Cap. 60
 ___________

Tratamento do Calazar com dose única

TORONTO (Reuters Health) - de acordo com trabalho apresentado no 40th annual Interscience Conference of Antimicrobial Agents and Chemotherapy uma única dose de anfotericina liposomal (AmBisome) oferece uma alternativa segura e custo-efetiva para o tratamento da leishmaniose visceral, também conhecida como calazar.

O tratamento clássico desta doença é feito com os antimoniais pentavalentes em esquemas que duram de quinze a trinta dias e apresentam alta toxicidade (mialgia e atralgia em até 85% dos casos; cefaléia, anorexia e mal estar em até 30%; alterações hepáticas e sérias alterações cardiovasculares que podem levar à arritmias e morte súbita). Além disso, mais que 50% de pacientes com leishmaniose na Índia são resistentes a estas drogas, obrigando ao uso prolongado de anfotericina B, que também é associado com níveis altos de toxicidade. A equipe do Dr. Shyam Sundar demonstrou recentemente que um tratamento de apenas 5 dias com anfotericina na dose total de 7.5 mg/kg de peso de corpo, resulta em 93% de taxa de cura.

Como alternativa, a equipe do Dr. Sundar administrou a anfotericina lipossomal em uma dose única em um único dia para 203 pacientes com esta doença. No seguimento após trinta dias, ele observou que 196 pacientes (97%) tinha culturas negativas e que após seis meses, 183 pacientes (90%) permaneceram livres do parasita.

Os pacientes desenvolveram alguns efeitos colaterais que incluíram febre (8%), vômitos (3.5%) e dor lombar (1.5%). Baseado nestes achados, concluiu o Dr. Sundar, que uma única injeção de anfotericina B liposomal pode alcançar uma boa taxa de resposta a longo prazo, com poucos efeitos colaterais efeitos colaterais. Além disso, comparado com outros tratamentos disponíveis, este esquema embora empregue uma droga mais cara, é bem mais econômico quando se leva em conta os custos globais do tratamento, do monitoramento, da estadia prolongada do paciente e das possíveis complicações.

Resumido por: Antonio Tadeu Fernandes.

imprima esta página

 

Edições Anteriores - Notícias e Destaques - Próximo