cap. 52
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Cartazes estimulando a lavagem das mãos

 

Em carta encaminhada à Revista The Journal of Hospital Infection, Ndawula e Cutter relataram a baixa aderência da equipe de saúde aos protocolos para higiene das mãos. Elaboraram uma estratégia a partir da constatação do desconhecimento da maioria dos motoristas aos sinais de trânsito que são decorados no momento da habilitação e esquecidos senão forem óbvios. Como em uma estrada, eles criaram vários cartazes dirigindo os profissionais de saúde para a higiene das mãos e avaliaram sua eficácia comparando o consumo de sabonete e anti-sépticos.
Na entrada dos quartos colocaram um cartaz com os seguintes dizeres: "por favor, lave suas mãos antes de tocar qualquer paciente". Entre cada leito, foi colocado o seguinte cartaz: 'por favor, lave suas mãos antes de tocar o próximo paciente". Em cima de cada pia, foi colocado outro cartaz com instruções sobre a técnica de lavagem das mãos. Terminando com os dizeres: "obrigado por lavar suas mãos". Em vários pontos dos quartos foram colocados cartazes com setas orientando onde ficavam as pias. Os autores compararam o período da campanha com o anterior, detectando um aumento de 175% no consumo de anti-séptico padronizado (clorexidina) e de 41% na utilização de sabonete, confirmando o sucesso da estratégia elaborada na campanha educativa.


Fonte: Ndawula E, Cutter M. "Road signs" approach to hand hygiene. J Hosp Infect (2001) 48:242-243.

Resumido por: Antonio Tadeu Fernandes.

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