Infecção de parede pós cesarea... Sair | Tópicos | Busca
Moderadores | Registrar | Editar Perfil

Fórum do CCIH » 27. Infecção em obstetrícia » Infecção de parede pós cesarea « Anterior Próximo »

Autor Mensagem
 

Anônimo
Enviado em Quinta, 31 de Janeiro de 2002 - 9:36 pm:   

Estamos preocupados, faz mais ou menos um mês e meio temos tido com mais frequência infecção de parede pós cesarea, apesar de estarmos dentro dos níveis de taxa de infecção hospitalar, mas isso nos preocupa a maioria das culturas cresce S.aureus. Vocês poderiam nos dar uma dica, agora começamos a rever a técnica cirurgica, temos serviço de residência médica
 

Drtadeu (Drtadeu)
Enviado em Segunda, 04 de Fevereiro de 2002 - 10:12 pm:   

Tenho alguns comentários a fazer:
1. embora você esteja dentro dos índices normais de infecção hospitalar na instituição, pode ser que para as cesareanas em particular tenha sido superado o limite endêmico de infecção. Seria bom calcular uma série histórica destas infecções, determinar seus índices endêmicos e observar se está diante de surto e desde quando em relação a este procedimento.
2. caso seja confirmado um surto, verifique se o aumento é só por S.aureus ou há outro microrganismo envolvido.
3. caso confirme o aumento por S. aureus e na ausência de um método de biologia molecular para classificação das cepas, ou mesmo de fagotipagem, procure comparar o antibiograma. Se eles forem semelhantes, sugerem uma fonte comum. Mesmo se eles forem distintos não se afasta possível fonte comum.
4. como o S.aureus é um microrganismo que pode fazer parte da flora humana da equipe de saúde, procure calcular o risco de infecção para cada membro da equipe cirúrgica e pesquise naqueles que tiverem maiores índices a presença deste agente, principalmente em fossas nasais e axilas. Verifique também se nenhum profissional apresenta lesão secretante de pele ou coriza.
5. naqueles que confirmar a presença de S. aureus, procure ver se o perfil de sensibilidade é parecido com o do surto. É mais um indício a favor de fonte comum. Nestes funcionários aplique mupirocin nasal e afaste-os dos procedimentos invasivos até que tenham cultura negativa.

Adicione sua Mensagem Aqui
Mensagem:
Nome de Usuário: Instrução para envio:
Esta é uma área privada de envio de mensagens. Apenas usuários registrados e moderadores podem enviar mensagens aqui.
Senha:
Opções Enviar como "Anônimo"
Habilitar código HTML na mensagem
Ativar automaticamente URLs na mensagem
Ação: