção da infecção do trato urinário associado a cateterização. A enfermagem é responsável pela execução do procedimento técnico. Cabe ao profissional que executa esse procedimento e que gerencia as demais atividades, definir estratégias e protocolos de ação com o objetivo de prevenir a sua ocorrência.

O estudo justifica-se para demonstrar a importância dos cuidados prestados pela equipe de enfermagem na prevenção da Infecção do Trato Urinário relacionada ao Cateter buscando assim melhorar a qualidade da assistência ao paciente. Objetivou-se identificar quais são os cuidados prestados pela equipe de Enfermagem ao paciente cateterizado e quais deles são importantes na prevenção da Infecção do trato urinário relacionado ao cateter. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura.

Para esse estudo, foram usadas como fontes bibliográficas, produções científicas nacionais e internacionais relacionadas ao tema. Considerações Finais: Na pesquisa ficou evidente que os cuidados de enfermagem ao paciente em uso da sonda vesical de demora são importantes na prevenção da Infecção do Trato Urinário relacionada ao Cateter, já que atua na inserção, manutenção, monitoração e retirada do cateter, considerando as atribuições de cada categoria profissional.

Percebe-se uma escassez de pesquisas clínicas realizadas por enfermeiros nas intervenções de enfermagem na redução dos riscos de infecção do trato urinário e complicações relacionadas ao uso de cateteres.

 

Autoras: Adiane Carlesso e Carolise Ana Basso

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.