ErnestoDornelles

Wednesday, the 29th of September 2004
  tadeu: olá pessoal, boa noite, hoje reberemos a equipe da CCIH do Hospital Ernesto Dornelles, a primeira CCIH do Brasil

  tadeu: oi Claudio, boa noite

  Claudio: Boa noite Tadeu, e a todos.

  tadeu: estamos iniciando hoje uma série de chats em que procuraremos registrar a história do controle de infecção em nosso país e aproveitar também para trocar experiências com esses profissionais pioneiros

  tadeu: boa noite Cassiana, boa noite fabio, boa noite Laura

  laura: Boa noite a todos

  Cassiana: Olá Pessoal, Boa noite a todos.

  Claudio: Boa noite Cassiana. A Cassi é a atual ennfermeira de Controle de Infecção do HED

  tadeu: Claudio, soube que vc andou pesquisando a história da CCIH do seu hospital. Fale um pouco do seu hospital e da criação da CCIH

  tadeu: legal Cassiana é um prazer tê-la aqui entre nós

  tadeu: laura e fabio se apresentem para nós

  Claudio: Bom, na verdade , eu não participei daquele início, pois sou muito novinho , ainda, hehehe

  tadeu: sabemos, Claudio, masa conte um pouco o que você sabe

  fabio: ola

  tadeu: boa noite Ana

  fabio:

  AnaJacques: Boa noite atodos

  AnaJacques:

  tadeu: ana hoje recebemos a equipe da CCIH do Hospital Ernesto Dornelles de Porto Alegre, a primeira CCIH do Brasil

  fabio:

  Claudio: O Hospital Ernesto Dornelles foi fundado em 1962, e um ano após criou a sua CCIH...

  fabio:

  Cassiana: Sinto-me honrada em participar desta discussão. Achei a idéia do Chat fantástica e nós do HED, privilegiados em participar, apesar de "novinhos" (eu e o Claudio) pesquisamos sobre este início e queremos dividi-lo com vocês.

  tadeu: claudio, conte-nos um pouco da história Isso ana conte-nos também

  AnaJacques: boa ,tadeu

  tadeu: (preciso me ausentar por alguns minutos mas sigam contando que volto em instantes)

  Claudio: Não sei como era naquela época, mas certamente o enfoque em controle de infecção não era grande, nem SENIC existia ainda..

  Claudio: Mas uma das coisas mais interessantes que achei, é que, 2 anos após o Hospital criou o Serviço de Controle de Infecção, separado da CCIH, pois já havia aquela visão de que se necessitava de um grupo ativo para levar as medidas adiante..

  Claudio: Dr Vitor Pombo (portugal)??

  vitorpombo: exacto

  Cassiana: Acho que o enfoque naquela época estava voltado muito mais para a questão dos "Isolamentos", não se tinha como preocupação e atuação principal com a busca de dados, taxas...

  vitorpombo: hoje vim aqui só para vos cumprimentar

  Claudio: Bem vindo à nossa discussão, conversamos um pouco em Salvador, lembra?

  vitorpombo: o vosso debate de hoje não é propriamente para "estranjeiros"

  tadeu: voltei pessoal, boa noite a todos que vieram agora. Vou ler o log do chat...

  vitorpombo: Boa noite claudio lembro de salvador não o estou localizando bem

  Claudio: É verdade, Dr. Vitor, mas por curiosidade, quando foi criada a primeira CCIH de Portugal? O sr. tem idéia?

  tadeu: vitor é um prazer ter vc aqui.

  vitorpombo: estou caindo um pouco

  vitorpombo: obrigado prazer tb

  vitorpombo: as primeiras cci começaram por volta de 74

  Claudio: Boa noite , Dr. Bruno

  bruno: posso enviar arquivo sobre o criador da ABIH?

  tadeu: oi Bruno, boa noite

  Cassiana: Bruno Berstchinger? Nosso atual Presidente...

  bruno: ele mesmo

  Cassiana: Que bom... tu tens histórias para contar!!!

  tadeu: é um prazer ter você também por aqui Bruno neste que é o primeiro chat que pretende resgatar a história do controle de infecção no Brasil e o Bruno participu bastante desta história

  bruno: O Dr. Newton Neves da Silva, criador da primeira CCIH do Brasil, no Hosp. Ernesto Dornelles de Porto Alegre, era médico de Saúde Pública ( na época chamado de “higienista” ), trabalhava no laboratório do Dep. de Hygiene ( mais tarde seria a Secretaria da Saúde ) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Atuava na área de diagnóstico Microbiológico e Sorológico e, principalmente por seu espírito de pesquisador, liderou vários trabalhos de pesquisa, na época e até o fim de seus dias. Um exemplo foi a descoberta de um surto de Leptospirose, desconhecida até então no estado, na enchente de 1941.

  tadeu: Bruno, qual foi a motivação dele e o modelo que ele adotou para criar a CCIH?

  Claudio: Dr. Newton certamente foi um visionário..

  tadeu: oi Katia, boa noite

  tadeu: sem dúvida Claudio

  katiacosta: boa noite a todos. boa noite Tadeu. Não sou boa contadora de "causos", mas vamos ver !!Vim aprender c/ vcs.

  vitorpombo: como ia dizendo ainda estou recuperando de uma virose por um virus "lento" e vou ficar pouco tempo mmas não quis deixar de aparecer

  katiacosta:

  tadeu: é muito legal Vitor a sua participação e em outubro vamos sem dúvida criar o novo horário de chat para termos uma maior participação do pessoal ai de Portugal

  bruno: motivação pela pesquisa; pensava em como detectar as bacterias que habitavam os internos de um hospital após longos nperíodos de internação

  tadeu: e desejo a você uma maior agilidade desse seu virus, caindo fora!!!!!!

  Claudio: O Dr. Newton foi o primeiro presidente da CCIH e se manteve neste cargo por muitos anos..

  vitorpombo: ok depois divulgamos aqui entre nós

  Rose: boa noite a todos

  katiacosta: Boa noite Rose.

  tadeu: bruno, o Hospital tinha um ano desde sua fundação (isso foi 1963, cert?) como foi a reação da direção à essa ideía, inédita no país até então?

  tadeu: oi Rose, boa noite

  Claudio: Boa noite Rose de onde eres?

  Cassiana: Bruno, conte-nos como era a dinâmica de trabalho da CCIH.

  tadeu: (laura e fabio, se manifestem também)

  bruno: exatamente como o é hoje: criação de normas e vigilância sobre o cumprimento

  Claudio: Lembrando que, na época, não haviam grande hospitais "particulares" e então o HED era vanguarda para muitas coisas, considerado avançado.

  tadeu: zilda, boa noite, hoje estamos recebendo os integrantes da CCIH do Hospital Ernesto Dornelles

  Rose: oi Claudio, tudo bem? sou do interior de São Pulo, Mogi Guaçu

  tadeu: Cássia e Alcides, boa noite pra vocês

  Cássia: boaa noiteeee

  Alcides: Boa noite a todos da sala

  katiacosta: Boa noite Alcides.

  Claudio: Alguém saberia qual foi a segunda CCIH?

  tadeu: qual foi a reação do hospital à criação da CCIH?

  bruno: mais: reunões semanais com o serviço ( também, pioneiramente criado por ele ). Note-se que eu entrei, apenas em '86 para esta comissão, i.é, 23 anos após sua criação

  tadeu: oi Marilia, que legal vc por aqui também

  MariliaMelo: Oi TAdeu!!!!!!

  MariliaMelo: Hoje nÃo tive aula de canto!!

  katiacosta: Qual foi a reação dos profissionais do hospital aà CCIH criada naquele hospital ??

  tadeu: não sei se digo que pena (pelo canto) ou que ótimo vc estar aqui

  tadeu: vamos ver se nestes depoimentos descobriremos isto também

  tadeu: Cassia de onde vc tecla?

  bruno: a mesma reação de parte dos de hoje: medo da fiscalização de seus atos

  tadeu: por conta disso houve muita resistência?

  bruno: claro que houve

  katiacosta: Entendi Bruno. Parece que nada mudou então daquela época p/ a atual com relação so colegas de Instituição, não ??Vêem a CCIH como "órgão" vigiador.....

  tadeu: mas pelo visto venceu a persistência, pois a CCIH e o SCIH existem até hoje

  tadeu: Marilia, vc leu o chat com o Carlos?

  bruno: naquela época havia ferrenhos defensores de nomes da fantasia de alguns atbs, apena sporque gostavam. Ex.: Mefoxin. Lembram?

  MariliaMelo: Ainda nÃo!! Estou observando esse aqui primeiro, pois cheguei atrasada.

  Claudio: Não só isso, mas a CCIH sempre foi muito atuante no hospital pois vemos varias atitudes descritas com o passar dos anos..

  tadeu: Bruno, hoje você é o presidente da CCIH, o Claudio o corrdenador do SCIH e a Cassiana a sua enfermeira, certo?

  tadeu: é muito bom que vcs da peimiera turma do nosso curso voltem a participar, mesmo que eventualmente dos nossos chats

  Cassiana: Acho que esta visão de que a CCIH é um órgão fiscalizador vem mudando... hoje, batalhamos para que o trabalho seja em conjunto e que a CCIH seja um órgão de acessoria e apoio (pelo menos é para isso que batalhamos!)

  Claudio: Certo.

  katiacosta: Embora eu ache que esse visão tem mudado bastante. Os profissionais já nos enxergam como "consultores" de diversos assuntos na área das infecções de maneira geral. Pelo menos na minha experiência....

  tadeu: ele era o antibiótico mais caro da época, não é Brno?

  bruno: Cassianas é enfermeira-chefe da C e do S. e não minha enfermeira. Caso adoeça, um dia, gostaria de receber suias atenções com a competência que tem para os assuntos da CCIH

  katiacosta: Concordo c/ vc Casssiana (quase digitamos a mesma idéia juntas)

  tadeu: isso mesmo gente, eu acho que nós e eles estamos chegando a um meio termo, já que viemos pra ficar e ninguém melhor que o pessoal do Ernesto Dornelles para afirmar isso

  bruno: Cassi te defende guria!!!!!!

  tadeu: boa observação Bruno

  Cassiana: Bruno, assim tu me deixa "roxa"

  Claudio: Vcs viram que são 41 anos de CCIH

  katiacosta: Bruno ou Claudio, toda essa história está documentada no HED desde a criação da CCIH ??

  tadeu: vocês poderiam dizer pra nós quais as principais vitórias e desafios da CCIH durante todo esse tempo?

  Claudio: Na verdade nós não encontramos as primeiras atas, mas numa publicação de 1974, já com o regimento interno da CCIH, temos o relato dos primordios.

  katiacosta: Já que a resposta foi positiva, sugiro que no próximo Congresso que será em Porto Alegre haja um big stand contando essa trajetória dessa primeira CCIH do país, que tal ??

  tadeu: é aquele livro que posteriormente foi distibuído nacionalmente com o apoio da APLUB? Parece que até tinha uma foto de toda a equipe, inclusive o DR, Newton?

  Cassiana: Katia, temos inclusive os registros da criação da ABIH. Foi no nosso estado a criação da ABIH (quando Bruno/Claudio?).

  tadeu: ótima idéia Katia

  katiacosta: Puxa, que legal Cassiana !! Pode-se acrescentar tudo isso no stand !!!

  Claudio: Acho ótimo, lembro que o George Trigueiro já tinha dado essa idéia, que infelizmente não se concretizou em Salvador

  tadeu: olá guiliano, boa noite

  katiacosta: Gostou Tadeu ??

  Claudio: Até foi por esse estínulo do George que buscamos os documentos.

  bruno: há documentos, mas não está completa a hitória, principalnmente a parte da ABIH que depende do ATP de meus Ticos e Tecosou, talvez do Gabriel Narvaez ou Breno Riegal dos Santos, líderes da épopca.Tadeu é difícil que o Dr. Newton compareça- já houve seu desencarne

  vitorpombo: tadeu depois lhe mando um mail para combinar melhor o chat bi-nacional entretanto hoje vou ter de ir boa noite a todos e boa conversação

  tadeu: claro que sim e conte-nos também sobre a idéia da fundação da ABIH e a participação do pessoal do hospital

  GiulianoOli: alguém pode me ajudar? preciso saber o sigificado correto da sigla NPP...

  katiacosta: Boa noite Vitor.

  Luciano: Boa noite a todos(as)!!

  tadeu: obrigado vitor pela sua participação e por E-mail vamos combinando os detalhes desse chat binacional. Obrigado e melhoras Vitor (estou com saudades)

  katiacosta: Vamos remontar a história remexendo nessa documentação toda, então...desculpe o "vamos", mas é empolgação...nem sou do RS p/ ajudar vcs....

  tadeu: eu sei que ele faleceu se não certamente ele seria convidado também para aprticipar deste chat

  katiacosta: Boa noite Luciano.

  bruno: ABIH fgoi fundada exatamebnte por idéia do Dr. Newton e nossa adesão, com o escopo de se trocasr idéias sobre controle dados sobre infecções nos estados parabv quie se soubesse de nosso vôo. Pensava-se que era cego

  Luciano: Giuliano, NPP é Nutrição Parenteral Prolongada, ok?

  GiulianoOli: sou novo no chat e gostaria de ajuda...

  tadeu: fique à vontade guiliano

  Cassiana: Nós, os gaúchos não somos preconceituosos, Kátia. Sinta-se a vontade para nos ajudar!!!

  bruno: Foi uma "missa aquela criação, pois havias apenas a associação paulista, nem a gaúcha existia

  katiacosta: Ok. Cassiana, obrigada. Se eu puder mesmo do RJ, coloco-me à disposição.....

  GiulianoOli: Luciano, muito obrigado. É que aparece como Nutrição Parenteral Protegida em um site que consultei. Tem alguma coisa à ver?

  Claudio: É incrível o que podemos ter guardado, não dávamos nada para aquelas pastas amareladas no nosso arquivo, e descobrimos verdadeiras preciosidades, como a idéia do primeiro congresso brasileiro, não é Bruno?

  tadeu: pretendemos também organizar um chat com os fundadores da ABIH para também deixar aqui registrado seu depoimento

  Luciano: Sou sócio fundador da Sociedade Brasileira de História da Medicina. Isso ajuda em alguma coisa?

  katiacosta: Puxa Claudio, um acervo precioso então, não é ??

  tadeu: n~eo é prolongada

  tadeu: oi Luciano, tudo bem? claro que ajuda

  bruno: Isto Cláudio! Lembro que houve uma certa resistência dos da paulicéia, mas no II congresso njá aderiram à Abi

  Luciano: Tadeu, me corrija então por favor... eu pensava q era "prolongada"

  tadeu: é prolongada

  tadeu: e desde então estamos todos juntos nessa idéia

  GiulianoOli: muitíssimo obrigado pessoal. vou frequentar mais vezes o chat. um abraço a todos.

  GiulianoOli: valeu mesmo

  Luciano: ah certo... :-)

  tadeu: volte sempre guiliano e divulgue nosso chat

  katiacosta: Bye Giuliano.

  Luciano: abraço, Giuliano!

  GiulianoOli: com certeza...

  tadeu: temos até aqui conversado sobre dois "frutos" da atuação da CCIH: o congresso brasileiro e a ABIH. O que mais vocês poderiam destacar para nós?

  GiulianoOli: u, vale lembrar que em meus trabalhos seus textos estão sendo de muitíssima valia. muito obrigado novamente. um abraço tbm ao Luciano. foi um prazer.

  katiacosta: Já que a Cassiana é a enfermeira "chateada" de hoje ( por conta do HED), conte-nos a trajetória da atuação da Enfermeira nessa CCIH, se por acaso vc sabe como se deu !!

  tadeu: Guiliano vc poderia nos contar um pouco do seu trabalho?

  GiulianoOli: sou formado em Lic. Plena em Educação Física

  GiulianoOli: não atua na área

  GiulianoOli: digitador

  GiulianoOli: sou digitador

  tadeu: pegando carona com a Katia, quando a CCIH começou a contar com uma enfermeira lá no Ernesto Dornelles?

  GiulianoOli: então recebo trabalhos para normatizar (ABNT) e complementar.

  tadeu: legal Guiliano seu interesse pela nossa área

  katiacosta: Isso aí Tadeu !!

  GiulianoOli: atualmente estou envolvido com dois trabalhos de infecção do acesso vascular

  GiulianoOli: uma engloba os fatores de risco de um modo geral

  Claudio: Desde a primeira comissão, Tadeu. Era a Irmã Julia Maria..

  GiulianoOli: outro aprofunda-se no CVC não tunelizado

  bruno: "Gurizada"! Terei de deixar vocês. Chegou uma visita importante. Sabem como é, o presidente da empresa veio aquí. O Cláudio sabe que é.Sobre a participação da enfermeira: Todas Anas Neris que passarm pela ccih do Dornellesforam piores que a Cassiana. Ela é demais!. Portanto deixo a ela e Cláudio nos representando e vou fazer sala para a visita

  katiacosta: Irmã Júlia...não era Enfermeira não Claudio ?? Apenas religiosa não é ?? Mas interessante....

  bruno: Abraços a todos e até uma próxima;.......

  tadeu: vocês sabem como era realizada anotificação dos casos de infecção hospitalar?

  katiacosta: Bye Bruno.

  Luciano: Bruno, abraços e volte sempre que puder!

  tadeu: bruno obrigado pela presença e valeu muito sua contribuição ao chat e ao controle de infecção

  Claudio: Não se esqueçam que a maioria das enfermeiras eram irmãs, naquela época. esta tbem era.

  GiulianoOli: um abraço Tadeu e a todos. Pessoal, valeu. Tenho que ir.

  katiacosta: Puxa bruno, sou Ex- Ana Neri.......sniff..snif....

  tadeu: ok Guiliano e volte sempre

  Luciano: Cláudio, década de 60?

  bruno: A saideira: Irmãs em quê, Cláudio????????????

  Claudio: 1963, Luciano.

  katiacosta: Com certeza Claudio que eram as religiosas que atuavam na Enfermagem, mas não eram"enfermeiras na gde maioria, correto ?? Conte-nos um ouco sobre isso....

  Luciano: Kátia, desde há muitos anos há freiras enfermeiras... verdadeiras.

  Claudio: Bom nos documento dizia Ir. Julia, representante da enfermagem.

  Luciano: Nos anos 50 haviam no Hospital São Paulo, freiras francesas formadas em Enfermagem, que fundaram a Escola Paulista de Enfermagem.

  Luciano: Aliás, antes... nos anos 40

  Cassiana: Bom Kátia, eu estou na CCIH desde 2000. Por aqui passaram várias enfermeiras, o trabalho no início era basicamente o de "isolamento" dos pacientes, elaboração e fiscalização das normas e rotinas, taxa global... hoje contamos com uma Busca "bastante" Ativa, realizamos Vigilância de Processos... estamos buscando trabalhar de maneira interdisciplinar e interagindo com as equipes.

  katiacosta: Ok Luciano, sei que existiram irmãs enfermeiras, mas a gde maioria não era... concordo c/ a formação até européia....referindo-me a atuação específica no HED.......irmã Júlia era então "representante da enfermagem", já explicou algo do que queria saber....

  Claudio: A respeito do que se viu "passsar por estes anos", certamente a evolução da resistência bacteriana, pois no primeiro relato da fundação da CCIH dizia ""o hospital constitui importante reservatório de microorganismos patogênicos, muitos deles resistênctas aos antibióticos..."

  tadeu: um outro aspecto interessante que eu acredito que iremos observar nestes chats históricos é que as primeiras CCIHs seguiam orientações específicas ligadas à formação de seus fundadores

  katiacosta: Legal Cassiana, vejo que foi uma atuação progressivamente ampliada nas funções/atividades.....acho que como nos dias atuais, o que vc acha ??

  Luciano: Se a Irmã Júlia está registrada como "representante da enfermagem", é bem provável q faça parte desse grupo de irmãs enfermeiras, não acham?

  tadeu: concluindo meu pensamente, neste sentido uma CCIH fundada por higienista deveria mesmo enfatizar o "isolamento" dos pacientes no hospital, principalmente já sabendo da disseminação dos germes resistentes na época

  katiacosta: Meu pressentimento é exatamente o contrário Luciano.

  katiacosta: Principalmente Tadeu pelo que o Claudio disse dos primórdios da resistência bacteriana...

  tadeu: alías é importante ná a gente colocar o contexto histórico da época. Década de sessenta e o susto com os S. aures resistentes. O p´roprio CDC ainda dava seus primeiros passos, acho que até nem recomendava enfermeira em CCIH. Qu eu me recordo isso começou na inglaterra

  tadeu: assim acho que também pelo SCI, cirado logo a seguir e mesmo pela participação da enfermagem, tudo foi inovação

  Claudio: Certamente o enfoque era "isolamento", mas vejam que por essa frase vemos o susto pelos S. aureus...

  tadeu: Claudio vc tem registro de quando começou o controle dos antibióticos?

  tadeu: Cassiana, existem registros também de como eram realizados os isolamentos?

  katiacosta: Pela história contada na literatura, inclusive de um autor chamado Tadeu, tudo começou pela necessidade de "isolamentos", mesmo.....

  Cassiana: O grande pioneirismo, com disse o Claudio, foi a criação do Serviço, dois anos após a CCIH, para que este pudesse executar as ações.

  Claudio: Vendo outros registros , encontrei a criação da Unidade de Isolamento, que ocupava todo um andar do hospital (pelo menos 20 leitos) em 26 de abril de 1976.

  katiacosta: Puxa Claudio, quase 30 anos !!! Legal...

  tadeu: nessa época eu era residente da MI no HC, que era uma unidade de isolamento. Lá também tinha CCIH, mas pelo que eu me lembro os isolamentos eram todos iguais, né a gente punha tudo pra entrar nos quartos, acho que até os malfadados propés. Como evoluimos, não?

  Claudio: Encontri tbm tabelas amareladas, feitas a mão, de perfil de resistência, já em 1977. ATB somente nos anos 80...

  katiacosta: (como somos "experientes" não ?? rsss)

  tadeu: provavelmente dados tabulados a mão sem auxílio de computador, né Claudio

  tadeu: olá georgia, boa noite

  Cassiana: Que bom que evoluímos... imagina... "propés"!!!

  georgia: boa noite

  Claudio: Certamente, devia dar um trabalho!!!

  tadeu: hoje recebemos a equipe do Hospital Ernesto Dornelles a primeira CCIH do Brasil, fundada em abril de 1963

  katiacosta: Perfil de resistência em tabela à mão de 77 ?? Nossa isso é demais de precioso....uma raridade do século passado literalmente...muito interessante Cláudio...

  tadeu: Claudio realmente tem que ser ealizada uma exposição desse material no próximo congresso

  tadeu: é um exemplo de persistência e de luta

  katiacosta: O acervo p/ nosso stand no próximo Congresso em Porto Alegre, está aumentando, sinto isso !!!

  Cassiana: Oi Georgia!

  Claudio: Podemos organizar. com certeza.

  katiacosta: Claro que tem que ser exposto p/ o público !!Com certeza !!

  tadeu: Vocês poderiam destacar alguns nomes que participaram da CCIH e do SCIH do hospital?

  georgia: olá Cassiana

  tadeu: Claudio e Cassiana, como é para vocês participar de uma CCIH com tanta história a sustentar seu trabalho?

  georgia: Tadeu, você chegou a ver a minha nota de participação do chat?

  Claudio: Bom o Dr. Newton chefiou até 1986 (desde 1963), inclusive temos a foto da CCIH em 1985. Outros nomes como o Dr. Gabriel Narvaez, Dr. Bruno, Enf. Vera Paz (pioneira na nova visão de controle de infecção) Dra. Maritza Cantarelli...

  tadeu: oi georgia, no próximo bloco vamos dar uma conferida geral em todas as pendências do curso, inclusive nestes problemas com as notas

  tadeu: olá bel, boa noite

  katiacosta: Tadeu, desculpe e aos colegas, mas vou precisar sair. Preciso preparar um trabalho p/ amanhã de manhã e comer algo antes. Cassiana, Claudio foi um prazer tc c/ vcs e conhecer um pouco dessa história. Mantenho a idéia do stand histórico no próximo Congresso, já que será sediado no próprio estado onde tudo começou. Um abraço a todos. Bjs Tadeu e p/ Olívia tb.

  georgia: ok

  Cassiana: Nossa, Tadeu! É uma responsabilidade e tanto... mas te diria que temos um apoio fantástico da Direção para desenvolvermos nossas atividades, isso em grande parte é graças a esta tradição.

  tadeu: katia, agradeço mais uma vez sua participaçã e até a semana que vem com nosso chat talvez na quinta (depois explico por boletim, caso confirme a mudança)

  bel: boa noite, é a primeira vez que me conecto a voces

  Luciano: Katia, abraço procê tb, vamos conversar mais sobre isso, ok?

  Luciano: Bel, boa noite!

  Claudio: Bom temos a responsa de manter um nível, mas de certa formna é mais fácil, pois essa tradição é vista inclusive pela administração..

  tadeu: mas Cassian pelo que senti hoje vc dá muito bem a conta desse recado, parabéns

  tadeu: bel de onde vc tecla?

  Claudio: Pelo jeito , eu e a cassi estamos sintonizados...

  katiacosta: Ok Tadeu. Aguardo o informe. Ok Luciano, vamos nos conectar sim.

  tadeu: sem dúvida, Claudio. E hoje como está a CCIH e o SCIH?

  bel: estou perdida! alguem pode me dizer sobre o q esta sendo o debate?

  bel: Rio de Janeiro

  katiacosta: Bye colegas.

  Cassiana: Tadeu, isso é porque tenho a meu lado o Claudio e o Bruno, sem eles não daria certo!

  tadeu: hoje temos a honra de receber o pessoal da CCIH do Hospital Ernesto Dornelles

  bel: todos voces sao enfermeiros?

  tadeu: e estamos iniciando chats que pretendem contribuir para documentar a história do controle de infecção no Brasil. Mas podemos também discutir qualquer tema sugerido, aproveitando a experiência dos presentes

  Cassiana: eu sou enfermeira da CCIH do H Ernesto Dornelles, Porto Alegre

  tadeu: olá Vanilda, boa noite

  tadeu: você é enfermeira, Bel?

  Claudio: Hoje a CCIH é bem ativa, o SCIH é formado por mim, a Cassi, a Nanete (farmacêutica) e 4 estagiárias. Fazemos bastante do que nos planejamos, vigilância, inclusive de processos, etc..

  vanilda: Boa noite a todos!

  bel: nao sou medica veterinaria

  Luciano: Vanilda, boa noite!

  tadeu: bem vinda

  tadeu: a farmacêutica faz parte do grupo executivo da CCIH (SCIH)

  bel: vou ter que deixar vcs, me desculpem. ate querta que vem

  Claudio: Sim, mas não exclusiva..

  tadeu: Bel sinta-se a vontade para fazer sua pergunta para nós. Eu, O Claudio e o Luciano somos médicos

  Cassiana: Ela é a farmacêutica da Farmácia Industrial e tem duas horas diária destinda ao SCI

  tadeu: esperamos sua volta então Bel

  bel: de onde?

  tadeu: eu e o Luciano de São Paulo e o Claudio de Porto Alegre

  tadeu: a atividade dela no SCIH está voltado para o que?

  georgia: eu sou médica de SP

  Luciano: :-)

  tadeu: ah desculpe Georgia, seu nome não está aparecendo no meu computador no "quem está aqui"

  Claudio: Antissépticos e antimicrobianos.

  tadeu: ela dá orientações sobre seu uso e pareticipa do controle destes medicamentos?

  georgia: acho que é por isso que não tive nota de chat?

  BB: Boa noite a todos

  tadeu: deve ser.....

  tadeu: olá BB e Alcides, boa noite

  BB: Oi Alcides

  Claudio: trabalha comigo na mensuração e uso qualitativo deles..

  Alcides: Boas

  BB: Atenção pessoa. Quem for do RJ.

  Claudio: Pessoal, mil desculpas mas terei que sair, pois ainda tenho outro compromisso

  tadeu: Claudio, embora o chat de hoje tenha conotação histórica e vocês deram muitas informações para nós, podemos também discutir o momento atual, até para dar seqüência a todo esse trabalho

  tadeu: oi Laura, boa noite

  laurafarah: boa noite a todos

  BB: O cremerj estará fazendo um curso de atualização de ATBatb

  Claudio: Tadeu e demais, fico a disposição para qualquer outra pergunta. meu e-mail: nstadnik@cpovo.net

  tadeu: como está a situação da resistência microbiana no seu hospital?

  tadeu: legal Claudio

  BB: Atualização de ATB. No auditorio da FIRJAN

  tadeu: boa BB

  vanilda:

  tadeu: ah boa noite, também

  Claudio: Abraço a todos.

  BB: Dia 23 de Outubro . início 8;00 e término 15:30

  tadeu: como as pessoas poderão se inscrever nesse curso, BB?

  tadeu: Claudio obrigado pela sua perticipação

  BB: Atualização de ATB, aula gratuita. basta se cadastrar no CRM

  tadeu: qual o site ou telefone?

  BB: cremerj.

  tadeu: Cassiana, gostaria de fazer mais algumas perguntas para você, caso ainda tenha mais um pouco de disponibilidade, ok?

  Luciano: BB, boa noiteeee!!!

  BB: Agora não tenho o telefone . Veio na revista do Cremerj

  BB: OIIIIIII luciano tudo bem?

  Cassiana: Tadeu, estou a disposição, se puder contribuir...

  tadeu: claro que poderá Cassiana

  tadeu: Cassiana a gente vive ainda muita resistência, tanto das bactérias, como dos nossos colegas. No que ter uma história desde 1963 contribui para tornar a equipe mais receptiva às recomendações da CCIH? sei que isto tem a ver com seu feeling, mas seria legal ver sua opinião sobre isso.

  tadeu: OLá Silmara, boa noite

  BB: tadeu não consigo baixar as aulas da internet. mudou a senha?

  BB: oi Silmara

  silmara: Olá, boa noite

  silmara:

  tadeu: a senha é a mesma> mende um E-mail pra mim relatando sua dificuldade que eu paso pra Web ver o que está havendo

  tadeu: laura, tudo bem com vc. Já estou mandando pra vc antecipadamente o abraço da Maria Olívia

  tadeu: Alcides, hoje recebemos o pessoal da primeira CCIH do Brasil, que mantém-se em atividade desde 1963

  BB: Que legal

  Luciano: Boa noite, Laura e Silmara!

  tadeu: olá pessoal, todo on-line?

  Cassiana: É, enfrentamos tanto a resistência bacteriana como a dos nossos colegas!!! O que nós estamos procurando fazer e que vem dando um resultado bastante positivo para melhorarmos a resistência dos colegas é os "puxarmos" para o nosso lado, realizando discussões por grupos específicos, fornecendo dados, saindo do "achômetro", desta forma, conseguimos trazer os cirurgiões para nosso lado. Passamos a realizar vigilâncias de processos, medindo a adesão às recomendações do SCI, por incrível que pareça, trouxemos as enfermeiras para nosso lado (aesta vigilância não foi encarada como fiscalização e isso as trouxe para nós). Clara que tem algumas "Bactéio-colegas Multirresistentes", estes são quase impossível de atingir ou mudar, estamos literalmente "comendo pelas beradas"!!!

  tadeu: essa experiência é muito interessante Cassiana. A gente quando tabula infecção hospitalar parece que está detectando falhas, erros e quando faz vigilância sobre processos, destaca os acertos ou as conformidades e isso tem um efeito mais que psicológico nas equipes e parece que estamos do ladodeles ao acompanhar seu trabalho, suas dificuldades. Conte pra nós como e quando e porque vocês implantaram essa estratégia?

  georgia: gente, boa noite. Legal saber dessa ccih desde 1963, acho que eles tem muito a nos enssinar, uma história para contar!

  Luciano: Tadeu, aqui online e acompanhando...

  tadeu: obrigado pela participação Gerogia. Leia depois a conclusão deste chat.

  BB: Bb on line. tentei baixar alguma coisa mas nem abre. Só autoriza a entrada

  tadeu: vc usou o botão direito do mouse e direcionou um local para salvar o arquivo. Arquivos pesados não abrem diretamente da página, só em computadores potentes

  tadeu: oi Silmara

  BB: eu PC é novo. Pentium 4. tentei abri c a direita

  silmara: Oi de novo...travou td, tá difícil hoje

  silmara:

  silmara:

  tadeu: é melhor utilizar a opção salvar

  tadeu: (cassiana o chat é assim mesmo vai misturando os temas)

  vanessa: boa noite amigos!

  tadeu: Oi Vanessa, estávmos com saudades da nossa colega da Bahia

  tadeu: boa noite Vanessa. Olhe seguindo sua sugestão vamos brevemente identificar que aparece nas fotos do site

  Luciano: Silmara, se estiver usando acesso discado, feche tudo q não estiver usando e deixe somente a janela do chat. Isso poupa uso da CPU e evita travamentos e quedas.

  vanessa: é, cheguei tarde, estava trabalhando e doida para chegar logo em casa para entrar no chat

  Luciano: Vanessa, boa noite!

  tadeu: Cassiana se a minha pergunta sumiu da sua tela clique em log do chat para ver

  vanessa: é legal saber quem é quem.

  vanessa: oi luciano

  tadeu: legal Vanessa, vc já é da turma mesmo!!!!!!!!

  BB: tadeu agora deu certo foi rapidinho

  Cassiana: Começamos a vigilância de processos em 2002, quando pela primeira vez, medimos a adesão dos profissionais às medidas de prevenção e controle da disseminação do Enterococo Resistente a Vanco. Nossa segunda vigilância foi verificar a adesão à higienização das mãos na UTI Neo, tabulamos os dados, realizamos o feedback às equipes e medimos novamente em 2003 e 2004. A terceira foi verificarmos a adesão às Precauções Padrão. Depois, a verificação das condições oferecidas pela instituição para higienização de mãos - disponibilidade de clorexidine ou sabonete neutro, álcool gel e papel toalha, nossa última vigilância, há 1 mes atrás, foi verificar a adesão dos profissionais à Precaução de Contato para os Multi R. Desde 2003 medimos a adesão ao protocolo de ATBProfilaxia e de alguns antimicrobianos utilizados para tratamento - cipro, cefepima, carbapenêmicos , fluconazol e gati. Sentimos a necessidade de mudarmos um pouco e não só apresentarmos taxas, taxas e taxas... para a equipe assistencial, o impacto é maior quando se fala de processos. Estamos tendo resultado favorável...

  tadeu: tá vendo é só depois achar onde vc salvou a aula...

  BB: já até abri a aula de Ac. c/ mat. biológico

  tadeu: Cassiana, vocês participam de lagum programa de qualidade?

  tadeu: Vanessa, hoje recebemos a equipe da CCIH do Hospiotal Ernesto Dornelles, a primeira CCIH do Brasil. Atualmente a Cassiana, enfermeira do SCIH está conosco

  vanessa: cassiana, voces tem protocolo de sugestao de antibioticoterapia ou a decisao do antibiotico é livre aos médicos?

  vanessa: cassiana, voces tem protocolo de sugestao de antibioticoterapia ou a decisao do antibiotico é livre aos médicos?

  Cassiana: Nossa instituição mão participa (que pena!). Nós do SCI estamos estimulando que isso aconteça, sempre que temos a oportunidade falamos da importância do assunto. Estamos trabalhando e estimulando a criação de um grupo de Epidemiologia.

  tadeu: na ´próxima reunião do NACIH do programa CQH estaremos debatendo indicadores de processo, particularmente de ventilação mecânica. Informaremos pelos boletins a data e hora desta reunião.

  BB: Cassiana vs tem protocolo de ATB?

  Cassiana: Vanessa, temos um protocolo de sugestão tanto para profilaxia quanto para tratamento no CTI. Medimos a adesão e damos o feedback aos colegas. Não é uma imposição, nosso corpo clínico é aberto, esta é uma das dificuldades. Mas, depois que começamos a medir e repassar os resultados, a adesão já aumentou.

  waib: boa noite a todos!

  tadeu: olá waib, boa noite

  Cassiana: Tadeu, nosso próximo passo na vigilância de processos é justamente a Infecção respiratória associada a VM e Urinária associada a SVD. Já estamos montando os formulários...

  Luciano: Waib, boa noite!

  BB: Oi Waib

  tadeu: cassiana, conte um pouco pra nós sobre isso. Vocês leaboram um formulário com pontos chaves para prevenção dessas infecções ou desses procediemtnos a serem estudados e depois avaliam sua aplicaç~]ao

  BB: Vanessa pode disponibilizar este protocolo?

  vanessa: tadeu e cassiana, uma pediatra do hospital me disse que em salvador estao fazendo um trabalho de uso rotineiro de nistatina oral em bercario de alto risco para reduzir o risco de candidemia, vcs tem alguma experiencia?

  tadeu: aqui estamos estudando ventilação mecânica, pois nosso dados de infecção nos dados do CQH são cerca de 5 vezes mais altos que os americanos

  tadeu: vanessa nunca ouvi falar disso

  vanessa: bb nao tenho digitado o protocolo do nosso hospital, mas vou pegar e digitar, quem sabe voces tem alguma sugestao para acrescentar.

  vanessa: nem eu

  vanessa: acho até pouco coerente com a restricao do uso de "profilaxias" que pregamos

  tadeu: acho que para dimunuir a colonização intestinal por candida deveria dar uma "mamadeira" de nistatina. É brincadeira viu gente!!!!!!

  waib: tadeu, poe na caixa d´água

  Luciano: uiaaaaa... rssss

  BB: ihihihi

  tadeu: eita cada idéia......

  Cassiana: Sim Tadeu, estamos elaborando um formulário com pontos chaves. Ex: para Inf Urinária associada a SVD, nossos pontos a serem observados serão: uso de sistema aberto, urina até 2/3 da bolsa, saco coletor abaixo do nível da bexiga e fixação. Selecionamos estes ítens que consideramos importante e apartir daí, montamos uma tabela para acompanhamento diário por um período x em determinada unidade. Aceito críticas e sugestões, são sempre bem vindas...

  waib: nossa tem pouca gente aqui hoje, ou eu que cheguei tarde?

  Luciano: a segunda opção, Waib...

  Cassiana: Ah, tb não tenho essa experiência... (nistatina)

  tadeu: acho que são os pontos mais importantes mesmo. Talvez informações sobre higiene perineal

  tadeu: cassiana, normalmente se coloca quantos pontos para observação?

  tadeu: ainda bem né cassiana que a gente não tem essa experiência. Vanessa, que coisa.....

  tadeu: se as pessoas colocam muitos pontos pra avaliar eu acho que complica a análise, não é?

  waib:

  waib:

  Cassiana: Pensamos tb na técnica de inserção, porém é difícil para nós essa observação (não tem como sabermos o momento da inserção). Em geral, fizemos um formulário bastante sucinto, só com as coisas mais importantes realmente. Complica se houver muitos pontos.

  tadeu: eu acho muito importante que a nossa primeira CCIH esteja ativa e continue jovem ao inovar sua abordagem das infecções hospitalares, trabalhando indicadores de processos

  tadeu: talvez colocar apenas se está registrado no printuário quem passou a sonda e se fez anotações sobre o preparo do paciente (também não sei se isso seria necessário ou confiável ou importante

  tadeu: aqui iremos discutir pontos em relação à ventilação mecânica. Depis posso contar pra vocês o que deu e podemos trocar experiências

  Cassiana: Obrigada Tadeu... Sabes, estou há pouco tempo e tenho muuuuiiiiiito a aprender na área. Mas acho que quando se faz aquilo que realmente gostamos, o trabalho flui... estimula... motiva!

  vanessa: eu tenho uma dificuldade terrivel com preenchimento de formularios no meu hospital, quanto mais resumido melhor.

  tadeu: Cassiana está sendo muito legal nosso chat hoje, pois além de ficarmos informados sobre a história da primeira CCIH do país, estamos trocando informações sobre a sua atuação

  tadeu: isso a gente está sentindo de você, aqui mesmo à distância

  tadeu: fica pra vc Cassiana o convite pra perticipar sempre que puder do nosso chat

  Cassiana: Obrigada, Tadeu, estou sempre a par do seu site, recebo os boletins e navego com vocês. Vou participar com certeza! Espero que possamos trazer o Curso de Especialização aqui para o RS

  Luciano: Irma, buenas noches!

  IRMA: buenas noches a todos

  tadeu: nós é que agradecemos a sua participação, assim com a do Claudio e do Bruno. É muito importante para todos nós o sucesso da sua comissão e de seu trabalho e no que podermos contribuir, será mais que um prazer, uma verdadeira e absoluta honra

  BB: Oi Irma

  Luciano: AleMara, boa noite!

  tadeu: olá Irma. Hoje conversamos com a equipe da primeira CCIH do Brasil. Criada em abril de 1963 em Porto Alegre. Ai bem pewrtinho de Buenos Aires (pelo menso para nós aqui de São Paulo e Bahia)

  IRMA: perdonen que se hizo tarde,espero que esten todos bien

  tadeu: oi Alemara, boa noite

  BB: Oi Alemara

  vanessa: boa noite

  AleMara: Ola crianças Boa noite

  IRMA: estoy loca terminando el primer semestre del mes tadeu

  IRMA: del nniss de neo

  tadeu: nós é que ficamos contentes e orgulhosos ao conhecer essa linda história que vocês nos contaram. Vocês dão esperanças para a gente, ao saber que nossa luta pode ter uma grande longevidade e sempre dar novos frutos. Parabéns Espero realmente estar aí com vocês para conhecerin loco essa história, verificar com prazer esses documentos

  Luciano: BB, pvt

  tadeu: NISS de UTI neonatal dá um trablhão mesmo.

  tadeu: pvt, o que é isso Luciano?

  Cassiana: Bom, me despeço de todos! Mais uma vez, agradeço a oportunidade que nos deste, esta troca de experiências é rica de grande valia. Para mim, foi um enorme prazer. Coloco a inteira disposição nosso Serviço. Nosso e-mai: ccih@hed.com.br, grandes abraços. Esperamos todos em 2005 em Gramdo para o VI Sul Encontro e em 2006 para o Congresso Brasileiro

  tadeu: Cassiana, agradecendo sua participação, gostaria de abrir para você seus comentários finais sobre o chat de hoje

  Luciano: sala privada, Tadeu... rss

  vanessa: boa noite cassiana, volte sempre

  tadeu: Cassiana desde já colocamos o site e os boletins à inteira disposição de vocês.

  IRMA: me duele la cabeza porque me parece que los numeros son altos algun mes y otro mas bajo,como no tengo ayuda lo hago todo sola y aqui en casa lo paso en la pc

  tadeu: irma vc não deve computar dados que tenham valores muito pequenos no numerador da fração matemática. Pois assim dá valores muito discrepantes mesmo

  AleMara: Irma voce é medica ou enfermeira?

  BB: Luciano nao consigo

  IRMA: lo hago en las formulas de uds y la del cdc

  IRMA: enfermera

  Luciano: BB, tente vc abrir a sala privada comigo

  tadeu: foi muito bom que o nosso primeiro chat documenta tenha sido com a primeira CCIH do Brasil. Agradeça por mim ao Claudio, pessoa fantástica que conheci em Salvador, um grande amigo, sem dúvida

  AleMara:

  AleMara:

  AleMara:

  tadeu: naquela planilia?

  anahelena: boa noite a todos

  tadeu: oi ana, tudo bem?

  Luciano: ana, boa noite!

  anahelena: olá Dr Tadeu, há quanto tempo

  AleMara: Boa noite Ana

  anahelena: olá Luciano, tudo bom?

  IRMA: todo

  anahelena: Boa noite AleMara

  Luciano: ana, tudo bem e com vc?

  tadeu: é bom vermos nossas amigas distantes (no espaço) com a Irma de Buenos Aires, A Vanessa da Bahia (ainda não guardei o nome da sua cidade) e a Ana Helena de JP

  BB: Oi anahelena

  anahelena: sobrevivi ao rodízio de cirurgia

  tadeu: legal e agora quem vc enfrenta?

  anahelena: oi BB

  vanessa: Guanambi

  BB: Tentei e fiz beteira! luciano

  tadeu: ana quando vc vem pra São Paulo, tá todo mundo louco pra te conhecer ou rever

  AleMara: Irma vc disse que neonatal e complicada ela as vezes nos deixa louca, pois tudo leva a infecção e grave

  tadeu: guanambi, vou escrever n vezes de castigo.....

  anahelena: Dr tadeu e adjacentes, hoje vim me despedir, pois estarei viajando para o interior do Estado, para o ERI (estágio rural integrado), irei para uma cidade chamada são josé de espinharas, que nem telefone celular pega, imagine internet

  Luciano: BB, tenta novamente... quero saber se conseguiu tirar o trojan do seu micro

  vanessa: nao precisa nao tadeu, eu te lembro quando esqueceres

  tadeu: ana um abração pra helena pro João Flavio

  anahelena: Opa, quem é que quer me conhecer por aí?

  IRMA: tadeu como es hay que poner menos atb y pocas vias

  tadeu: po ana, mas que incrível e quanto tempo vc ficará assim sem rádio e sem notícias das terras civilizadas (como dizia Luiz Gonzaga)

  BB: nao consigo naõ abre. será porque os pops estão bloqueados?

  Luciano: ana, arruma aí um GlobalStar ou um Inmarsat... rssss

  tadeu: todos Ana, todos

  Luciano: BB, certamente SIM!!

  anahelena: que danado é isso?

  anahelena: opa, andou fazendo propaganda minah foi?

  Luciano: ana, NÓIS ué!!! rsss

  waib: Ana pode instalar só o skype que a conversa fica igualzinho telefone

  tadeu: uai, por que o susto?

  anahelena: pode fazer, eu acho é bom

  tadeu: eu tenho esse programa no computador da Maria Olivia, mas precisa de internet por lá. Mas quanto tempo vai durar esse seu retiro Ana?

  BB: tentei de novo e nada

  Luciano: Ana, GlobalStar e Inmarsat são celulares via satélite, pega em qualquer lugar

  anahelena: waib, vc acha que no local onde ficarei nem tem nem telefone, imagina skype

  anahelena: oficialmente, 10 semanas

  anahelena: luciano, se eu hegar com isso por lá vão pensar que eu sou de outro mundo

  anahelena: mas Dr Tadeu, no mais tardar, 20 de novembro estarei por ai

  BB: ana mas pra que cidade vai?

  Luciano: deixe pensarem, ué... isso é quase de outro mundo mesmo...

  tadeu: legal Ana vc virá para as provas?

  anahelena: mais é mesmo, tenho que pegar um onobus para chegar na cidade vizinha, lá ligo para a secretaria de saude, que manda aambulância me buscar, é o fim do mundo, a estrada de lá acaba lá, nao vai mais para lugar nenhum, e o pior que é verdade

  tadeu: mas é muito tempo 10 semanas nessa lonjura

  AleMara: Tadeu amanhã irei fazer um curso sobre curativos em Varginha, é da Jonson espero que eles nos mostre novidades pois tenho muitos casos de feridaspor ulcera de presão em meu setor

  Luciano: como chama mesmo a cidade?

  anahelena: a cidade é São José de Espinharas, cerca de 5 mil habitantes

  Luciano: vou ver onde fica, no mapa

  tadeu: legal Ana e neste próxima vinda de vocês estaremos discutindo infecção em feridas. Portanto faça um bom proveito

  tadeu: e vai aturma toda do sexto ano?

  BB: Luciano não consigo. Meu técnico instalou o AVG 7 professional

  IRMA: tadeu voy a hacer una pregunta por mi ignorancia del epi,se puede pasar un trabajo de epi5 al epi2000 o 2002 para hacer la vigilancia de las hq

  anahelena: por isso que eu disse que eram oficialmente 10 semanas, pq eu vou negociar para ser liberada para as provas

  BB: É perto de quê?

  anahelena: todos do sexto ano têm que ir

  tadeu: eu trabalho pouco com o EPI info, prefiro o excel mesmo

  Luciano: BB, troca pelo AVG Free Edition, pois só conseguirá atualizar o AVG 7 se pagar por ele

  anahelena: é a 20km de Patos

  tadeu: isso é castigo ou é estágio?

  anahelena: tá mais para castigo

  BB: Não é free. logo que entrei na net jáatualizei hoje

  tadeu: eu acho que é ao lado dos patos (ou seja vocês os sextanistas) desculpe mas não resisti à piada...

  anahelena: mas se bem que depois de ter passado na cirúrgica, tudo é lucro

  BB: Patos?? piorou

  waib: Luciano ela tambem pode usar o avast, que se saiu melhor no teste da Info Exame e é gratuito

  anahelena: ha ha ha

  IRMA: tengo toda la planilla hecha en el epi5 y es bastante larga para pasar

  anahelena: Patos é uma cidade até que boazinha, fica a +/- 4 horas de viagem daqui de joão pessoa

  Luciano: achei no mapa... Patos e São José

  anahelena: é quase perto de Caicó, no RN

  Luciano: waib, o q é o avast? não conheço

  tadeu: ana, protestamos, não podemos perder assim a nossa rerpesentante dos formandos

  waib: Luciano é um antivirus gratuito que se saiu melhor que o AVG na detecção de virus

  anahelena: eu tb acho isso uma injustiça

  waib: www.avast.com

  Luciano: Ana, realmente é um fim de mundo... oxe

  tadeu: legal vc passou na cirurgia? Parabéns

  anahelena: depois eu tiro umas fotos de lá e mando para vc ver a tragédia

  tadeu: quero ver sim!!!!!

  Luciano: opa waib, interessanteeeeee

  BB: Luciano consegui baixar rápido as aulas de um módulo (o3) depois só consegui pegar mcc.htlm

  anahelena: hoje foi o útimo dia, estamos fugindo de quinta e sexta

  tadeu: ana e o nosso trablho perdido, foi recuperado? serviu pra alguma coisa?

  tadeu: o que é esse avast?

  anahelena: por enquanto, ele continua guardado, nessa cirurgia nao tive tempo nem de dormir, quanto mais de trabalhar mentalmente, é tudo medular por lá

  Luciano: BB, q mcc é esse?

  BB: é a html da área restrita

  tadeu: nossa onde a BB foi parar???!!!!!!

  waib: Tadeu a Info exame fez um teste há uns 2 meses com todos os antivirus, inoculou virus numa maquina e rodou todos, testanto o % de detecção e eliminação. O melhor foi o Norton, e o melhor gratuito foi o Avast.

  BB: Sei lá?!! Help luciano

  Luciano: o Norton é realmente bom, mas tb atrapalha um bocado, pois lentifica o micro demais

  Luciano: diga, BB

  BB: what p... is this? luciano??

  tadeu: BB, desculpe, mas ´so rindo mesmo

  waib: Luciano fiz um upgrade da minha maquina trocando a placa de video, era uma ge-force 4, mx-440 com 64MB e agora é uma ge-force 5200 com 128MB, a maquina ta um aviaozinho

  waib: sem contar que eu pus um software pra resfriar o processador e isso tb ajuda na sobrevida

  BB: cara tão falando chinês neste chat??

  Luciano: Waib, imagino :-)

  tadeu: pois é.......

  Luciano: BB, não entendi

  BB: Wib gostei do " pus". Qual foi o microorganismo?

  Luciano: Waib, eu pus um kit de ventiladores e exaustores... meu micro não esquenta mais de jeito nenhum

  tadeu: bem gente, está muito legal o papo, sei que vamos sentir saudades da nossa representante no meio da mata, mas tenho que sair, amanhã tenho um curso pra dar lá na APM

  waib: BB que microorganismo que nada, meu computador tava é com alzheimer - a placa de memoria tava com defeito!!!

  anahelena: pode deixar que eu levarei uns matinhos para SP

  waib: Luciano mais do que isso só se eu colocar gelo la dentro :-))

  anahelena: Dr Tadeu, vc tem o e-mail do Dr Carlos Starling?

  Luciano: Ana, vc vem aqui em novembro, é isso? em SP...

  tadeu: mas continuem à vontade e obrigado pela participação de todos vocês. Ana coragem e sobreviva e alunos até a semana que vem. Selterar o dia do chat na seman que vem eu informo vocês.

  anahelena: isso, no mais tardar, 20 de novembro, as 4:25h da manhã

  tadeu: tem o E-mail dele aqui no chat em ver perfis

  Luciano: Tadeu, preciso falar com vc... recebeu meus recados?

  vanessa: bao noite Dr. tadeu

  anahelena: ok

  Luciano: Ana, a essa hora vc chega onde, no aeroporto de Guarulhos?

  tadeu: recebi sim, mas tive em um montão de reuniões e preparação de aulas que darei amanhã e sexta

  BB: Luciano me manda 1 1/2

  anahelena: lá mesmo

  Luciano: Tadeu, percebi...

  Luciano: Ana, me manda uma foto q eu tento ir lá te buscar...

  tadeu: ana se vc não encontrar um E-mail dele envie um E-mail pra mim que eu coloco na resposta o endereço dele. Eu não tenho aqui comigo agora

  IRMA: hasta la proxima semana espero leer todo lo que digeron hoy,un abrazo para todos y buen fin de semana

  Luciano: ou então faço um cartaz CCIH DR TADEU... rss

  anahelena: tá bom Dr Tadeu, vou procurar

  BB: Valeu irma até

  tadeu: bem gente boa noite e estou indo gravar, mas contineum à vontade. Beijos pra todos

  anahelena: oxe luciano, é muito trabalho, precisa não

  BB: tadeu bjs tb

  Luciano: Irma, hasta la vista. buen fin de semana para usted

  anahelena: boa noite dr tadeu

  BB: Luciano me manda 1 e 1/2

  IRMA: gracias bay bay

  tadeu: ana conte pra gente quando vc vier pra cá. Aqui não tem o Jurandir, mas tem outras surpresas..... fui

  waib: UIA o Luciano fala espanhol!

  anahelena: haha

  Luciano: BB, te mando 1 e 1/2 do q? :-)

  BB: mas num é?

  anahelena: olha aí mais uma qualidade do menino

  vanessa: pelo menos escreve, deve ta com o dicionario do lado

  BB: pra gente chatear

  waib: Se bem que o Hasta La Vista eu tambem ja tinha aprendido (com o Schwarzenegger)

  Luciano: Waib, I p'anymai po Russki?

  waib: Hasta la vista, beibe!