Sobre o professor Antonio Tadeu Fernandes
Seis décadas de plena atividade com inovação e criatividade, quebrando paradigmas e vencendo desafios pela coletividade e estruturação da assistência primária, secundária, terciária e quaternária, criando oportunidades para carreira dos gestores e profissionais de saúde humana. Minha história valida o conhecimento que transmito.
Década de 70 do século XX
- Médico pela FMUSP São Paulo, CRMSP 21.813
- Residência em Moléstias Infecciosas no HC FMUSP São Paulo
- Organizador da CCIH do Hospital do SEPACO
- Preconceitos que enfrentei vitoriosamente: todos sabem usar antibiótico, que curarão todas as infecções; hospital ambiente insalubre; infecções hospitalares são inevitáveis.
Década de 80 do século XX
- Formação em controle de infecção em curso ministrado pelo Professor Uriel Zanon.
- Autor de artigo sobre papel da equipe multidisciplinar em CCIH na revista O Mundo da Saúde.
- Criação e coordenação da Núcleo Paulista de Estudos em Controle de Infecção , embrião da APECIH
- Participação no Curso Básico de Controle de Infecção Hospitalar do Ministério da Saúde.
- Implantação e coordenação de Centro de Treinamento do Ministério da Saúde para difusão do Curso Básico de Controle de Infecção Hospitalar.
- Fundação e primeiro presidente da pioneira APECIH
- Médico da CCIH do Hospital Alvorada, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Santa Catarina, além de continuar no Hospital do SEPACO.
- Organização do Primeiro Congresso Brasileiro de Controle de Infecção
- Integração nacional de entidades estaduais de controle de infecção com a ABIH
- Desafios da década: pandemia da AIDS e a comoção com a morte do presidente Tancredo Neves e a implantação de CCIH nos hospitais.
Década de 90 do século XX
- Participação no comitê de organização do Programa CQH da APM e CREMESP, o pioneiro em certificação de qualidade hospitalar no Brasil.
- Coordenação de um curso de especialização em CCIH pela Faculdade São Camilo, na unidade Pompeia.
- Organização de uma equipe multidisciplinar para elaboração de um livro sobre prevenção e controle de infecção hospitalar, que foi publicado em janeiro de 2.000 com sucesso absoluto, se tornando a “Biblia do Controle de Infecção”
- Desafio da década: difusão do controle de infecção e da qualidade hospitalar
Primeira década do século XXI
- Publicação do livro Infecção Hospitalar e suas Interfaces na Área da Saúde.
- Criação do site www.ccih.med.br incialmente para atualização e discussão do conteúdo do livro.
- Prêmio Jabuti como melhor publicação em ciências naturais e da saúde.
- Vínculo com a Faculdade Hoyler para coordenação de um curso sobre prevenção e controle de infecção.
- Integração dos cursos de pós-graduação com o conteúdo do site ccih.med.br
- Defesa de minha dissertação de mestrado, trazendo a pesquisa qualitativa para o controle de infecção ao estudar a percepção dos profissionais de saúde sobre as infecções hospitalares e as práticas de prevenção e controle.
- Dedicação exclusiva às atividades didáticas.
- Vínculo com a Faculdade INESP para elaboração e coordenação do curso MBA Gestão em Saúde e Controle de Infecção, pioneiro na integração do controle de infecção com a gestão de serviços de saúde, estudo do comportamento profissional, aspectos éticos e legais aplicados.
- Disseminação de turmas presenciais do MBA em todas as regiões geográficas do Brasil.
- Gravação das aulas ao vivo em plataforma própria, para oferecer atualização permanente aos alunos.
- Criação de grupos de WhatsApp para que os alunos debatessem suas dúvidas, possibilitando um networking.
- Desafio da década: consolidação do controle de infecção com parte fundamental da segurança dos pacientes e resistência microbiana superando a capacidade novos antimicrobianos.
Década 10 século XXI
- Vínculo com a Faculdade Método (FAMESP) para coordenação de cursos de pós-graduação lato sensu na área de saúde humana.
- Elaboração e coordenação, em conjunto com a professora Kazuko Uchikawa Graziano do curso MBA Gestão em Centro de Material e Esterilização.
- Criação do canal do YouTube TV CCIH, que entre outras transmissões apresenta semanalmente o programa SuperAção.
- Criação de um aplicativo de celular para facilitar os alunos terem acesso ao conteúdo do curso.
- Criação de cursos gratuitos disponíveis no canal do YouTube e de curta duração.
- Desafio da década: ampliar a abrangência controle de infecção para todas as atividades hospitalares e outros cenários assistenciais, aumento da resistência microbiana e integração multiprofissional em stewardship de antimicrobianos
Década de 20 do século XXI
- Adaptação, sem perder um dia de aula, de nosso curso para o formato EAD, devido restrições da pandemia.
- Consolidação do formato EAD, integrando aulas gravadas com atividades síncronas.
- Elaboração e coordenação, em conjunto inicialmente com a professora Laura Czekster Antochevis e atualmente com a professora Cassiana Prates, do curso MBA Gestão da Segurança do Paciente e Governança Clínica, inédito na integração com a vigilância epidemiológica hospitalar.
- Elaboração e coordenação, em conjunto com os professores João Vitor Laureano e Amanda Pires, do Grupo Propósito, dos cursos de especialização em farmácia clínica e hospitalar e de especialização em farmácia oncológica.
- Criação e consolidação do Instituto CCIH+ para integrar todas nossas atividades educativas e profissionais.
- Desafio da década: pandemia, acentuação da resistência microbiana, saúde única, pós-verdade, princípios da epidemiologia para saúde coletiva.
Conclusão
A pós-graduação de aproximadamente 20.000 profisisonais de saúde, a qualidade dos professores convidados, acesso permanente ao conteúdo do curso e nosso NPS acima de 93, o que nos colocar como excelência na avalição de nossos cursos, temos a certeza de oferecer um bom suporte didático para a Faculdade FAMESP continuar sua trajetória e missão educativa e social.
Sobre a Faculdade Método (FAMESP)
Com mais de 34 anos de experiência na área educacional e com conceito 4 no MEC, a FAMESP é uma instituição de ensino que já formou mais de 90.000 alunos. Sua missão é o desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano e, como compromisso, proporcionar um ensino de excelência e uma formação que prepare e habilite o profissional para uma rápida inserção no mercado de trabalho.
Em uma localização privilegiada, a 300 metros do Metrô Saúde, na Zona Sul de São Paulo,as nossas duas unidades contam com 6.400 m², 38 salas de aula, 21 laboratórios e 2 estúdios modernos para a gravação de aulas, lives e podcasts.
Sempre preocupados em acompanhar as transformações do mundo e do mercado trabalho, atuamos com inovação, foco em tecnologia e em oferecer o que há de mais moderno para os nossos alunos. Além disso, temos um olhar sensível para toda a comunidade e um dos nossos propósitos é o atendimento humanizado aos alunos.
Com um catálogo que contempla mais de 140 cursos nas áreas da Saúde, Estética, Medicina Humana, Medicina Veterinária e Tecnologia, contamos com formação nos níveis: Técnico, Especialização Técnica, Graduação, Pós-graduação e também cursos de curta duração e extensão.
Natureza Institucional e Vinculação Acadêmica
O Instituto CCIH+ constitui o instrumento educacional e acadêmico por meio do qual o Professor Antonio Tadeu Fernandes, médico infectologista, coordenador geral e docente da Faculdade FAMESP, principalmente nas áreas direta ou indiretamente relacionadas à prevenção e controle de infecções e da resistência antimicrobiana, segurança do paciente, epidemiologia hospitalar e gestão dos serviços de saúde, organiza, desenvolve e dá suporte às suas ações educativas no campo da saúde. Essas ações abrangem tanto a atuação docente em cursos formais de pós-graduação lato sensu da Faculdade FAMESP, quanto a produção e difusão de conteúdos científicos e educativos de acesso livre, voltados à educação permanente de profissionais da saúde.
O Instituto não se configura como instituição de ensino superior autônoma, nem como entidade responsável por certificação acadêmica ou titulação, mas como estrutura organizacional de apoio pedagógico, concebida para viabilizar a estratégia educacional adotada pelo Professor Antonio Tadeu Fernandes, fundamentada nos princípios da heutagogia, da aprendizagem ao longo da vida e da formação crítica de adultos.
As atividades desenvolvidas no âmbito do Instituto CCIH+ mantêm alinhamento formal e acadêmico com a Faculdade FAMESP, à qual são submetidos os projetos pedagógicos dos cursos, os processos avaliativos e os mecanismos de acompanhamento do ensino-aprendizagem, assegurando transparência institucional, coerência regulatória e qualidade acadêmica, em consonância com o sistema regulatório da educação superior brasileira.
Políticas Acadêmicas e Concepção Pedagógica
A proposta pedagógica do Instituto CCIH+ fundamenta-se nos princípios da educação de adultos e da heutagogia, valorizando a autonomia do estudante, a aprendizagem autodirigida e o desenvolvimento contínuo de competências profissionais.
Os conteúdos e metodologias adotados buscam favorecer a aprendizagem significativa, crítica e aplicada, respeitando o contexto profissional do aluno e promovendo formação interdisciplinar, reflexiva e alinhada às diretrizes científicas contemporâneas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
O Instituto CCIH+ utiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estruturado para assegurar organização pedagógica, acessibilidade, flexibilidade e rastreabilidade do processo de ensino-aprendizagem.
As unidades de aprendizagem são organizadas a partir de aulas previamente gravadas e cuidadosamente editadas, que constituem o eixo central do processo formativo, permitindo ao aluno acessar os conteúdos no momento mais adequado à sua rotina profissional. O acesso ao material educacional é permanente, favorecendo a aprendizagem contínua e autodirigida, em consonância com os princípios da heutagogia e da educação ao longo da vida. Por este motivo, o aluno mantém acesso integral ao conteúdo do cursos e seus materiais complementares mesmo após sua certificação.
Cada unidade de aprendizagem é composta, de forma padronizada, por:
- aula gravada como elemento estruturante do conteúdo;
- plataforma EAD própria que monitora as atividades dos alunos.
- objetivos educacionais claramente definidos;
- plano pedagógico da unidade;
- mapa mental organizador dos conceitos;
- e-books e materiais complementares;
- testes de autoavaliação do aprendizado.
- formulário para o aluno avaliar a prórpia aula e seu material didático, dando sugestões para seu aprimoramento.
- possibilidade de agendar mentoria individualizada com o prof. Antonio Tadeu Fernendes mesmo após conclusão do curso.
O AVA disponibiliza espaços específicos para registro de dúvidas, comentários e reflexões, possibilitando interação acadêmica assíncrona qualificada, com acompanhamento docente.
Recursos Acadêmicos e Infraestrutura de Apoio
Além do acesso à biblioteca da Faculdade FAMESP, os alunos dispõem de acesso às três principais publicações internacionais de maior reconhecimento científico na área de prevenção e controle de infecção, fortalecendo a formação baseada em evidências e o contato com a produção científica de excelência.
Responsabilidade Social e Comunicação Institucional
O Instituto CCIH+ mantém produção contínua de conteúdos técnicos e científicos de acesso público, contribuindo para a disseminação do conhecimento, o fortalecimento da cultura de segurança do paciente e a qualificação dos serviços de saúde. A comunicação institucional é pautada pela transparência, pelo rigor técnico e pelo compromisso social.
CCIH Cursos agora é Instituto CCIH +: Evolução, Inovação e Parceria no Ensino da Saúde
Desde 2003, estamos em constante evolução, sempre à frente das mudanças que moldam a qualidade e segurança na assistência à saúde. O Instituto CCIH + nasce dessa trajetória de pioneirismo e inovação, expandindo nosso foco para além das CCIHs e trazendo uma abordagem mais ampla e estratégica para a capacitação profissional.
Nossa atuação acompanha o progresso do setor: participamos do desenvolvimento das CCIHs, acreditação hospitalar, segurança do paciente e stewardship de antimicrobianos. Esses e muitos outros temas são abordados de forma inovadora no MBA Gestão em Saúde e Controle de Infecção e nos demais cursos de pós-graduação que coordenamos, sempre alinhados às necessidades reais dos profissionais de saúde.
Com a expertise de grandes nomes como Kazuko Graziano, Cassiana Prates e Felipe Tuon, e outros professores convidados, ampliamos nosso portfólio de cursos coordenados na FAMESP. Além disso, disponibilizamos conteúdos científicos gratuitos em nossas redes sociais, canal de YouTube, garantindo que o conhecimento esteja sempre acessível, mesmo para quem ainda não feequenta ou frequentou os cursos que coordenamos.
O símbolo “+” em nosso nome representa mais do que uma mudança: ele traduz nossa missão de elevar sua carreira e aprimorar os serviços de saúde. Nosso compromisso é com a informação cinetífica contínua e atualizada, permitindo que você tenha acesso vitalício ao conteúdo e acompanhe as inovações científicas sem barreiras.
Para facilitar ainda mais sua jornada, lançamos um aplicativo mobile, garantindo que o conhecimento esteja ao seu alcance sempre que precisar, no momento que sua dúvida surge e precisa ser resolvida.
Nossa formação é independente, sem patrocínios ou conflitos de interesse, comprometida exclusivamente com a ciência e a sua excelência profissional. Nossa existência depende de você, porque acreditamos que somos um só time, unidos pela missão de transformar a assistência à saúde coletiva.