Papel da enfermagem no gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

Objetivo: conhecer a relação da enfermagem com o gerenciamento de resíduos de serviço de saúde e suas implicações.

Métodos: revisão bibliográfica de natureza descritiva, realizada entre o período de 2010 a 2016. Foram adotados, como critério de inclusão, artigos que apresentaram referência e coerência ao tema, problemática do estudo e que continham os descritores selecionados. Foram excluídos os artigos que não tinham relação com o objetivo do estudo e trabalhos não encontrados na íntegra. Resultados: foram encontrados 29 artigos relacionados a temática do trabalho, destes foram selecionados 10 artigos, os quais se enquadravam na proposta do trabalho.

Conclusão: os profissionais de enfermagem têm um papel fundamental no processo de gerenciamento de resíduos, e faz parte das suas ações promover também a saúde do meio ambiente, porém por diversos fatores não possuem conhecimento pleno sobre o assunto, podendo colocar o ambiente, o paciente e os demais profissionais em risco.

Diante da revisão de literatura fica evidente que os profissionais de enfermagem têm um papel fundamental no processo de gerenciamento de resíduos, e que faz parte das suas ações promover também a saúde do meio ambiente, porém por diversos fatores não possuem conhecimento pleno sobre o assunto.

Nesse sentido observou-se a necessidade de discutir mais sobre o tema proporcionando espaços para a reflexão crítica no ambiente hospitalar e também no ambiente de formação do profissional, buscando ressaltar os possíveis danos causados pelo manejo inadequado de resíduos hospitalares.

É fundamental também, ter o envolvimento de toda direção do serviço de saúde, ter a participação ativa da educação continuada nesse processo e trabalhar nas dificuldades encontradas pela equipe de enfermagem em praticar o gerenciamento de resíduos de maneira correta.

 

Autora: ANDRESSA ACHUCARRO O. JAFAR

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.