AGE como tratamento de feridas abertas Sair | Tópicos | Busca
Moderadores | Registrar | Editar Perfil

Fórum do CCIH » 53. Avanços em curativos » AGE como tratamento de feridas abertas « Anterior Próximo »

Autor Mensagem

Forum (Forum)
Enviado em Segunda, 20 de Agosto de 2001 - 3:15 pm:   

53.1: Existe evidência científica que sustente o uso do Dersani (AGE) para o tratamento de feridas abertas, uma vez que está registrado como cosmético no Ministério da Saúde? Conhecemos as propriedades do AGE, porém as evidências que encontramos sustentam o seu uso como prevenção e não como tratamento. (AGE como tratamento de feridas abertas)

Garcia (Garcia)
Enviado em Terca, 06 de Novembro de 2001 - 8:16 am:   

Não há no momento nenhum estudo válido na literatura que sustente o uso de AGE no tratamento de feridas abertas. A premissa teórica de seu uso é a inativação de alguns microrganismos pelos ácidos graxos em pesquisas "in vitro". Quanto ao seu uso como prevenção de úlceras de pressão há várias opções mais baratas disponíveis como óleo de amêndoas e emolientes inertes em forma de gel ou creme.
Um abraço

Feridologo (Feridologo)
Enviado em Terca, 06 de Novembro de 2001 - 9:39 am:   

Prezados Colegas
Bom dia!
Sou um daqueles pesquisadores que procuram realizar estudos clinico com bases cientificas!
Utilizo os AGE acido linoleico como o acido ricinoleico no tto de feridas abertas!!!
O primeiro (ac. linoleico) o utilizo para acelerar a formação do tecido de granulação; o segundo (ac. ricinoleico-derivado do óleo de mamona Ricinus communis) como desbridamente quimico e bactericida. Tudo é uma questão de vantagem x desvantagem e custo x beneficio!!! O MELHOR PRODUTO É AQUELE QUE VC DISPÕEM NO MOMENTO!
O importante é procurar soluções e alternativas tanto quanto eficazes e resolutivas...
Existem vários estudos clinicos, inclusive realizado por mim, que poderão ser encontrados no site www.feridologo.com.br
Coloque a disposição para qualquer esclarecimento
Atenciosamente
Prof.Dr. Luiz Claudio Candido
Feridologo e Cirurgião Reconstrutor

Garcia (Garcia)
Enviado em Quarta, 21 de Novembro de 2001 - 8:53 am:   

Em resposta ao Dr Cândido reafirmo que não encontrei na literatura nenhum trabalho, com metodologia adequada, que sustente o uso de AGEs no tratamento de feridas abertas.Gostaria que fossem enviadas referências neste forum ou para garciafg@terra.com.br.

Joséfernando (Joséfernando)
Enviado em Sábado, 10 de Agosto de 2002 - 7:43 pm:   

A utilização dos AGE deve ser recomendada na prevenção. Todos os fabricantes posicionam o produto na prevenção por não ser medicamento. Infelizmente o motivo desta confusão entre cosmético e medicamento é político e financeiro.
De qualquer forma o produto funciona sem contra indicações, creio que é isto que importa. Como bem disse o Dr Luiz Claudio, meu amigo particular, o melhor produto é aquele disponivel no momento.
Fernando

Glaucia (Glaucia)
Enviado em Segunda, 23 de Agosto de 2004 - 9:19 am:   

Oi Garcia,
também não achei nada na literatura que dissesse que o AGE é eficaz em feridas abertas. Mas como não tenho muita opção de escolha de curativos na instituição onde trabalho, tenho utilizado muito o AGE em curativos de feridas abertas e o resultado está sendo fantástico.
Enfª Gláucia
SCIH/Foz do Iguaçu

Waib (Waib)
Enviado em Quinta, 18 de Novembro de 2004 - 4:33 pm:   

Fiquei impressionado com este "thread" - na verdade nunca havia procurado estudos que corroborassem o uso dos AGE (ou EFA, em inglês): eles não existem!!!
Mesmo assim, nossa experiência com AGE em úlceras superficiais (grau ou estágio I) é muito boa. Não percebo nenhuma diferença entre o Dersani e outros compostos menos caros, no entanto.

Grande abraço,

Luis Fernando

Kalianefalcao (Kalianefalcao)
Novo membro
Nome de Usuário: Kalianefalcao

Mensagem Número: 1
Registradas: 2-2007
Enviado em Segunda, 05 de Fevereiro de 2007 - 8:54 pm:   

Tenho a mesma experiência que o Luis Fernando, sendo assim gostaria de solicitar ao Dr. Luiz Claudio que me fornecesse texto ou mesmo a referência bibliográfica para embasar oq já realizo no meu dia-a-dia. Agradeço desde já.

Favor encaminhar para o email Kalianefalcao@yahoo.com.br

Bruno_vendramine (Bruno_vendramine)
Novo membro
Nome de Usuário: Bruno_vendramine

Mensagem Número: 1
Registradas: 5-2007
Enviado em Domingo, 13 de Maio de 2007 - 9:30 am:   

Sou estudande de enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo e observei em meu estágio o uso do óleo de girassol comestível em ulceras, principalmente em membros inferiores. Estou procurando referências sobre essa prática. Gostaria de lhes pedir, que se possível, me enviassem quaisquer informações, com base científica ou por experiência própria, que me ajudassem a completar minhas pesquisas.
Por favor, enviem para bruno_vendramine@yahoo.com.br
Desde já agradeço a ajuda.

Adicione sua Mensagem Aqui
Mensagem:
Nome de Usuário: Instrução para envio:
Esta é uma área privada de envio de mensagens. Apenas usuários registrados e moderadores podem enviar mensagens aqui.
Senha:
Opções Enviar como "Anônimo"
Ação: